Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Philip Kotler, marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas. Em seu livro "Marketing para o século XXI", Kotler cita o seguinte provérbio anônimo: "Existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas acontecerem, as que ficam observando o que acontece e as que ficam se perguntando o que aconteceu.

  • A.

    O texto de um assessor de imprensa não pode ser marketizado, sob pena de estar produzindo uma peça publicitária. Contudo, é necessário trabalhar em conjunto com assessoria de marketing para contribuir à performance da organização junto ao seu público externo, principalmente os clientes, sem fugir ao seu papel de trabalhar com a informação.

  • B.

    Dentro de uma organização pública ou privada o jornalista deve ser igualmente um publicitário.

  • C.

    O jornalista deve produzir todos os seus textos jornalísticos, a serem distribuídos à imprensa, sob a orientação da assessoria de marketing, para ajudar a vender a imagem da organização.

  • D.

    O jornalista deve ignorar, por completo, o marketing, sob pena de ser tachado de "jornalista publicitário".

A tecnologia industrial aumenta substancialmente a produção das empresas, tornando o mercado extremamente competitivo, tanto em nível de preços quanto de serviços. Na comunicação de massa, novos mecanismos são criados para cada vez mais induzir o cidadão ao consumo. Assim, o SER humano perde espaço para o TER. Comprar, consumir para se ter o status de cidadão-consumo. E o jornalista, na cobertura de fatos ou na produção de texto, acaba igualmente mergulhando na roda-vida da moda e de outros indicadores de consumo. Escolha abaixo a alternativa que apresenta o perfil do jornalista profissional mais indicado nesse contexto acima descrito:

  • A.

    O jornalista que não acompanhar a evolução do marketing, está condenado a não sobreviver.

  • B.

    O jornalismo é uma profissão que não pode fugir ao compromisso social de estimular o consumo, para que o crescimento econômico esteja sempre em alta.

  • C.

    Em qualquer circunstância, o jornalista não pode perder de vista a sua visão humana, de forma a estar sempre comprometido com a preservação dos valores da vida, com a ética e com os princípios que norteiam a sociedade.

  • D.

    O jornalista, independente de observar sempre a questão ética, não pode ignorar que o consumismo é a coqueluche do mundo moderno e que, por isso, deve nortear a sua produção de reportagem e de texto.

Edgar Morin, em seu livro "Para sair do Século XX", página 41, coloca que "a informação que resolve uma incerteza pode eliminar uma preocupação e tranqüilizar; a informação que traz uma surpresa pode, pelo contrário, preocupar e provocar a incerteza sobre nossa aptidão de conceber a realidade". Assim, a censura, por exemplo, funciona de forma a dar prioridade às informações tranqüilizadoras. E como fica o jornalista no exercício da sua profissão? Escolha a melhor alternativa abaixo:

  • A.

    A censura faz parte do cotidiano do jornalista.

  • B.

    O jornalista exerce no seu dia-a-dia a autocensura, desobrigando-se da responsabilidade de fazer a notícia acontecer.

  • C.

    O compromisso com a verdade desobriga o jornalista de mensurar o grau de preocupação que a informação possa causar. A certeza que precisa ter é a de que a sua informação está amparada na ética e nas leis da sociedade.

  • D.

    O jornalista, antes de produzir a notícia, deve consultar o seu chefe se a sua publicação é garantida. Caso contrário, nem começa a redigi-la.

David K. Berlo, em seu livro "O Processo da Comunicação", página 92, observa que os leitores, tanto de formação superior quanto os de formação primária, lêem mais informações de recompensa imediata. Ou seja, eles querem respostas rápidas aos questionamentos que a própria notícia reúne. Assim, o que deve preponderar em um texto jornalístico? Escolha a melhor alternativa abaixo:

  • A.

    Em sua abertura, que ainda se denomina de lead, a notícia deve concentrar o principal foco da informação, apresentando o fato, sua causa e o efeito, que passam, em seguida, a ser detalhados no desenvolvimento do texto.

  • B.

    O texto romanceado é o que deve prevalecer, mesmo que o leitor precise relê-lo em busca de respostas aos questionamentos da notícia.

  • C.

    O jornalista, na produção da notícia, não deve preocupar-se em hierarquizar o texto e sim desenvolvê-lo, mesmo que o principal enfoque esteja no último parágrafo.

