Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial.

 Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:

  • A.

    relacionam-se em função de interesses comuns, reunindose no ciberespaço ou freqüentando os mesmos sites;

  • B.

    vivem ou habitam uma região virtualmente localizada, criando laços comuns e adotando padrões comportamentais convergentes;

  • C.

    compõem congregações que se associam por laços de solidariedade, experiência em meios eletrônicos, gostos e hábitos de conexão;

  • D.

    determinam espaços de convivialidade intermitente por meio de contatos eletrônicos sistemáticos e continuamente renovados;

  • E.

    mantêm diálogos em tempo real, organizando-se por áreas de interesse, faixa etária ou condição sócio-econômica.

Sobre a Escola de Frankfurt é possível dizer que:

  • A. refere-se simultaneamente a um grupo de intelectuais marxistas ortodoxos e a uma teoria social elaborada para criticar o uso dos mass media durante o nazismo na Alemanha.
  • B. os intelectuais frankfurtianos produziram análises descritivas, baseadas apenas em estudos sociológicos empíricos da sociedade capitalista, com destaque para a discussão sobre a indústria cultural.
  • C. o termo Escola de Frankfurt agrupa trabalhos de pensadores europeus com apenas um interesse de pesquisa: entender as motivações psicológicas do consumo no capitalismo.
  • D. a influência do pensamento marxiano e freudiano direcionou os estudos para a questão das diferenças sociais entre pessoas do mesmo sexo.
  • E. refere-se a um produção desenvolvida, em grande parte, fora de Frankfurt e caracterizada pela associação entre pesquisa sociológica e reflexão filosófica, com destaque para a discussão sobre a indústria cultural.

Uma organização convoca a sua Assessoria de Comunicação para que proponha ações no sentido de combater o alto índice de alcoolismo entre os empregados. A primeira decisão da Assessoria de Comunicação é:

  • A.

    Propor à direção da organização a demissão sumária dos alcoólatras que estão influenciando os colegas para o vício.

  • B.

    Convocar órgãos auxiliadores, como a Secretaria Municipal da Saúde, Polícia e psicólogos para montar uma estratégia de campanha.

  • C.

    Levantar as causas da alta incidência de alcoólatras na organização para subsidiar as estratégias destinadas a equacionar o problema.

  • D.

    Saber da Presidência da Organização qual o montante de recursos a ser destinado a essa campanha.

Novas tecnologias, hoje existentes, confluem e se integram, instaurando um “admirável mundo novo” feito de simulações e virtualidades. O que se tem por virtual apresenta as seguintes características:

  • A.

    introduz e faz valer uma simulação de algo que é irreal, permitindo que seja aferido o grau ideal de sua realidade possível;

  • B.

    representa um fragmento do real, recriado pela dissimulação eficiente de uma máquina capaz de produzir cópias realistas;

  • C.

    faz imediatamente presente algo apenas imaginável ou que está ausente, iludindo a percepção sensorial ao construir um objeto;

  • D.

    permite a passagem de um efeito de realidade a uma forma simulada, pressupondo a existência de um modelo do real histórico;

  • E.

    não se opõe ao que é real, mas ao que é atual, denotando a pura suposição de uma realidade existente em estado conceitual.

O termo gatekeeper na literatura acadêmica sobre jornalismo:

  • A. refere-se a uma teoria que se baseia no conceito de seleção para entender o processo de produção da informação jornalística.
  • B. faz menção à atuação dos censores do Estado dentro das redações jornalísticas.
  • C. diz respeito aos jornalistas como parte de uma estrutura organizacional que impõe a sua política editorial por meio de recompensas e punições.
  • D. relaciona-se à descoberta de que os jornalistas formam uma comunidade interpretativa e profissional com critérios de validação próprios.
  • E. corresponde à análise das notícias a partir das fontes de informação ou news promoters .

"Transmitir ao leitor de maneira ágil informações novas, objetivas e precisas sobre fatos, personagens, idéias e produtos relevantes". Tal afirmação é característica principal de qual alternativa abaixo?

  • A. Gancho jornalístico.
  • B. Texto de apoio.
  • C. Reportagem.
  • D. Pauta.
  • E. Furo ou informação exclusiva.

De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.

Ao vedar o anonimato a quem manifesta o pensamento (art. 5.º, IV), as garantias constitucionais relativas à liberdade de expressão não excluem, em princípio, a possibilidade de uma denúncia anônima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo.

I. O alcance ocorre em relação ao público-alvo da praça de veiculação.

II. A freqüência média pode também ser calculada através de média aritmética.

III. Chama-se alcance o percentual de domicílios ou pessoas que serão atingidos.

Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Enquanto secretário (a), você conceituaria Responsabilidade Social como:

  • A.

    um determinado grupo de profissionais preocupados em ajudar o próximo, minimizando suas necessidades.

  • B.

    uma nova maneira de conduzir negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.

  • C.

    um programa de inclusão de estagiários na área de secretariado de sua organização.

  • D.

    mais um programa de governo para isentar as empresas dos pesados impostos a elas atribuídos.

De acordo com os estudos de jornalismo, a expressão "valor-notícia" é utilizada para se referir:

  • A. ao valor mercadológico (de troca) da informação noticiosa na sociedade capitalista.
  • B. ao furo jornalístico capaz de agregar valor comercial a uma cobertura noticiosa que se estende por vários dias.
  • C. ao poder de negociação do jornalista com as fontes para obtenção de informações sigilosas.
  • D. a um conjunto de atributos ou valores que os acontecimentos devem apresentar para se tornarem notícia.
  • E. à tradição do jornalismo norte-americano que enfatiza o imediatismo em detrimento da contextualização dos fatos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...