Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Gold (2002), os documentos empresariais vêm sofrendo mudanças na sua forma e no estilo da linguagem. Representa uma dessas mudanças a alternativa:
Vimos, através desta, solicitar ...
Venho, pela presente, solicitar ...
Sinceros protestos de elevada estima e apreço ...
Consternou-nos profundamente seu ...
Participamo-lhes que ...
Devido ao uso do plural de modéstia, a concordância do adjetivo está gramaticalmente correta na alternativa:
Estamos contentes ...
Somos grata por tudo o que foi feito
Ficamos cientes do acontecido.
Estamos aborrecidos com o desfecho
Estamos satisfeitos com o resultado
Caso haja o envio, em anexo, de algum documento, a correta concordância do termo é:
Indique a alternativa correta no que se refere à adequação dos termos comumente usados na elaboração de uma ata.
"Aos 18º dia do mês quatro de 2004...".
"Tendo verificado haver coro, o presidente iniciou a sessão..."
"Em tempo: onde se lê..., leia-se...".
"E para constar, lavei a presente ata..."
"Paulo Neves, secretário hadoc" ...
''Saber utilizar o aparelho telefônico é uma habilidade indispensável à secretária. Se você souber usá-lo com eficiência, além de economizar dinheiro com ligações inúteis, inconvenientes e demoradas, transmitirá uma imagem positiva da empresa '' (Teixeira 1995). Com relação ao uso do telefone, é correto afirmar que:
com o advento do telemarketing, as possibilidades de uso do telefone se multiplicaram.
a apresentação de produtos, cobranças e até pesquisas realizadas por telefone aumentaram os custos e o tempo de trabalho.
ao atender o telefone na empresa em que trabalha, basta a secretária dizer 'Alô'.
por medida de segurança, o secretário não deve informar seu nome e o setor de trabalho, antes de certificar-se quem está telefonando.
o interlocutor pode esperar, desde que não mais que quinze minutos.
"As reuniões são fundamentais no mundo dos negócios" (Hindle 1998). Exige-se do profissional secretário a preparação de reuniões formais e informais. Correlacione os tipos de reuniões formais com suas respectivas definições.
1) Conferência
2) Reunião de Conselho
3) Subcomissão especial
4) Assembléia Pública
( ) Criada pelo Conselho Diretor para cuidar de assuntos específicos que requeriam o conhecimento de especialista.
( ) Reunião em que são feitas várias palestras sobre o mesmo tema. Podem ser abertas ao público ou restritas aos funcionários de uma companhia.
( ) Reunião aberta a qualquer cidadão. Pode ser usada por governos locais, grupos privados, que desejam consultar o público sobre vários sistemas, ou por empresas que queiram discutir planos de expansão.
( ) Acontece em intervalos regulares para discutir os negócios da empresa; é conduzida pelo presidente que pode ser eleito de acordo com as regras da empresa.
A seqüência correta é:
Os executivos necessitam viajar e os secretários desempenham função de assessoria nesses momentos. Nessas situações, o secretário deve:
1) informar-se com o executivo sobre a data da viagem, o número de pessoas que viajarão, datas dos compromissos assumidos, nomes de pessoas que serão contatadas, horário de viagem e tipo de transporte.
2) verificar quais os documentos que devem ser levados, inclusive documentos pessoais, itinerário de viagem com horários, locais de saída e chegada e o número de telefones das pessoas envolvidas.
3) em caso de mudança de planos, cancelar com a companhia ou o agente de viagens a reserva e/ou bilhete.
4) fazer a reserva nos hotéis e, quando solicitado pelo chefe, providenciar locação de automóvel e reservas em passeios turísticos.
São corretas:
Os canais formais de comunicação são aqueles que fluem dentro da cadeia de comando ou responsabilidade da tarefa definida pela organização (Chiavenato, 1999). Comunicações descendentes, ascendentes e horizontais são os três tipos de canais a que o autor se refere. Dentre os exemplos abaixo apresentados, constitui um caso de comunicação ascendente:
uma instrução para regular as atividades do trabalho.
a implementação de objetivos, estratégias e metas.
sugestões coletivas para melhoria das atividades dos diversos setores.
normas para a coordenação interdepartamental.
propostas de solução para os problemas intradepartamentais.
Leia atentamente as alternativas abaixo e marque a opção correta com relação à comunicação.
O código não-verbal independe de convenções sociais.
O código verbal inclui todas as formas possíveis de comunicação.
A comunicação é regida por normas fixas e imutáveis.
Na decodificação, o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informação significativa.
Ruído é aquele fator que perturba a interpretação da mensagem; não é o caso do som das máquinas em uma fábrica.
A comunicação começa com o emissor codificando uma mensagem e termina com o receptor decodificando a mensagem. (Montana, 1999). Analisando o papel do emissor, da mensagem e do receptor, podemos afirmar que:
enquanto o emissor realiza um trabalho ativo de codificar, o receptor se limita, passivamente, a decodificar os termos da mensagem.
o receptor pode fornecer feedback ao emissor, codificando outra mensagem.
a mensagem se confunde com o canal pelo qual é veiculada.
os papéis de emissor e do receptor não se interinfluenciam. Cada um age solitariamente.
a mera transmissão da mensagem garante a eficácia de sua recepção e compreensão.
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