Questões de Comunicação Social do ano 2004

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A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.

A partir desses princípios julgue os itens a seguir.

Uma empresa organiza-se, desenvolve-se, enfim, sobrevive, graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.

A partir desses princípios julgue os itens a seguir.

A comunicação é responsável pelo envio e recebimento de mensagens em três grandes sistemas: o sistema sociopolítico, em que se inserem os padrões da competição, as leis de mercado, oferta e procura; o sistema econômico-industrial, em que se inserem os valores globais e as políticas do meio ambiente; e o sistema inerente ao microclima interno das organizações, em que estão estabelecidas as normas e políticas necessárias às operações empresariais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.

A partir desses princípios julgue os itens a seguir.

A comunicação é uma área multidisciplinar, mediando os interesses dos participantes, os interesses da empresa, enquanto unidade econômica, e os interesses da administração, enquanto instituição. Essa grande característica do fenômeno comunicacional — de mediação de objetivos — mostra sua magnitude e importância para o equilíbrio do microclima interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é um sistema aberto. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor, que vitalizam o processo. Por sua vez, a organização persegue um equilíbrio entre as partes que a formam. Tal equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre as partes da organização e essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.

A partir desses princípios julgue os itens a seguir.

A troca de informações pessoais ou a disseminação de informações operacionais (estruturais) utilizam, no âmbito da empresa, duas espécies de canais: os canais formais e os canais informais. Os canais informais são os instrumentos oficiais, pelos quais passam tanto as informações descendentes como as ascendentes e que visam a assegurar o funcionamento ordenado e eficiente da empresa (normas, relatórios, instruções, portarias, sugestões, reclamações etc.). Os meios formais são aqueles não planejados pela diretoria, que fogem ao seu controle ou que ignoram, inclusive, a existência dos canais informais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Ética Profissional é um domínio que:

  • A.

    norteia as relações de etnia que envolvem os membros de uma sociedade.

  • B.

    conceitua deveres e estabelece regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais.

  • C.

    é estranho aos usos e costumes que vigoram numa determinada sociedade.

  • D.

    envolve um conjunto de princípios que regem a conduta da sociedade em geral.

  • E.

    tem como princípio organizar as atividades diárias de um grupo profissional.

O código de ética profissional dos Secretários e Secretárias no Capitulo II, referente aos Direitos dos profissionais, afirma que o profissional deve:

  • A.

    defender a integridade moral das profissões.

  • B.

    garantir e defender suas atribuições estabelecidas na Lei de regulamentação.

  • C.

    obrigatoriamente participar de atividades públicas para defender a categoria.

  • D.

    aceitar a jornada de trabalho que seja compatível com os interesses da chefia.

  • E.

    receber uma remuneração que seja equivalente à dos executivos da sua empresa.

Em referência ao Capítulo VI – Das Relações com a empresa –, o código de ética da profissão afirma que compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades:

  • A.

    identificar-se com a filosofia dos funcionários, sendo um agente facilitador da implementação das mudanças administrativas e políticas.

  • B.

    agir como elemento controlador das relações interpessoais na sua área de atuação.

  • C.

    atuar como figura-chave do fluxo de informações, desenvolvendo e mantendo, de forma dinâmica e contínua, os sistemas de comunicação.

  • D.

    estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.

  • E.

    ajudar, no ambiente de trabalho, a outros profissionais que sejam de sua estreita relação.

São atribuições do Secretário Executivo regulamentadas pela Lei 7.377/85:

  • A.

    planejar, organizar e garantir a direção adjunta da diretoria.

  • B.

    definir as atividades dos executivos e estabelecer seu cronograma de execução.

  • C.

    redigir textos profissionais especializados, exceto em idioma estrangeiro.

  • D.

    taquigrafar ditados, fazer discursos, conferências, palestras, explanações, inclusive em idioma estrangeiro.

  • E.

    registrar e distribuir expediente e executar outras tarefas, mesmo que não sejam correlatas

As organizações geram inúmeros documentos para atender as suas atividades. Para mantê-los organizados, o profissional de secretariado, antes de apreender a sistematização do arquivamento, precisa assimilar a importância e o valor da preservação dos documentos. Por isso, é válido saber que:

1) a importância dos arquivos cresceu enormemente, à medida que se desenvolveram os conceitos sociais, econômicos e culturais da humanidade.

2) a disseminação do ideal democrático ampliou os horizontes dos indivíduos, mas, não, as portas da consulta, da pesquisa e dos arquivos.

3) o documento, por si só, pode ser encarado como um instrumento para o correto desempenho da administração pública.

4) os arquivos públicos são conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por órgãos estritamente governamentais.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. 1
  • B. 1 e 2
  • C. 2 e 3
  • D. 3 e 4
  • E. 1, 2 e 3

Conforme Medeiros (2003), documentação é um conjunto de técnicas cujo objetivo primordial é a produção, sistematização, distribuição e utilização de documentos. A secretária lida constantemente com esse material e deve saber que a documentação:

  • A.

    facilita o acesso às informações e aos conhecimentos especializados e é útil em todos os setores da atividade profissional.

  • B.

    pode ser comercial, científica ou oficial, conforme a tabela de temporalidade usada na organização.

  • C.

    a depender da cultura organizacional, pode ter natureza comercial, científica ou oficial.

  • D.

    oficial objetiva auxiliar a administração industrial, classificando documentos, como, por exemplo, os atos normativos.

  • E.

    oficial refere-se àquelas divulgadas informalmente.

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