Questões de Comunicação Social

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A editoração eletrônica difere em alguns pontos da gráfica principalmente no que diz respeito às cores na web. Em função disso, as seguintes alternativas são consideradas corretas, EXCETO:

  • A. Sistemas operacionais semelhantes afetam o modo como as cores são exibidas
  • B. Os usuários visualizam seu trabalho em monitores com uma grande variedade de definições e de profundidade de bits.
  • C. Muitos monitores de computador têm uma calibração de cores e padrões de gama diferentes
  • D. Navegadores da web diferentes afetam o modo como as cores são exibidas.
  • E. Os esquemas de cor são geralmente escolhidos pelo uso de valores hexadecimais, em vez de arte incorporada.

Segundo o Código de Ética, não é permitido ao jornalista:

  • A.

    exercer cobertura jornalística em instituições públicas e privadas onde seja funcionário.

  • B.

    divulgar fatos que dependam de despachos e sentenças ordenados por autoridades judiciais.

  • C.

    criticar as leis vigentes que tratem sobre a organização do sistema judiciário brasileiro.

  • D.

    resguardar a identidade de suas fontes nos casos em que se trate de interesse nacional.

  • E.

    noticiar ou comentar projetos e atos de poder legislativo que ainda não tenham sido sancionados.

Muitas organizações vêm adotando a confecção de revistas no lugar do tradicional jornal de empresa (?house organ?) ou conjuntamente, distinguindo periodicidade, público e conteúdos. No que diz respeito à produção gráfica de uma revista, é INCORRETO afirmar:

I. É bom que o projetista gráfico participe da definição de cada conteúdo ou editoria por página, pois a montagem aleatória dos cadernos sem a preocupação com a reprodução de um cromo, uma foto colorida, entre outros podem acarretar aumento de custo.

II. Os cadernos são montados em múltiplos de oito, alinhando os números de páginas em grupos de quatro.

III. O diagrama mais simples e mais utilizado para revista é o de uma coluna que apresenta um visual trivial, mas eficiente.

IV. A importância das cores, aliada à influência da legibilidade dos caracteres mais a diferença e porcentagens tonais conduzem ao bom ou mau contraste da capa.

Marque a alternativa correspondente:

  • A. I, II
  • B. II, III
  • C. III, IV
  • D. I, III
  • E. II, IV

A prática empresarial voltada para a viabilização de ações, que levem a empresa ou instituição a comprometerem-se com a comunidade em que se inserem, é chamada de

  • A.

    Terceiro setor.

  • B.

    Crise empresarial.

  • C.

    Responsabilidade social.

  • D.

    Eficiência organizacional.

  • E.

    Propaganda institucional.

A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A notícia pode ser definida como:

  • A. um relato de acontecimento atual, relativamente curto e sem comentários, juízos de valor ou adjetivações e que, junto com a reportagem, a entrevista e a nota, constitui o gênero denominado jornalismo informativo.
  • B. aquela que aprofunda os fatos, até em capítulos diários, se necessário, de modo a contextualizar amplamente um assunto já noticiado e que, junto com os artigos de opinião, constitui o gênero por excelência do jornalismo.
  • C. um relato impressionista, conciso e sempre assinado pelo seu autor.
  • D. o gênero jornalístico que expressa a posição oficial de determinado órgão jornalístico.
  • E. o gênero jornalístico que expressa a opinião de determinados grupos sociais ou pessoas, sendo por eles assinado.

Na estrutura tradicional, largamente descrita na bibliografia e aceita na prática profissional, o primeiro parágrafo da notícia de um jornal impresso corresponde ao lead, com o qual o jornalista visa:

  • A. contribuir para uma leitura mais atenta e demorada por parte do leitor padrão, que, mesmo tendo tempo, nos dias atuais, para ler todas as notícias até o seu final, prefere ser conduzido por um resumo apresentado no início.
  • B. diferenciar radicalmente a linguagem jornalística da linguagem científica, aproximando-a da leveza e da beleza estética da literatura.
  • C. dar ao jornalismo o mesmo método de exposição comumente adotado para a redação de um texto científico, cujo objetivo é apresentar a conclusão detalhada da pesquisa logo no início e descrever o método e contexto na seqüência.
  • D. facilitar ao leitor a escolha das notícias e a retenção dos seus aspectos mais importantes, a partir das respostas às cinco perguntas fundamentais: quem (fez), o quê, quando, onde e como, às quais muitos autores costumam acrescentar mais uma: por quê, como parte do próprio lead ou como desdobramento deste.
  • E. atrair a atenção do leitor e conduzi-lo para o último parágrafo da notícia, no qual são apresentadas as respostas às seis perguntas fundamentais: quem (fez), o quê, quando, onde, como e por quê.

Na perspectiva da teoria da bala mágica ou da agulha hipodérmica, a idéia de sociedade de massa:

  • A. equivale à sociedade populosa em número de indivíduos que a compõem.
  • B. refere-se a determinado relacionamento existente entre indivíduos e a ordem social que os rodeia.
  • C. considera os indivíduos numa situação de isolamento psicológico e de sólidos vínculos sociais.
  • D. corresponde à opinião crítica persuadida pelos mass media.
  • E. relaciona-se ao caráter sensacionalista das comunicações de massa nas sociedades modernas.

Os chamados novos meios de comunicação podem ser assimilados a novas tecnologias da informação. Eis sua característica:

  • A.

    especializaram-se em públicos-alvo diferenciados, contrariando a tendência à massificação das primeiras décadas de funcionamento da mídia;

  • B.

    materializaram-se em aparelhos portáteis, popularizando-se como objetos de uso conspícuo e de distinção social para consumidores massificados;

  • C.

    difundiram-se rapidamente entre as camadas menos favorecidas da população, que constituem a totalidade de seus potenciais consumidores;

  • D.

    contribuíram decisivamente para a democratização da informação à época de sua reprodutibilidade técnica e de sua inteira relevância social;

  • E.

    fixaram o princípio da igualdade social, em referência a um ou mais segmentos de público, no que respeita ao consumo de informações atualizadas.

O modelo do fluxo de comunicação em dois níveis ou dois tempos, elaborado por Lazarsfeld e outros pesquisadores, refere-se à constatação de que:

  • A. os líderes de opinião exercem papel de mediação na relação entre os mass media e a sociedade .
  • B. as redes de interações do ambiente social em que se inserem os indivíduos não fazem parte do processo comunicativo.
  • C. a relação comunicativa entre os mass media e a sociedade é simétrica e realiza-se em momentos temporais simultâneos.
  • D. as comunicações de massa atingem duas classes sociais diferenciadas pelo grau de conhecimento que possuem sobre o funcionamento da mídia.
  • E. o processo comunicativo pode ser entendido por meio das respostas às questões: Quem? Diz o que? A quem? Através de que canal? Com que efeito?
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