  • D.

    A velocidade da informação impede o jornalista de caprichar no texto, motivo pelo qual o mais importante é ele abreviar ao máximo a sua produção.

A propriedade da mídia impressa é o texto; a da televisão é a imagem e a do rádio, o áudio. A WEB passou a ser um importante meio de comunicação e quais seriam as suas propriedades?

  • A.

    Som e texto.

  • B.

    Texto e imagem.

  • C.

    Áudio, imagem e texto.

  • D.

    Imagem e som.

A principal função da notícia é orientar o ser humano num mundo real. Para isso, o jornalista precisa estar comprometido com a verdade, de forma a que a informação reflita a realidade. Qual das frases abaixo encaixa-se no texto acima:

  • A.

    jornalismo, independente do seu comprometimento com as causas sociais, merece a confiança de todos os cidadãos.

  • B.

    jornalismo sério, comprometido com a veracidade dos fatos, é o canal através do qual a sociedade conhece melhor a realidade onde vive.

  • C.

    Todo jornalista carece de confiança.

  • D.

    jornalista confia tanto na sociedade que sente a liberdade de dizer tudo o que pensa, independente de como os cidadãos enxergam e interpretam o fato.

O que são meios de comunicação?

  • A.

    Meios de comunicação são os veículos publicitários.

  • B.

    Os meios de comunicação são, na sua essência, o jornal e a televisão.

  • C.

    Os meios de comunicação são jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc.

  • D.

    O rádio, televisão e jornal são os únicos meios de comunicação.

Diante das facilidades tecnológicas, o repórter dispõe de recursos avançados para dar velocidade à sua produção e, com isso, ajudar o seu veículo a chegar com as notícias ao leitor, telespectador ou ouvinte com maior rapidez. Aponte, entre as quatro opções abaixo, qual o papel que o repórter deve ter como prioridade para corresponder às exigências de qualidade:

  • A.

    Utilizar todas as facilidades da tecnologia, sem perder de vista o compromisso com a complementação da informação e a certeza da sua veracidade.

  • B.

    Produzir reportagem sem precisar falar presencialmente com a fonte, considerando que a tecnologia assegura a autenticidade da fonte, evitando qualquer problema, independente de a informação exigir provas documentais.

  • C.

    Aproveitar, ao máximo, a tecnologia para ganhar velocidade na sua produção, de forma a permitir que o seu veículo seja o primeiro a dar a notícia, independente da certeza de sua veracidade.

  • D.

    A tecnologia permite hoje substituir fontes exclusivas de informação, com os recursos da Internet e de bancos de dados, motivo pelo qual o repórter pode produzir rapidamente seu texto sem precisar usar outros meios de comunicação, como o telefone e a entrevista presencial.

A emissora de rádio ainda é o veículo de comunicação de massa que consegue vivenciar a instantaneidade da notícia, dependendo apenas da capacidade do repórter de narrar com precisão e rapidez o acontecimento. O que o ouvinte mais exige de uma rádio ao escutar a notícia?

  • A.

    Dados superficiais da notícia, esperando com ansiedade a próxima (notícia).

  • B.

    Contextualização da notícia, para poder imaginar o fato, e detalhamento para não se frustrar com a ausência de dados importantes.

  • C.

    A bonita voz do repórter narrando o fato.

  • D.

    A musicalização que consegue dramatizar o fato.

A sofisticação tecnológica enseja à televisão recursos para "espetaculizar" a notícia, adornando o fato com recursos gráficos, efeitos virtuais etc.. Indique abaixo a frase que se compõe com esta realidade da TV espetáculo.

  • A.

    A televisão avançou tanto que os recursos tecnológicos dispensam o aprofundamento da notícia.

  • B.

    A informação deixa de ser completa e se afasta do compromisso social do veículo de comunicação quando a TV superestima os recursos tecnológicos na tentativa de magnetizar o telespectador.

  • C.

    Quem ouve telejornal não precisa ler jornal no dia seguinte, graças à tecnologia que enriquece a televisão.

  • D.

    Com a tecnologia da informação cada vez mais sofisticada, a TV brasileira é soberba no aprofundamento da notícia com imparcialidade e destemor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...