Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A emoção faz parte do dia-a-dia do ser humano. Como ensina Aristóteles, a emoção é a reação imediata do ser a uma situação que lhe é favorável ou desfavorável. Os profissionais de comunicação agem com emoção, mas, em certas circunstâncias, é necessário que haja o equilíbrio emocional para não comprometer a imparcialidade da informação. Quem precisa do equilíbrio emocional, o jornalista ou o publicitário? Escolha a frase mais coerente:
O jornalista precisa de sobrecarga de emoção para vivenciar o fato e produzir uma reportagem repleta de excentricidade. Já o publicitário necessita do equilíbrio para não agredir o consumidor.
Tanto o jornalista quanto o publicitário não podem produzir com emoção.
Uma sobrecarga de emoção pode levar o jornalista a enxergar apenas um lado do acontecimento, motivo pelo qual o equilíbrio o permite atuar com isenção na realização de uma reportagem. Já o publicitário precisa de toda a emoção para que a sua criação leve o consumidor a adquirir o produto ofertado.
Sem emoção, o jornalista se torna incapaz de ajudar a colocar o corrupto na cadeia. Já o publicitário precisa da emoção para convencer o consumidor de que a sua publicidade merece aplausos.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A história do jornalismo brasileiro é marcada pelo surgimento dos primeiros veículos de comunicação de massa. Qual das opções abaixo mostra os primeiros veículos e as datas de suas inaugurações?
Em 1808, começa a circular o primeiro jornal em língua portuguesa no Brasil, o Correio Braziliense; Em 1922, Roquete Pinto põe em funcionamento a primeira emissora de rádio no Brasil; e em setembro de 1950, Assis Chateaubriand inaugura a TV Tupy, a primeira televisão brasileira.
O primeiro jornal a circular no Brasil foi o Diário de Pernambuco; a primeira TV foi implantada por Roberto Marinho em 1961, enquanto que a primeira emissora de rádio surgiu em São Paulo em 1911.
A história dos veículos de comunicação inicia-se em 1795, quando Hipólito da Costa fez circular o primeiro jornal brasileiro. A rádio surgiu bem no começo do século XX, através do esforço de Henry Morize, enquanto que a primeira televisão foi ao ar em 1951, a TV Tupy.
Não há registros oficiais dos primeiros veículos de comunicação de massa no Brasil.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Na discussão da ética jornalística, levantam-se três assuntos que têm gerado polêmicas sucessivas: o hábito de jornalistas de se pautarem em informações vazadas; o vício das declarações em off e o uso da imprensa para se denegrirem imagens de homens públicos. Escolha a alternativa mais correta entre as quatro apresentadas abaixo:
O jornalista, ao dispor de informações em off ou de informações vazadas não deve hesitar em proporcionar ao seu veículo o furo de reportagem. Se a repercussão penalizar algum político inocente, conserta-se depois a informação.
O vazamento de informações exige do jornalista a comprovação da sua veracidade, o mesmo ocorrendo com as declarações em off, usadas, muitas vezes, como balão de ensaio para mensurar reações. O jornalista precisa corresponder ao compromisso com a sociedade, de fazer prevalecer a verdade, e evitar de ser usado por fontes mal intencionadas.
O jornalista que sabe se preservar só trabalha com as fontes que conhece há muito tempo e não corre o risco de confiar em novas fontes.
O jornalista deve ignorar todas as informações vazadas e as declarações em off.
Cada vez mais a opinião pública tem influenciado os meios de comunicação de massa, pressionando-os a divulgarem conteúdos que refletem as aspirações da população. Os veículos, por sua vez, respondem com a criação de mecanismos capazes de interagir com o público, ouvir suas preocupações. Nesse sentido, surgiu a figura do ombudsman, palavra de origem sueca que designa o profissional pago por órgão oficial ou empresa privada, para representar os interesses do público.
Sobre o texto, afirma-se corretamente que o ombudsman
é unicamente uma peça de marketing.
por sua natureza, só deu certo nas empresas privadas.
só interage com o leitor, nos dias de hoje, em veículos eletrônicos como a Internet.
pode ser caracterizado como um advogado do leitor.
na verdade, só favorece a concorrência.
Pode-se afirmar que o atributo da informação descrita no texto é a
interatividade.
parcialidade.
manipulação.
massificação
objetividade.
Das premissas abaixo NÃO faz parte do código ético e dos direitos e deveres do comunicador social
aceitar ordens dos anunciantes, em casos específicos.
retificar qualquer informação publicada de maneira inexata.
guardar segredo profissional e jamais divulgar a fonte das informações obtidas confidencialmente.
repudiar toda forma de pressão e somente aceitar orientações de redação diretamente das chefias.
comprometer-se a respeitar a vida privada das pessoas.
Os crimes relatados no texto são, respectivamente,
difamação e perjúrio.
calúnia e injúria.
difamação e calúnia.
injúria e atentado à honra.
falso testemunho e contravenção.
Sobre o release pode-se afirmar que
se trata de informação sempre confiável.
pode ser publicado, em geral, sem qualquer complementação ou outra fonte.
com o advento da internet sua importância se tornou relativa.
não deve ter compromisso com a informação, pois é meramente publicitário.
é a notícia do ponto de vista da instituição, por isso seu valor deve ser considerado com relatividade.
Alguns cuidados devem pautar a elaboração de um house organ. NÃO faz parte dessa premissa
evitar a linguagem jornalística, pois a publicação se destina a públicos diferenciados.
fazer a previsão dos recursos humanos necessários e dos custos para a elaboração desta publicação.
elaborar o projeto gráfico para o veículo.
definir a periodicidade do veículo.
determinar o público.
Num planejamento de campanha publicitária chegou-se à conclusão que a mídia a ser usada prioritariamente deve permitir boa visibilidade do produto, com melhor qualidade técnica precisando também atingir maior número de leitores seletos por edição.
O veículo escolhido deve ser
o jornal.
a revista.
o outdoor.
o relatório.
o house organ.
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