Questões de Comunicação Social do ano 2006

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A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Espaços internos de exposição de conflitos, no trabalho, podem aumentar as divergências e dificultar a elaboração das relações de confiança entre os trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

       João, servidor público, acha que somente suas idéias são importantes e desconsidera as opiniões dos outros.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I A dificuldade de relacionamento do servidor está vinculada diretamente à falta de compreensão dos colegas com a sua forma de agir.

II João está correto, pois é necessário que o servidor se imponha no local de trabalho, para poder ser respeitado.

III O modo hostil de agir do servidor pode fazer com que os colegas sintam-se desconsiderados.

IV A relação entre João e seus colegas de trabalho tende a ser tensa e conflitiva.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A campanha da ANA deve partir dos eixos básicos que sustentam a imagem pública do governo, a fim de que o trabalho da equipe tenha como base a consonância entre os objetivos da campanha e aqueles objetivos gerais da política de comunicação do governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redação de um boletim informativo de uma instituição deve primar:

  • A. pela estrita observância da norma culta da língua portuguesa, não apelando para a linguagem coloquial, tratar os assuntos de forma aprofundada e acadêmica, visando à formação da opinião de seus leitores.
  • B. pela simplicidade e pela linguagem direta e concisa, podendo, portanto, descuidar-se das normas gramaticais e da precisão e correção das informações.
  • C. pela simplicidade e pela linguagem direta e concisa, não podendo, no entanto, descuidar-se das normas gramaticais e da precisão e correção das informações.
  • D. pela adjetivação das informações como um requisito fundamental para a plena conscientização de seu público.
  • E. pela submissão aos apelos visuais da publicação.

A respeito de um jornal de empresa pode-se dizer que:

  • A. a sua periodicidade é a velocidade com que é impresso na gráfica.
  • B. o uso da linguagem jornalística contribui para lhe dar credibilidade.
  • C. o seu público-alvo são as pessoas a quem se dirigem as críticas da direitoria.
  • D. o perfil editorial é o conjunto das características dos jornalistas que o editam.
  • E. a sua diagramação não precisa ser agradável. O importante são os textos.

"Diversos processos podem ser usados para adquirir a confiança e a compreensão dos funcionários da empresa, porém, o mais importante é o de saber ouvir" (Andrade, 2003). O profissional específico para esta atividade é:

  • A. Administrador.
  • B. Contador.
  • C. Relações Públicas.
  • D. Psicólogo.
  • E. Ombudsman.

É procedimento normal de algumas empresas, ao receberem um funcionário novo, adotar a política de socialização deles com o restante dos colegas. Nesta ocasião o novato recebe as informações e normas, por escrito, num documento chamado:

  • A. Manual do funcionário.
  • B. Diário do Relações Públicas.
  • C. Mensagens diárias.
  • D. Dicionário comercial.
  • E. Manual de opções.

Leia atentamente as questões que se seguem:

"A imagem de uma empresa constitui um dos seus patrimônios mais valiosos" (Publifolha, 2001).

Pertinente a Relações Públicas é correto afirmar que:

I - As Relações Públicas compreendem o modo como as mensagens são passadas entre a empresa e os consumidores.

II - Cabe ao profissional de Relações Públicas cuidar da imagem pública da empresa.

III - As Relações Públicas reúnem um conjunto de habilidades e estratégias que fortalecem a imagem de uma empresa.

IV - O bom uso das Relações Públicas intensifica as relações da empresa com seu público.

Estão corretas:

  • A. I, II, III apenas.
  • B. II, III apenas.
  • C. I, III apenas.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. III, IV apenas.

Desenvolver um programa eficaz exige abordar-se a estrutura de várias direções (Lesly, 2002). Entende-se que o exemplo da organização dos assuntos públicos por tópicos encontra-se no item:

  • A.

    Estratégico, emergente, existente.

  • B.

    Processo, possibilidade, oponentes, resultados.

  • C.

    Processo, possibilidade, oponentes, resultados.

  • D.

    Reputação por acurácia e justiça, posição de grupos ativistas, discussões significativas.

  • E.

    Meio ambiente, meio social e cultural, meio tecnológico, meio político, meio econômico.

"Os empregados constituem naturalmente o corpo mais importante de embaixadores da boa vontade de uma organização" (Andrade, 2003). Essa afirmação é referente a:

  • A. Relações com o público em geral.
  • B. Relações com a imprensa.
  • C. Relações com o público interno.
  • D. Relações com a comunidade.
  • E. Relação com os órgãos públicos.
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