Questões de Comunicação Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe os dados representados abaixo.

1) Pedido - A

2) Contratos - B

3) Correspondência - C

4) Catálogos - D

5) Reclamações - E

Esses dados se referem ao sistema de classificação:

  • A. alfanumérico.
  • B. por assunto em ordem de codificação.
  • C. alfabético.
  • D. por assunto em ordem cronológica.
  • E. geográfico.

A alternativa em que consta o correto arquivamento, pelo método alfabético, dos nomes: FRANCISCO ROSAS de MELO, PATRÍCIA MONTE VERDE e PAULO ROBERTO CASTELO BRANCO, respectivamente, é:

  • A.

    Branco, Paulo Roberto Castelo Monte Verde, Patrícia Melo, Francisco Rosas de

  • B.

    Paulo, Roberto Castelo Branco Verde, Patrícia Monte De Melo, Francisco Rosas

  • C.

    Castelo Branco, Paulo Roberto Monte, Patrícia Verde De Melo, Francisco Rosas

  • D.

    Castelo Branco, Paulo Roberto Verde, Patrícia Monte Francisco, Rosas de Melo

  • E.

    Castelo Branco, Paulo Roberto Melo, Francisco Rosas de Monte Verde, Patrícia

A Microfilmagem é um processo de conservação de documentos que tem como vantagem:

  • A.

    não depender de legislação própria.

  • B.

    dispensar a guarda de todos os originais.

  • C.

    economizar espaço e reduzir volume.

  • D.

    dispensar qualquer sistema de classificação.

  • E.

    ser de baixo custo e poder ser lido a olho nu.

Os tipos de equipamentos para arquivo são:

  • A.

    vertical, rotativo, horizontal, de fichas, de mapas.

  • B.

    diagonal, horizontal, de fichas, de mapas.

  • C.

    vertical, de rolagem, horizontal, de fichas, de mapas.

  • D.

    vertical, rotativo, horizontal.

  • E.

    reto ou em pé, horizontal, de mapas.

Não se incluem entre as atividades de organização e planejamento das secretárias:

  • A.

    classificar os mais variados assuntos e dar solução às demandas.

  • B.

    fazer recensões de livros e de artigos de revistas especializadas.

  • C.

    gerenciar sistemas de informação, por meio do controle das rotinas automatizadas multimídia.

  • D.

    estocar todo o material da empresa para um melhor desempenho das suas atividades.

  • E.

    conhecer a empresa: ramo de atividade, produto, clientela, funcionários e organização das atividades.

O tipo de gráfico que orienta o acompanhamento, passo a passo, de uma atividade é:

  • A. Histograma.
  • B. Fluxograma.
  • C. Organograma.
  • D. Out put.
  • E. Cadeia de valor.

Conforme a padronização dos documentos oficiais, constantes no Manual da Presidência da República, o ofício:

  • A.

    tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais, pelos órgãos da administração pública, entre si, e também com particulares.

  • B.

    tem como finalidade informar, com o máximo de clareza e precisão, priorizando o nível informal da língua.

  • C.

    tem um uso restrito às instituições públicas federais.

  • D.

    é usado em empresa comercial e industrial, apenas se estas se dirigem às instituições federais.

  • E.

    é um meio de comunicação interdepartamental.

Com base no Manual da Presidência da República e em referência à estrutura do ofício, pode-se afirmar que:

  • A.

    o destinatário e o endereçamento devem constar na primeira e na última página.

  • B.

    a assinatura deverá constar em todas as páginas, quando houver mais de uma.

  • C.

    apenas o primeiro e o último parágrafos não são numerados.

  • D.

    nos fechos, usa-se 'Respeitosamente' para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

  • E.

    deve constar, obrigatoriamente, o assunto ou a ementa.

Faça a correlação entre os diversos tipos de documentos oficiais usados na administração pública com suas respectivas caracterizações.

1) Exposição de motivos.

2) Edital.

3) Protocolo.

4) Estatuto.

5) Portaria.

( ) "É o escrito em que se determinam princípios institucionais de uma coletividade ou entidade, pública ou privada".

( ) "É o expediente dirigido ao Presidente da República para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida, ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo".

( ) "Indica o ato pelo qual se publica pela imprensa, ou nos lugares públicos, certa notícia, fato ou ordenança que deve ser divulgada para conhecimento das pessoas nele mencionadas e de outros tantos que possam ter interesse no assunto".

( ) "De modo geral, significa o livro onde se registra, em ordem, os documentos apresentados numa repartição, ou os fatos e as decisões ocorridas numa assembléia ou audiência".

( ) "A função principal é autenticar a entrega de um documento, ou evidenciar a decisão ou o fato que deve ser registrado"

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5
  • B. 2, 3, 4, 5 e 1
  • C. 4, 1, 2, 3 e 5
  • D. 2, 4, 1, 5 e 3
  • E. 4, 2, 1, 3 e 5

Carta comercial é um meio de comunicação que objetiva iniciar, manter e encerrar transações. Portanto, o redator, para elaborá-la com eficiência, deve saber que a carta comercial:

  • A.

    admite o uso do que se conhece como "código aberto".

  • B.

    é usada amplamente nos órgãos públicos.

  • C.

    é bastante usada na indústria e no comércio.

  • D.

    utiliza uma linguagem informal e pessoal.

  • E.

    é de uso restrito às relações de compra e venda.

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