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Entre os padrões empregados na diagramação de um jornal, está o que os especialistas chamam de "contraste entre figura e fundo". Tecnicamente, produtores gráficos definem este contraste como o equilíbrio entre:
Assessorias de imprensa têm uma intensa relação com a mídia, em alguns casos, enviando a jornais, rádios e TVs press-releases com textos acabados, prontos para publicação e/ou veiculação. Em outras ocasiões, assessorias oferecem apenas orientações para a futura produção de notícias. Esse procedimento legítimo é chamado:
Freqüentemente, assessorias de Comunicação organizam entrevistas para membros de veículos de imprensa. Há, como se sabe, vários tipos de entrevista jornalística, inclusive aquela em que o entrevistado é submetido às perguntas de vários repórteres, que representam diferentes veículos, chamada de:
A criação das assessorias de imprensa, após a Segunda Guerra Mundial, profissionalizou a intermediação entre instituições e/ou empresas e a mídia. Considerando as vantagens dessa profissionalização, é possível dizer que as assessorias:
aumentaram o salário dos jornalistas profissionais envolvidos na cobertura setorizada.
ampliaram consideravelmente a circulação dos jornais e a audiência das televisões.
levaram os administradores a perceber a relevância da informação ao público.
incrementaram a criação de novas editorias nas redações.
facilitaram a expansão de serviços on-line de notícias especializadas.
Assessorias são fontes importantes para a produção da informação jornalística. Essas fontes podem ser classificadas como primárias e secundárias, que podem ser definidas, respectivamente, como:
a que pertence a uma instituição oficial e a que apenas testemunhou um fato.
a que fornece a informação essencial da matéria e a que ajuda na formulação de uma pauta.
a que testemunhou um fato e a que teve conhecimento do fato através do relato de terceiros.
a que é especializada no assunto em pauta e a que não é especializada.
a que representa a versão da autoridade e a que é acusada de alguma coisa.
O Código de Ética aprovado pelo Congresso Nacional de Jornalistas de 1987 defende que, no caso em que a informação jornalística cometa equívocos e/ou necessite de correções:
o prejudicado deve entrar na justiça contra o jornal.
só haverá direito de resposta após decisão judicial.
o jornal pode suspender o jornalista de suas funções.
o prejudicado deve tentar um acordo com o jornal.
o jornalista deve permitir o direito de resposta.
Sobre a responsabilidade das informações, o Código de Ética elaborado no Congresso Brasileiro de Jornalistas de 1987 define que:
apenas o jornal é responsável pela informação divulgada.
o jornalista é responsável pela informação que divulga, mesmo que seu trabalho tenha sido alterado por terceiros.
o jornalista é responsável por toda informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.
o jornalista não é responsável pela informação a partir do instante em que ela é publicada por um jornal.
o jornal só é responsável pela informação publicada sem assinatura, e o material assinado é de exclusiva responsabilidade do jornalista.
Ainda segundo o Código de Ética Jornalística de 1987, a censura e a autocensura são delitos:
Pelo Código de Ética em vigor, os jornalistas brasileiros estão proibidos de:
aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria.
ter dois ou mais empregos jornalísticos remunerados em mais de uma empresa.
ter empregos jornalísticos paralelos no setor público e no setor privado.
ser ao mesmo tempo jornalista profissional numa empresa e assessor de imprensa de outra empresa.
aceitar empregos jornalísticos com salários superiores a 25 salários mínimos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
Quando se organiza uma empresa, na verdade está-se organizando o processo de comunicação. A comunicação, enquanto processo, dá vida à empresa, por meio do encadeamento das suas partes.
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