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Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
Uma empresa organiza-se, desenvolve-se, enfim, sobrevive, graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
A comunicação é responsável pelo envio e recebimento de mensagens em três grandes sistemas: o sistema sociopolítico, em que se inserem os padrões da competição, as leis de mercado, oferta e procura; o sistema econômico-industrial, em que se inserem os valores globais e as políticas do meio ambiente; e o sistema inerente ao microclima interno das organizações, em que estão estabelecidas as normas e políticas necessárias às operações empresariais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
A comunicação é uma área multidisciplinar, mediando os interesses dos participantes, os interesses da empresa, enquanto unidade econômica, e os interesses da administração, enquanto instituição. Essa grande característica do fenômeno comunicacional de mediação de objetivos mostra sua magnitude e importância para o equilíbrio do microclima interno.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
A partir desses princípios julgue os itens a seguir.
A troca de informações pessoais ou a disseminação de informações operacionais (estruturais) utilizam, no âmbito da empresa, duas espécies de canais: os canais formais e os canais informais. Os canais informais são os instrumentos oficiais, pelos quais passam tanto as informações descendentes como as ascendentes e que visam a assegurar o funcionamento ordenado e eficiente da empresa (normas, relatórios, instruções, portarias, sugestões, reclamações etc.). Os meios formais são aqueles não planejados pela diretoria, que fogem ao seu controle ou que ignoram, inclusive, a existência dos canais informais.
A Ética Profissional é um domínio que:
norteia as relações de etnia que envolvem os membros de uma sociedade.
conceitua deveres e estabelece regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais.
é estranho aos usos e costumes que vigoram numa determinada sociedade.
envolve um conjunto de princípios que regem a conduta da sociedade em geral.
tem como princípio organizar as atividades diárias de um grupo profissional.
O código de ética profissional dos Secretários e Secretárias no Capitulo II, referente aos Direitos dos profissionais, afirma que o profissional deve:
defender a integridade moral das profissões.
garantir e defender suas atribuições estabelecidas na Lei de regulamentação.
obrigatoriamente participar de atividades públicas para defender a categoria.
aceitar a jornada de trabalho que seja compatível com os interesses da chefia.
receber uma remuneração que seja equivalente à dos executivos da sua empresa.
Em referência ao Capítulo VI – Das Relações com a empresa –, o código de ética da profissão afirma que compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades:
identificar-se com a filosofia dos funcionários, sendo um agente facilitador da implementação das mudanças administrativas e políticas.
agir como elemento controlador das relações interpessoais na sua área de atuação.
atuar como figura-chave do fluxo de informações, desenvolvendo e mantendo, de forma dinâmica e contínua, os sistemas de comunicação.
estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.
ajudar, no ambiente de trabalho, a outros profissionais que sejam de sua estreita relação.
São atribuições do Secretário Executivo regulamentadas pela Lei 7.377/85:
planejar, organizar e garantir a direção adjunta da diretoria.
definir as atividades dos executivos e estabelecer seu cronograma de execução.
redigir textos profissionais especializados, exceto em idioma estrangeiro.
taquigrafar ditados, fazer discursos, conferências, palestras, explanações, inclusive em idioma estrangeiro.
registrar e distribuir expediente e executar outras tarefas, mesmo que não sejam correlatas
As organizações geram inúmeros documentos para atender as suas atividades. Para mantê-los organizados, o profissional de secretariado, antes de apreender a sistematização do arquivamento, precisa assimilar a importância e o valor da preservação dos documentos. Por isso, é válido saber que:
1) a importância dos arquivos cresceu enormemente, à medida que se desenvolveram os conceitos sociais, econômicos e culturais da humanidade.
2) a disseminação do ideal democrático ampliou os horizontes dos indivíduos, mas, não, as portas da consulta, da pesquisa e dos arquivos.
3) o documento, por si só, pode ser encarado como um instrumento para o correto desempenho da administração pública.
4) os arquivos públicos são conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por órgãos estritamente governamentais.
Está(ão) correta(s) apenas:
Conforme Medeiros (2003), documentação é um conjunto de técnicas cujo objetivo primordial é a produção, sistematização, distribuição e utilização de documentos. A secretária lida constantemente com esse material e deve saber que a documentação:
facilita o acesso às informações e aos conhecimentos especializados e é útil em todos os setores da atividade profissional.
pode ser comercial, científica ou oficial, conforme a tabela de temporalidade usada na organização.
a depender da cultura organizacional, pode ter natureza comercial, científica ou oficial.
oficial objetiva auxiliar a administração industrial, classificando documentos, como, por exemplo, os atos normativos.
oficial refere-se àquelas divulgadas informalmente.
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