Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe os dados representados abaixo.
1) Pedido - A
2) Contratos - B
3) Correspondência - C
4) Catálogos - D
5) Reclamações - E
Esses dados se referem ao sistema de classificação:
A alternativa em que consta o correto arquivamento, pelo método alfabético, dos nomes: FRANCISCO ROSAS de MELO, PATRÍCIA MONTE VERDE e PAULO ROBERTO CASTELO BRANCO, respectivamente, é:
Branco, Paulo Roberto Castelo Monte Verde, Patrícia Melo, Francisco Rosas de
Paulo, Roberto Castelo Branco Verde, Patrícia Monte De Melo, Francisco Rosas
Castelo Branco, Paulo Roberto Monte, Patrícia Verde De Melo, Francisco Rosas
Castelo Branco, Paulo Roberto Verde, Patrícia Monte Francisco, Rosas de Melo
Castelo Branco, Paulo Roberto Melo, Francisco Rosas de Monte Verde, Patrícia
A Microfilmagem é um processo de conservação de documentos que tem como vantagem:
não depender de legislação própria.
dispensar a guarda de todos os originais.
economizar espaço e reduzir volume.
dispensar qualquer sistema de classificação.
ser de baixo custo e poder ser lido a olho nu.
Os tipos de equipamentos para arquivo são:
vertical, rotativo, horizontal, de fichas, de mapas.
diagonal, horizontal, de fichas, de mapas.
vertical, de rolagem, horizontal, de fichas, de mapas.
vertical, rotativo, horizontal.
reto ou em pé, horizontal, de mapas.
Não se incluem entre as atividades de organização e planejamento das secretárias:
classificar os mais variados assuntos e dar solução às demandas.
fazer recensões de livros e de artigos de revistas especializadas.
gerenciar sistemas de informação, por meio do controle das rotinas automatizadas multimídia.
estocar todo o material da empresa para um melhor desempenho das suas atividades.
conhecer a empresa: ramo de atividade, produto, clientela, funcionários e organização das atividades.
O tipo de gráfico que orienta o acompanhamento, passo a passo, de uma atividade é:
Conforme a padronização dos documentos oficiais, constantes no Manual da Presidência da República, o ofício:
tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais, pelos órgãos da administração pública, entre si, e também com particulares.
tem como finalidade informar, com o máximo de clareza e precisão, priorizando o nível informal da língua.
tem um uso restrito às instituições públicas federais.
é usado em empresa comercial e industrial, apenas se estas se dirigem às instituições federais.
é um meio de comunicação interdepartamental.
Com base no Manual da Presidência da República e em referência à estrutura do ofício, pode-se afirmar que:
o destinatário e o endereçamento devem constar na primeira e na última página.
a assinatura deverá constar em todas as páginas, quando houver mais de uma.
apenas o primeiro e o último parágrafos não são numerados.
nos fechos, usa-se 'Respeitosamente' para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
deve constar, obrigatoriamente, o assunto ou a ementa.
Faça a correlação entre os diversos tipos de documentos oficiais usados na administração pública com suas respectivas caracterizações.
1) Exposição de motivos.
2) Edital.
3) Protocolo.
4) Estatuto.
5) Portaria.
( ) "É o escrito em que se determinam princípios institucionais de uma coletividade ou entidade, pública ou privada".
( ) "É o expediente dirigido ao Presidente da República para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida, ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo".
( ) "Indica o ato pelo qual se publica pela imprensa, ou nos lugares públicos, certa notícia, fato ou ordenança que deve ser divulgada para conhecimento das pessoas nele mencionadas e de outros tantos que possam ter interesse no assunto".
( ) "De modo geral, significa o livro onde se registra, em ordem, os documentos apresentados numa repartição, ou os fatos e as decisões ocorridas numa assembléia ou audiência".
( ) "A função principal é autenticar a entrega de um documento, ou evidenciar a decisão ou o fato que deve ser registrado"
A seqüência correta é:
Carta comercial é um meio de comunicação que objetiva iniciar, manter e encerrar transações. Portanto, o redator, para elaborá-la com eficiência, deve saber que a carta comercial:
admite o uso do que se conhece como "código aberto".
é usada amplamente nos órgãos públicos.
é bastante usada na indústria e no comércio.
utiliza uma linguagem informal e pessoal.
é de uso restrito às relações de compra e venda.
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