Questões de Comunicação Social do ano 2003

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São características das assessorias de imprensa de órgãos governamentais, EXCETO:

  • A.

    Atuam mais nas áreas de informação sobre prestação de serviços.

  • B.

    Têm atuação reativa, atendendo às necessidades de informações sobre falhas nas ações das organizações.

  • C.

    Divulgam balanços de resultados de campanha e prestação de serviços.

  • D.

    Esclarecem seus públicos sobre possíveis atos da organização que te-nham atentado contra os direitos da sociedade.

Compõem a rotina de trabalho do assessor de imprensa, EXCETO:

  • A.

    Ser o porta-voz natural e oficial da organização nas demandas dos jornalistas dos veículos de comunicação.

  • B.

    Chamar a atenção da organização para as notícias de conjuntura, que devem analisadas, bem como para as questões sociais, políticas e econômicas que a organização não pode ignorar.

  • C.

    Procurar oportunidades para a organização se posicionar de forma adequada.

  • D.

    Abrir espaço na mídia para a organização ocupar, seja como fonte ou como foco principal da matéria.

São fundamentais no trabalho de clipagem de notícias, EXCETO:

  • A.

    Identificar, de maneira completa e precisa, os veículos que publicaram as matérias.

  • B.

    Contextualizar a notícia publicada, clipando o conteúdo integral da matéria.

  • C.

    No caso do clipagem eletrônica, é dispensável acompanhamento e citação do contexto em que organização aparece no noticiário.

  • D.

    Para potencializar a clipagem on line, o assessor de imprensa deve esco-lher antecipadamente, os horários a serem clipados ao longo do dia.

As entrevistas coletivas devem ser convocadas, EXCETO:

  • A.

    Em casos extraordinários, em que é necessário reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar as informações de interesse público.

  • B.

    Em caso de lançamentos de produtos, assinatura de contrato ou eventos similares.

  • C.

    Em situações emergenciais, quando muitos jornalistas procuraram a organização ao mesmo tempo.

  • D.

    Quando a organização decide que o fato será de interesse da mídia.

Sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação para assessoria de imprensa, todas as vantagens obtidas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    crescente redução de custos e rapidez na distribuição de informações or-ganizacionais através da internet.

  • B.

    possibilidade de disponibilização de um número maior de releases aos meios de comunicação de massa, sem a preocupação com a seleção de públicos receptores.

  • C.

    redução de dias para horas na produção e edição de informativos eletrônicos.

  • D.

    disponibilização, no site da organização, dos conteúdos dos informativos impressos.

São corretas as afirmativas sobre informação on line, EXCETO:

  • A.

    É sempre importante localizar, na página da organização na rede eletrônica, o endereço, nome, missão, histórico e os recursos humanos.

  • B.

    Disponibilizar discursos e artigos de dirigentes, técnicos, bem como entrevistas.

  • C.

    A boa organização do site da organização na internet não deve ser tarefa estratégica do comunicador.

  • D.

    Relatórios de gestão e balanço social são indispensáveis num site organizacional.

É recomendável para as fontes que utilizam o rádio como importante veículo de divulgação de ações institucionais, EXCETO:

  • A.

    Estar bem informado para que sua opinião e análise sejam embasadas e consistentes.

  • B.

    Nunca ensaiar a leitura de um texto quando convidado a tecer comentários.

  • C.

    Ser simpático com o apresentador e com os ouvintes que participam dos programas.

  • D.

    Saber que novidade de interesse geral e um novo enfoque para a notícia são critérios para ser chamado freqüentemente pelos radialistas para en-trevistas.

São corretas as seguintes afirmativas sobre as técnicas do jornalismo empre-sarial, EXCETO:

  • A.

    Deve adotar uma postura, prioritariamente, noticiosa.

  • B.

    Os leitores necessitam de textos que, além de explicar a situação, pos-sam ser lidos por muito tempo depois de publicados.

  • C.

    O jornalismo empresarial não anula a necessidade de editoriais, colunas fixas, artigos, crônicas.

  • D.

    Rigor em relação à periodicidade e à distribuição do veículo de informação.

Em relação aos jornalistas vinculados a veículos de comunicação, espera-se, EXCETO:

  • A.

    sejam capazes de entender que a falta de disponibilidade de uma fonte para atendimento imediato não significa desinteresse com a imprensa.

  • B.

    entender que o interesse na publicação da notícia é da organização com-tactada e não do veículo de comunicação ou dos leitores.

  • C.

    possuam conhecimento mínimo sobre o assunto em pauta.

  • D.

    mantenham-se informados sobre as notícias divulgadas no veículo em que trabalham e nos demais veículos de grande audiência e circulação.

São funções do profissional de comunicação dentro da estrutura de comuni-cação integrada de uma empresa, EXCETO:

  • A.

    Elaboração de projeto gráfico e redação de textos para catálogo institu-cional e criação de folders, cartazes e flyers.

  • B.

    Redação de press releases e informativos internos; criação de roteiro, produção e edição de vídeo institucional.

  • C.

    Atualização do mailing list e promoção de eventos para os diversos segmentos de públicos da instituição.

  • D.

    Acompanhamento da produção de peças gráficas, spots e VTs junto a fornecedores e produtoras.

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