Questões de Comunicação Social

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Existem vários gêneros de textos jornalísticos e podem ser classificados de acordo com a intenção do jornalista de passar determinada informação ao leitor. Como podemos classificar a crônica?

  • A. Como um resumo crítico.
  • B. Como a avaliação de um trabalho
  • C. Como a abordagem de assuntos do cotidiano de maneira mais literária que jornalística.
  • D. Como um relato de informações feitas de maneira objetiva.
  • E. Como a opinião do jornal realizada de maneira enfática.

De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.

Assegurar direito de resposta proporcional ao agravo (art. 5.º, V) àqueles atingidos pela mídia estimula, na prática, o exercício da auto-censura por parte dos veículos de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

É um veículo de comunicação de massa:

  • A.

    Intranet.

  • B.

    Mídia extensiva.

  • C.

    Quadro de avisos.

  • D.

    Vídeo institucional.

  • E.

    Circuito interno de TV.

O secretariado como integrante da sociedade deve incorporar a postura solidária e incentivar ações que integrem sua empresa nessa nova visão de gestão socialmente responsável. Neste sentido, o (a) secretário (a) deve:

  • A.

    aguardar projetos apresentados pela organização e avaliar se deve ou não participar de acordo com seus interesses profissionais.

  • B.

    discutir a viabilidade dos projetos apresentados pela empresa de acordo com os objetivos de seu (sua) executivo (a) assim como os seus pessoais.

  • C.

    ficar neutro (a) nessas questões, pois já possui responsabilidades demais e não poderá assumir mais um projeto profissional.

  • D.

    desenvolver programas sim, para ações sociais, compondo grupos de funcionários voluntários, sugerindo o engajamento da alta administração.

Para Ericson, Baranek e Chan (1987), o profissionalismo no jornalismo consiste na capacidade de o jornalista possuir um conjunto de saberes profissionais: o "saber de reconhecimento", o "saber de procedimento" e o "saber de narração". Em relação às idéias dos autores citados, podemos afirmar que:

  • A. o saber de reconhecimento é a capacidade de o jornalista reconhecer as fontes de informação e os dados adequados para o bom desenvolvimento do texto jornalístico.
  • B. o saber de reconhecimento de um jornalista é o seu "faro para a notícia", a sua capacidade de identificar o que tem valor como notícia .
  • C. o saber de procedimento é a habilidade do jornalista para realizar com naturalidade suas tarefas em situação de exposição pública.
  • D. o saber de narração consiste na capacidade de narrar a sucessão dos acontecimentos cronologicamente, sem compromisso com quaisquer regras estilísticas.
  • E. o saber de procedimento é a competência que permite ao jornalista selecionar os acontecimentos com potencial para se tornarem notícia.

De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a Constituição, os profissionais de comunicação estão protegidos pela lei, o que torna qualquer outro código ou conjunto de normas da profissão desnecessário e ineficaz, inclusive o seu código de ética.

  • C. Certo
  • E. Errado

A revista é um meio de comunicação que tem por característica a/o

  • A.

    regionalização.

  • B.

    cobertura de A - Z.

  • C.

    baixo índice de dispersão.

  • D.

    velocidade de informação.

  • E.

    seletividade e segmentação.

A principal vantagem do estilo de entrevista pingue-pongue - perguntas e respostas em seqüência - é:

  • A.

    deixar o entrevistado mais à vontade.

  • B.

    a rapidez com que a entrevista é feita.

  • C.

    maior fidelidade ao que diz o entrevistado.

  • D.

    facilidade na diagramação final.

  • E.

    a pouca interferência do repórter.

A análise de Molotch e Lester (1974) sobre o campo jornalístico identifica três categorias de pessoas situadas de maneira diferente em relação ao trabalho jornalístico: os news promoters, os news assemblers e os news consumers. Sobre essas categorias, podemos dizer que:

  • A. os news assemblers correspondem àqueles que se reúnem para tentar influenciar o processo produtivo da informação jornalística.
  • B. os news consumers são aqueles que fazem do consumo de informação um hábito compulsivo.
  • C. os news promoters representam os jornalistas profissionais que promovem a veiculação pública das notícias.
  • D. os news promoters são definidos como os proprietários dos meios de comunicação que promovem a execução empresarial da atividade jornalística.
  • E. os news assemblers são os profissionais que transformam um número finito de ocorrências em acontecimentos públicos por meio de divulgação pública.

De acordo com as disposições acima, julgue os itens subseqüentes.

Se no art. 5.º, X, está estabelecido que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, então a privacidade das figuras públicas e das celebridades está constitucionalmente protegida — ao menos em princípio — do assédio da imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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