Questões de Comunicação Social do ano 2003

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Em relação à Assessoria de Comunicação Integrada de uma instituição, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    O profissional de comunicação deve ser responsável pelo desenvolvimen-to de um programa de identidade corporativa e pela divulgação da identi-dade visual da instituição junto a seus diversos públicos.

  • B.

    As demandas dos diversos segmentos de públicos, tanto internos quanto a opinião pública, são fatores que devem ser considerados no desenvol-vimento de um trabalho de comunicação empresarial.

  • C.

    É papel da assessoria de comunicação integrada planejar e executar, de forma multidisciplinar, as ações de comunicação da empresa, priorizando em todas as situações as atividades de imprensa, devido à agilidade e ra-pidez características dos veículos jornalísticos.

  • D.

    As atividades de Relações Públicas devem partir de um planejamento global, estratégico, vinculado à consecução de objetivos de curto, médio e longo prazos, o que as caracteriza como permanentes.

Em relação à comunicação dirigida, é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    Os veículos de comunicação dirigida, diferentemente dos de comunicação massiva, destinam-se a públicos com atividades afins e que possuem in-teresses comuns.

  • B.

    A escolha adequada do veículo de comunicação dirigida, somada a uma mensagem bem planejada e estruturada, proporciona um feedback mais rápido.

  • C.

    Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas mensagens com o objetivo de atingir o público receptor, ainda que o mesmo não tenha sido claramente identificado.

  • D.

    Manuais de empregados e de identidade visual são veículos escritos, e congressos, entrevistas e feiras são exemplos de veículos aproximativos que podem ser utilizados na comunicação dirigida.

São veículos de comunicação dirigida, EXCETO:

  • A.

    Intercomunicador, treinamento, feira.

  • B.

    Informativo interno, relatório, jingle.

  • C.

    Telefone, alto-falante, patrocínio.

  • D.

    Correspondência externa, manual de organização, show.

É CORRETO afirmar que:

  • A.

    O trabalho de comunicação pode ser comprometido, ao se considerar como público externo todos os demais públicos que não constituem o pú-blico interno da empresa, sem dar-lhes tratamento diferenciado.

  • B.

    Os empregados constituem um dos públicos prioritários da instituição e para ele devem ser dirigidas ações de comunicação específicas e assis-tencialistas.

  • C.

    Público-alvo é aquele que a empresa tem em mente para ser trabalhado e para quem ela cria seu produto ou serviço, podendo estar presente em todas as classes sociais e possuir idade compreendida em faixas etárias totalmente diversas.

  • D.

    Consumidor é o público-alvo da empresa, aquele que consome com fide-lidade seu produto ou serviço.

As afirmativas abaixo se relacionam de forma correta à assessoria de imprensa, EXCETO:

  • A.

    Preparar seus dirigentes para o relacionamento competente com a im-prensa e disseminar informações corretas para os meios de comunicação são funções da assessoria de imprensa.

  • B.

    É papel da assessoria de imprensa falar de temas de caráter institucional, fortalecendo o conceito que o público e os consumidores têm da empresa, bem como complementar os esforços de propaganda.

  • C.

    A assessoria de imprensa se confunde com a publicidade ao redigir matérias pagas para veículos específicos, uma de suas principais funções.

  • D.

    A assessoria de imprensa pode trazer melhores resultados quando utilizada de forma estratégica, buscando atingir determinados objetivos pré-estabelecidos e dentro de um planejamento de comunicação integrada.

Em relação ao jornal interno, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    É fundamental que o jornal interno tenha somente objetivos institucionais de forma que o veículo seja mais bem aproveitado com matérias e informações de estrito interesse da instituição.

  • B.

    É um excelente meio de comunicação quando criado para um objetivo específico. Requer um planejamento institucional e deve prever sua evo-lução visual e editorial ao longo de um período.

  • C.

    É um veículo já consagrado pela moderna administração como instrumen-to de relações públicas capaz de atenuar os efeitos da rede de boatos e-xistente na empresa, por constituir um meio seguro de informações para seus empregados.

  • D.

    Serve como instrumento de Recursos Humanos, apoiando a dinâmica do desenvolvimento profissional, através da divulgação de cursos e treina-mentos, planos de carreira e políticas de benefício da instituição.

Em relação ao processo de criação de um anúncio, é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    O título é um elemento de grande importância no anúncio, entretanto, não mais que o corpo do texto, que deve ser capaz de captar os leitores que são interessados potenciais no produto que está sendo anunciado.

  • B.

    O anúncio, para ser eficiente, precisa ser original, oportuno, persistente, persuasivo e ter motivação.

  • C.

    O anúncio deve ser capaz de provocar uma resposta no consumidor, ou seja, impeli-lo à ação.

  • D.

    Em anúncios publicitários, o texto emotivo deve ser preferido quando for preciso criar o desejo pelo produto, uma vez que ele atua principalmente por sugestão.

"... é o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações pa-ra estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e identificadas."

O conceito acima se refere à Comunicação:

  • A.

    O evento é um veículo de grande importância no mix da comunicação e é utilizado para a divulgação de informações dirigidas e para a sensibiliza-ção de públicos específicos.

  • B.

    Na organização de eventos, a ideal utilização dos meios de comunicação e um amplo sistema de sinalização no local do evento são fatores impor-tantes para o convencimento do público.

  • C.

    Para se fazer o planejamento estratégico de um evento, em primeiro lu-gar, devem ser elaboradas as mensagens que podem ser informativas ou motivacionais, seguidas da identificação e segmentação do público ao qual se destina.

  • D.

    Os instrumentos de comunicação mais utilizados na divulgação de even-tos são a mala-direta, cartazes e a assessoria de imprensa, sendo que outdoors e anúncios são utilizados mais esporadicamente, principalmente, devido ao alto custo que representam.

Em relação à organização de eventos institucionais, todas as afirmativas abai-xo são verdadeiras, EXCETO:

  • A.

    O evento é um veículo de grande importância no mix da comunicação e é utilizado para a divulgação de informações dirigidas e para a sensibiliza-ção de públicos específicos.

  • B.

    Na organização de eventos, a ideal utilização dos meios de comunicação e um amplo sistema de sinalização no local do evento são fatores impor-tantes para o convencimento do público.

  • C.

    Para se fazer o planejamento estratégico de um evento, em primeiro lu-gar, devem ser elaboradas as mensagens que podem ser informativas ou motivacionais, seguidas da identificação e segmentação do público ao qual se destina.

  • D.

    Os instrumentos de comunicação mais utilizados na divulgação de even-tos são a mala-direta, cartazes e a assessoria de imprensa, sendo que outdoors e anúncios são utilizados mais esporadicamente, principalmente, devido ao alto custo que representam.

Em relação a peças publicitárias impressas, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Display é uma peça publicitária ou material de exibição e exposição de produtos, normalmente utilizada em pontos de venda.

  • B.

    Folheto é uma peça publicitária que pode ser impressa frente e verso e em diversos formatos, diferindo do folder por poder ter uma ou mais folhas.

  • C.

    Aplique é a continuação do outdoor que excede os limites do painel, com o objetivo de criar um maior impacto visual.

  • D.

    Prospect é uma peça gráfica semelhante a um volante, utilizada para di-vulgar determinado produto ou serviço para um segmento específico de público.

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