Questões de Comunicação Social do ano 2006

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Fazem parte do público externo à empresa e têm, entretanto, laços com ela, além de interesses comuns em particular. Distribuidores e representantes devem ser considerados membros da família empresarial do fabricante. Estamos falando especificamente sobre:

  • A. Os funcionários
  • B. A empresa
  • C. A comunidade
  • D. O público misto
  • E. Os órgãos públicos

Essas relações têm a função de adquirir e manter a confiança dos dirigentes e colaboradores dos diversos órgãos de divulgação, confiança que se firma pela utilização de noticiário proveniente de uma instituição pública ou privada (Andrade, 2003). Fala-se das relações com:

  • A. Os investidores
  • B. A comunidade
  • C. A imprensa em geral
  • D. Os acionistas
  • E. Os funcionários

Para as organizações privadas o público governamental é constituído de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, desde os altos cargos até as mais humildes funções públicas, nas esferas federal e municipal, incluindo-se também os funcionários das autarquias e paraestatais (Andrade, 2003). Por esta afirmação, o autor trata das Relações Públicas com:

  • A. os acionistas
  • B. os empresários
  • C. os consumidores
  • D. as comunidades
  • E. os poderes públicos

Toda empresa ou organização já nasce com determinadas definições ____________ provenientes do seu fundador. A ética empresarial, num sentido mais amplo, representa a definição clara de ____________ adequadas pela empresa e por seus dirigentes, e, embora baseada em conceitos ________________, distingue-se destes pela sua característica mais _____________ (Humberg, 2001).

A opção que preenche corretamente as lacunas é:

  • A. severas, ações, legais, influente.
  • B. normais, idéias, corretos, usada.
  • C. instrumentais, normas, morais, organizada.
  • D. éticas, filosofias, definidos, disciplinada.
  • E. éticas, posturas, morais, utilitária.

Para fundamentar todo o processo de comunicação, inclusive o promocional, haverá necessidade de integração de todas as áreas da organização em torno da visão institucional. Trata-se fundamentalmente:

  • A.

    do comportamento mercadológico.

  • B.

    da definição estratégica do conceito organizacional.

  • C.

    da capacitação gerencial.

  • D.

    da comunicação no mercado de trabalho do Relator Público.

  • E.

    da multidisciplinaridade da comunicação.

São programas de reestruturação internos:

  • A. Reengenharias.
  • B. Custos.
  • C. Benefícios.
  • D. Coincidências.
  • E. Conhecimento humano.

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A equipe de comunicação da ANA deve criar e desenvolver um conceito único que resuma os objetivos e metas do órgão da administração pública, sem entrar em conflito com as regras gerais da política de comunicação de governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A imagem externa que se pretende desenvolver e a mensagem que se quer veicular relacionam-se unicamente ao esforço de comunicação de massa desenvolvido pela ANA e estão desvinculadas da geração de fatos de interesse nacional por parte da articulação política e institucional do órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Instrumento de inteligência empresarial, a auditoria de imagem desempenha uma função estratégica ao representar uma leitura adequada da inserção da organização na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Se a imagem e a identidade de uma organização pública são construídas sobre seus fatores internos e a partir da visão que o cidadão e a opinião pública têm dessa organização, então elas dependem tanto da excelência de seus produtos e serviços quanto da divulgação que faz deles.

  • C. Certo
  • E. Errado
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