Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os veículos de comunicação, por exigência do avanço tecnológico, procuram sofisticar suas embalagens, de forma a convencer seus leitores, telespectadores e ouvintes mais pela forma de seus programas do que pelo conteúdo, que é mais difícil e exige competência. Assim o veículo de comunicação estende a todos os seus segmentos de produção esta visão da embalagem, do marketing do produto. Diante disso, o jornalista, principalmente, vive o conflito de corresponder a essa maquiagem ou aplicar o conhecimento profissional. Assinale a resposta mais correta, diante desse conflito:

  • A.

    O jornalista deve ser subserviente, ignorando a sua capacidade de poder ajudar a mudar a organização.

  • B.

    O jornalista deve sujeitar-se às normas da organização, para evitar qualquer risco de ser demitido, mesmo que o seu comportamento agrida a ética profissional.

  • C.

    O jornalista deve aplicar seu conhecimento no sentido de mostrar que a melhoria do conteúdo jornalístico é o meio de a organização crescer, tornando seu produto confiável e capaz de contribuir ao avanço da sociedade, em nível de qualidade de vida e de democracia.

  • D.

    O jornalista deve se limitar a cumprir religiosamente o que determina o seu chefe.

Um assessor de comunicação tem em mente a necessidade de sensibilizar a redação de jornal, televisão ou de rádio a enxergar importância na sua informação, transmitida em release ou sugestão de pauta. O que deve prevalecer no texto do assessor de comunicação? Escolha uma das alternativas abaixo:

  • A.

    Preocupação com a realidade da organização para quem trabalha, sem deixar de investir na qualidade de seus produtos e serviços.

  • B.

    A informação deve unicamente atender aos interesses de negócios dos dirigentes da organização.

  • C.

    Escamotear os problemas que possam comprometer a imagem da organização.

  • D.

    Preocupação em destacar o papel do presidente e demais dirigentes da organização, de forma a sempre inseri-los em colunas de jornais ou em reportagens.

No desenvolvimento de atividades jornalísticas, são comuns os embaraços em textos narrativos entremeados por opinião. Indique, entre as afirmações abaixo, a que mais se apropria ao desempenho profissional do jornalista:

  • A.

    Ao produzir uma reportagem, o jornalista precisa opinar visando a mostrar à sociedade a verdade do fato narrado.

  • B.

    A opinião é o ingrediente que dá sabor ao texto de reportagem.

  • C.

    Opinar no texto de reportagem é a forma de o jornalista afirmar-se na profissão, mostrando seu conhecimento.

  • D.

    Ao realizar reportagem sobre um acontecimento, o jornalista deve descrever o fato sem emitir sua opinião, a menos que o veículo para quem trabalha exija a emissão de conceito na matéria sob a ótica das leis e da ética.

Os veículos de comunicação de massa se adaptam à velocidade da informação, fugindo ao compromisso formal de veiculação de notícias. A WEB é o meio de antecipar a informação e de manter uma relação de confiança com o leitor. Diante disso, qual a alternativa abaixo que encaixa o jornalista dentro dessa velocidade?

  • A.

    A luta contra o relógio obriga o jornalista a correr risco, como o de informar sem ter a convicção do acontecimento.

  • B.

    Ao ter a convicção de um acontecimento, o jornalista deve antecipar a informação para que o seu veículo possa privilegiar seus leitores, telespectadores ou ouvintes com a agilidade na veiculação.

  • C.

    Ao saber de um fato, o jornalista deve imediatamente emitir as informações preliminares aos seus leitores, independente da confirmação.

  • D.

    O compromisso de procurar a fonte para certificar-se da informação deve ser assumido depois de a notícia preliminar ter sido emitida aos leitores, telespectadores ou aos ouvintes.

Escolha uma das opções abaixo definindo a abrangência da comunicação social e seus segmentos.

  • A. Devemos considerar comunicação social o jornalismo. O restante, como a publicidade e marketing, é acessório para atender a outras exigências na relação da organização com o mercado.
  • B.

    A comunicação social, na sua essência, compreende o jornalismo.

  • C.

    A comunicação social abrange jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing, devendo cada uma dessas funções ser exercida por profissional específico da área.

  • D.

    O jornalismo de jornal, televisão e rádio e mais a publicidade formam a área denominada de comunicação social.

A cidade amanhece com quinze casebres improvisados à base de papelão e de pedaços de madeira, em seu principal acesso, o cartão postal, que liga o centro da cidade ao aeroporto e às rodovias federais. Qual das alternativas abaixo indica o melhor comportamento do repórter em relação ao seu compromisso com a sociedade:

  • A.

