Questões de Comunicação Social do ano 2004

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Segundo Gold (2002), os documentos empresariais vêm sofrendo mudanças na sua forma e no estilo da linguagem. Representa uma dessas mudanças a alternativa:

  • A.

    Vimos, através desta, solicitar ...

  • B.

    Venho, pela presente, solicitar ...

  • C.

    Sinceros protestos de elevada estima e apreço ...

  • D.

    Consternou-nos profundamente seu ...

  • E.

    Participamo-lhes que ...

Devido ao uso do plural de modéstia, a concordância do adjetivo está gramaticalmente correta na alternativa:

  • A.

    Estamos contentes ...

  • B.

    Somos grata por tudo o que foi feito

  • C.

    Ficamos cientes do acontecido.

  • D.

    Estamos aborrecidos com o desfecho

  • E.

    Estamos satisfeitos com o resultado

Caso haja o envio, em anexo, de algum documento, a correta concordância do termo é:

  • A. Anexos: Duplicatas
  • B. Anexa: Declarações
  • C. Anexo: Procuração
  • D. Anexos: Monografias
  • E. Anexos: Contratos

Indique a alternativa correta no que se refere à adequação dos termos comumente usados na elaboração de uma ata.

  • A.

    "Aos 18º dia do mês quatro de 2004...".

  • B.

    "Tendo verificado haver coro, o presidente iniciou a sessão..."

  • C.

    "Em tempo: onde se lê..., leia-se...".

  • D.

    "E para constar, lavei a presente ata..."

  • E.

    "Paulo Neves, secretário hadoc" ...

''Saber utilizar o aparelho telefônico é uma habilidade indispensável à secretária. Se você souber usá-lo com eficiência, além de economizar dinheiro com ligações inúteis, inconvenientes e demoradas, transmitirá uma imagem positiva da empresa '' (Teixeira 1995). Com relação ao uso do telefone, é correto afirmar que:

  • A.

    com o advento do telemarketing, as possibilidades de uso do telefone se multiplicaram.

  • B.

    a apresentação de produtos, cobranças e até pesquisas realizadas por telefone aumentaram os custos e o tempo de trabalho.

  • C.

    ao atender o telefone na empresa em que trabalha, basta a secretária dizer 'Alô'.

  • D.

    por medida de segurança, o secretário não deve informar seu nome e o setor de trabalho, antes de certificar-se quem está telefonando.

  • E.

    o interlocutor pode esperar, desde que não mais que quinze minutos.

"As reuniões são fundamentais no mundo dos negócios" (Hindle 1998). Exige-se do profissional secretário a preparação de reuniões formais e informais. Correlacione os tipos de reuniões formais com suas respectivas definições.

1) Conferência

2) Reunião de Conselho

3) Subcomissão especial

4) Assembléia Pública

( ) Criada pelo Conselho Diretor para cuidar de assuntos específicos que requeriam o conhecimento de especialista.

( ) Reunião em que são feitas várias palestras sobre o mesmo tema. Podem ser abertas ao público ou restritas aos funcionários de uma companhia.

( ) Reunião aberta a qualquer cidadão. Pode ser usada por governos locais, grupos privados, que desejam consultar o público sobre vários sistemas, ou por empresas que queiram discutir planos de expansão.

( ) Acontece em intervalos regulares para discutir os negócios da empresa; é conduzida pelo presidente que pode ser eleito de acordo com as regras da empresa.

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4
  • B. 1, 3, 2, 4
  • C. 3, 1, 4, 2
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 3, 2, 1

Os executivos necessitam viajar e os secretários desempenham função de assessoria nesses momentos. Nessas situações, o secretário deve:

1) informar-se com o executivo sobre a data da viagem, o número de pessoas que viajarão, datas dos compromissos assumidos, nomes de pessoas que serão contatadas, horário de viagem e tipo de transporte.

2) verificar quais os documentos que devem ser levados, inclusive documentos pessoais, itinerário de viagem com horários, locais de saída e chegada e o número de telefones das pessoas envolvidas.

3) em caso de mudança de planos, cancelar com a companhia ou o agente de viagens a reserva e/ou bilhete.

4) fazer a reserva nos hotéis e, quando solicitado pelo chefe, providenciar locação de automóvel e reservas em passeios turísticos.

São corretas:

  • A. 1, 2 e 3 apenas
  • B. 2, 3, 4 apenas
  • C. 1, 2, 3 e 4
  • D. 3 e 4 apenas
  • E. 1, 2 e 4 apenas.

Os canais formais de comunicação são aqueles que fluem dentro da cadeia de comando ou responsabilidade da tarefa definida pela organização (Chiavenato, 1999). Comunicações descendentes, ascendentes e horizontais são os três tipos de canais a que o autor se refere. Dentre os exemplos abaixo apresentados, constitui um caso de comunicação ascendente:

  • A.

    uma instrução para regular as atividades do trabalho.

  • B.

    a implementação de objetivos, estratégias e metas.

  • C.

    sugestões coletivas para melhoria das atividades dos diversos setores.

  • D.

    normas para a coordenação interdepartamental.

  • E.

    propostas de solução para os problemas intradepartamentais.

Leia atentamente as alternativas abaixo e marque a opção correta com relação à comunicação.

  • A.

    O código não-verbal independe de convenções sociais.

  • B.

    O código verbal inclui todas as formas possíveis de comunicação.

  • C.

    A comunicação é regida por normas fixas e imutáveis.

  • D.

    Na decodificação, o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informação significativa.

  • E.

    Ruído é aquele fator que perturba a interpretação da mensagem; não é o caso do som das máquinas em uma fábrica.

A comunicação começa com o emissor codificando uma mensagem e termina com o receptor decodificando a mensagem. (Montana, 1999). Analisando o papel do emissor, da mensagem e do receptor, podemos afirmar que:

  • A.

    enquanto o emissor realiza um trabalho ativo de codificar, o receptor se limita, passivamente, a decodificar os termos da mensagem.

  • B.

    o receptor pode fornecer feedback ao emissor, codificando outra mensagem.

  • C.

    a mensagem se confunde com o canal pelo qual é veiculada.

  • D.

    os papéis de emissor e do receptor não se interinfluenciam. Cada um age solitariamente.

  • E.

    a mera transmissão da mensagem garante a eficácia de sua recepção e compreensão.

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