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Comunicação Social - Responsabilidade Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Preocupação com os ruídos das máquinas incomodando alguns moradores circunvizinhos é característica das Relações com:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O civic journalismo (ou public journalism):
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.
Embora seja livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, somente aquele que observar a regulamentação correspondente poderá exercer o jornalismo com pleno usufruto das garantias constitucionais.
Segundo um texto clássico de Pierre Bourdieu chamado A opinião pública não existe (In Questões de Sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1983. p. 173-182), as pesquisas de opinião que levantam médias estatísticas sobre o que pensa um grupo de entrevistados produzem artefatos sem sentido por "acumularem opiniões que absolutamente não possuem a mesma força real". Ou seja, a média da opinião das pessoas entrevistadas não reflete a organização real e estratificada da sociedade, na qual a opinião de um trabalhador braçal não tem o mesmo peso de um articulista de jornal ou de um empresário. Para Bourdieu, a opinião pública não pode ser reduzida a uma média estatística. Com base nessa concepção, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Existe uma necessidade social de se estabelecer relação entre as empresas e este público específico, por representarem, juntamente com suas famílias cerca de ¼ da população de cada país. É um público considerável, que não pode ser ignorado, que indica o único caminho exato para o progresso dos povos (Andrade, 2003). Estamos falando sobre Relações Públicas e:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
"O jornalismo, então, seria usado para interpretar a informação científica e produzir conhecimento sobre a realidade."
(PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005. p. 206.
Este trecho refere-se ao chamado jornalismo científico, que se encontra na seguinte situação hoje no Brasil:
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.
Resguardar o sigilo da fonte quando necessário ao exercício profissional (art. 5.º, XIV) contradiz, em princípio, o que a Constituição dispõe acerca da vedação do anonimato a quem manifesta o pensamento (art. 5.º, IV).
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.
Embora a Constituição brasileira garanta a liberdade de expressão sob qualquer forma ou por qualquer veículo, há formas indiretas de censurar ou evitar algumas publicações, como o boicote à compra de espaço publicitário dos veículos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Atualmente, os pesquisadores estão mais atentos aos modos como os destinatários das mensagens de um sistema midiático onipresente estruturam suas concepções da realidade social.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O termo utilizado em todos os meios e que significa o segmento de determinado veículo, selecionado por sexo, classe social, faixa etária, instrução, ocupação e faixa de renda, é denominado
Sistema GRP.
Plano de mídia.
Perfil do público.
Freqüência média.
Audiência domiciliar de TV.
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