    O repórter programa com o prefeito uma visita ao local e mostra o surpreendente surgimento de uma favela na calada da noite e as dificuldades para se removê-la.

  • B.

    O repórter houve segmentos da sociedade que se mobilizam para exigir da Prefeitura a retirada imediata das malocas.

  • C.

    O repórter vai à pequena favela, entrevista as pessoas e descreve o submundo em que vivem adultos e crianças famintas e mostra à sociedade o terror da marginalização social.

  • D.

    O repórter procura a Prefeitura, os empresários, faz uma enquête e exibe a deterioração que sofre a cidade, com dezenas de casebres desfigurando o seu cartão postal.

A revolução tecnológica enfatizou o papel da imagem na comunicação. Na televisão, a imagem prevalece em razão de ser ela a própria TV. Contudo, a mídia impressa, pressionada pelo espetáculo da televisão, ampliou substancialmente, nos últimos anos, a imagem nos contextos da informação. A revista Veja, por exemplo, já destina cerca de 50% dos seus espaços editoriais a imagens. Assim, os textos ficam cada vez mais simplificados para ceder lugar a fotografias e aos dados. Escolha, abaixo, a alternativa que ajuda a espelhar esta realidade acima descrita:

  • A.

    Em função da velocidade das mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, o jornalismo impresso precisa simplificar a notícia para poder acompanhar o crescimento da televisão.

  • B.

    O jornalismo precisa ignorar o avanço tecnológico e investir na produção de belos e profundos textos, como forma de preservar a sua verdadeira identidade romântica.

  • C.

    Com a "espetacularização" da informação, o jornalismo já não oferece ao leitor a visão crítica dos fatos e, conseqüentemente, a sociedade também não faz mais reflexão profunda sobre os acontecimentos. O empobrecimento da informação começa com preocupação do jornalista de cada vez mais simplificar a informação.

  • D.

    A continuar em seu processo de crescimento e de expansão com novas e sofisticadas tecnologias, a televisão vai anular o papel da mídia impressa, fazendo prevalecer o telejornalismo.

Uma instituição pública tem compromissos com a sociedade, convivendo com as diferenças sociais, ideológicas e étnicas, fazendo prevalecer a sua preocupação com a cidadania. Desta forma, qual a linguagem, sob a ótica da comunicação em geral (jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas), que a Instituição deve utilizar para se relacionar com o cidadão?

  • A.

    Institucional.

  • B.

    Promocional.

  • C.

    Jornalística.

  • D.

    Publicitária.

A avalanche de informações, alimentada pelas sucessivas inovações tecnológicas, estará obrigando, ainda neste início de século, os psicólogos a abrirem clínicas para o desbloquear e esvaziar mentes humanas. Na ansiedade, o jornalista não foge também dessa avalanche, como se a sua profissão o obrigasse a saber de tudo, tomando conhecimento de milhares de informações que a cada minuto entram na WEB. Entre as alternativas abaixo, qual a que enquadra o jornalista nesta nova realidade:

  • A.

    A especialidade em áreas de conhecimento já caracteriza a segmentação da profissão do jornalista. Contudo, isto não isenta o profissional da obrigação de estar sempre comprometido com a leitura e buscar novos conhecimentos, de forma a compreender as interfaces da área onde desenvolve suas reportagens e seus textos.

  • B.

    O jornalista deve conhecer o tema da reportagem mais que a fonte de informações.

  • C.

    Se o jornalista é especializado em futebol de campo, por exemplo, deve se limitar a conhecer as leis do futebol, as regras do jogo e seus respectivos clubes, atletas e diretoria.

  • D.

    O jornalista é obrigado a ter noções de tudo, para estar sempre pronto a produzir um texto sem precisar recorrer à pesquisa.

A propaganda sempre foi a arma de governos, principalmente os marcados por fortes ideologias. Assim, foi o Nazismo, o macarthismo dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos, o Stalinismo na Rússia e outros. Escolha entre as opções abaixo a que melhor define o papel da propaganda do serviço público.

  • A.

    A propaganda deve mostrar o que um governo está fazendo, de forma a permitir a reciprocidade de confiança, inclusive nas urnas.

  • B.

    O serviço público é um trampolim ao sucesso político de quem está no poder, motivo pelo qual a propaganda deve servir de meio ao sucesso eleitoral.

  • C.

    Como dizia Chacrinha, quem não se comunica se trombica. Por isso, o governante deve investir em propaganda para sobreviver perante seus eleitores.

  • D.

    A propaganda do serviço público deve servir unicamente para divulgar atividades de interesse direto da sociedade, bem como para desenvolver campanhas destinadas à prevenção ou à conscientização da população sobre temas que visem à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...