Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A editoração eletrônica difere em alguns pontos da gráfica principalmente no que diz respeito às cores na web. Em função disso, as seguintes alternativas são consideradas corretas, EXCETO:
Segundo o Código de Ética, não é permitido ao jornalista:
exercer cobertura jornalística em instituições públicas e privadas onde seja funcionário.
divulgar fatos que dependam de despachos e sentenças ordenados por autoridades judiciais.
criticar as leis vigentes que tratem sobre a organização do sistema judiciário brasileiro.
resguardar a identidade de suas fontes nos casos em que se trate de interesse nacional.
noticiar ou comentar projetos e atos de poder legislativo que ainda não tenham sido sancionados.
Muitas organizações vêm adotando a confecção de revistas no lugar do tradicional jornal de empresa (?house organ?) ou conjuntamente, distinguindo periodicidade, público e conteúdos. No que diz respeito à produção gráfica de uma revista, é INCORRETO afirmar:
I. É bom que o projetista gráfico participe da definição de cada conteúdo ou editoria por página, pois a montagem aleatória dos cadernos sem a preocupação com a reprodução de um cromo, uma foto colorida, entre outros podem acarretar aumento de custo.
II. Os cadernos são montados em múltiplos de oito, alinhando os números de páginas em grupos de quatro.
III. O diagrama mais simples e mais utilizado para revista é o de uma coluna que apresenta um visual trivial, mas eficiente.
IV. A importância das cores, aliada à influência da legibilidade dos caracteres mais a diferença e porcentagens tonais conduzem ao bom ou mau contraste da capa.
Marque a alternativa correspondente:
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A prática empresarial voltada para a viabilização de ações, que levem a empresa ou instituição a comprometerem-se com a comunidade em que se inserem, é chamada de
Terceiro setor.
Crise empresarial.
Responsabilidade social.
Eficiência organizacional.
Propaganda institucional.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A notícia pode ser definida como:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Na estrutura tradicional, largamente descrita na bibliografia e aceita na prática profissional, o primeiro parágrafo da notícia de um jornal impresso corresponde ao lead, com o qual o jornalista visa:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Na perspectiva da teoria da bala mágica ou da agulha hipodérmica, a idéia de sociedade de massa:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Os chamados novos meios de comunicação podem ser assimilados a novas tecnologias da informação. Eis sua característica:
especializaram-se em públicos-alvo diferenciados, contrariando a tendência à massificação das primeiras décadas de funcionamento da mídia;
materializaram-se em aparelhos portáteis, popularizando-se como objetos de uso conspícuo e de distinção social para consumidores massificados;
difundiram-se rapidamente entre as camadas menos favorecidas da população, que constituem a totalidade de seus potenciais consumidores;
contribuíram decisivamente para a democratização da informação à época de sua reprodutibilidade técnica e de sua inteira relevância social;
fixaram o princípio da igualdade social, em referência a um ou mais segmentos de público, no que respeita ao consumo de informações atualizadas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O modelo do fluxo de comunicação em dois níveis ou dois tempos, elaborado por Lazarsfeld e outros pesquisadores, refere-se à constatação de que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...