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Podemos afirmar que o papel do (a) Assistente Executivo (a) hoje é o mesmo que o da Secretária Executiva. Neste caso você:
não concorda, pois o (a) assistente executivo (a) é um cargo diferente do (a) secretário (a) executivo (a).
sim, você concorda, pois ambos desenvolvem as mesmas tarefas.
não concorda, pois assistência executiva é uma das funções do (a) secretário (a) executivo (a).
sim, você concorda, pois o (a) assistente tem responsabilidades maiores que o (a) secretário (a).
Administração desastrada, falhas na comunicação interna e externa, tratamento amadorístico e tardio de problemas, falta de comprometimento e falta de amor pelo que fazem levam executivos e secretárias a comprometerem a imagem da organização. Para que isso não ocorra, ambos devem:
criar estratégias e projetos a fim de minimizar problemas, gerar satisfação aos clientes e atingir metas estabelecidas.
contratar empresas que cuidem especificamente de divulgação e imagem institucional, sem necessariamente organizar o ambiente interno.
investir em projetos na área de vendas com o objetivo de fidelizar o cliente externo para atingir metas de vendas.
encaminhar e enumerar os problemas neste sentido para os setores responsáveis a fim de sanar problemas futuros que possam comprometer a imagem da empresa.
Quando nos referimos à tomada de decisões por parte das organizações, na maioria das vezes estamos falando de planejamento estratégico, cujo objetivo é fixar diretrizes de atuação da empresa nas diferentes áreas. Neste processo, cabe ao (a) secretário (a):
conhecer a cultura organizacional e fazer parte constante dos processos decisórios sempre que possível por intermédio de suas competências profissionais.
apresentar projetos que visem ampliar os lucros da empresa com o foco no cliente externo, deixando claro que você fará parte das decisões de seu projeto.
criar estratégias específicas de tomadas de decisões para todas as instâncias superiores na organização, intitulando este projeto como seu marco profissional dentro da organização.
manter-se neutro (a) no processo decisório, pois não compete ao profissional de secretariado tomar parte de qualquer decisão da organização.
Nos processos organizacionais, deparamos inúmeras vezes com a necessidade de percepção em relação a tudo o que ocorre em nosso ambiente de trabalho e ao nosso redor relativo às nossas decisões, ao nosso comportamento profissional e ao nosso futuro na organização. Podemos dizer que visão sistêmica, então, é:
o constante lamento dos problemas que vivemos e que devemos tentar modificar o nosso comportamento em relação às pessoas e ao nosso redor.
ficar insatisfeito (a) com os nossos resultados e reclamar para nossos (as) executivos (as) quando ocorrerem estas situações.
sonhar com o sucesso, planejar o futuro, aspirar novos cargos sem nada modificar no presente.
eleger os hábitos que melhor nos conduzam aonde queremos chegar, tendo a percepção de que cada ato gera uma conseqüência, evitando assim problemas futuros.
A evolução no perfil do (a) secretário (a) levou as organizações a repensarem este papel de seus colaboradores. Hoje o perfil profissional do (a) secretário (a) desejado nas organizações é:
o profissional ágil, reflexivo, cumpridor das normas do setor e discreto.
polivalente, negociador, comprometido e participativo.
negociador, estrategista de marketing interno e de recursos financeiros para a empresa, além de competente.
O marketing cultural é um instrumento de comunicação empresarial que tem como principal objetivo:
promover um novo produto ou serviço.
divulgar a marca em determinado segmento.
conquistar e aumentar a simpatia pela empresa.
Existem muitas semelhanças entre a confecção de um jornal vendido em bancas e os que são voltados para o público interno de uma empresa ou órgão público. Uma das diferenças está na:
separação de espaços para os gêneros jornalísticos.
No universo das instituições, não se tem cogitado muito sobre conceitos como política de comunicação ou ações de comunicação. Limitado por essa deficiência do comando desta ou daquela empresa, nas quais a comunicação compõe, politicamente falando, um elemento de reação ao ambiente e não um vetor do pensamento organizacional, o comunicador vê seu trabalho reduzido a operar mídias e a transmitir mensagens que sejam do interesse da administração.
Em harmonia com o referido pensamento, uma política de comunicação deveria:
suscitar impactos políticos de grande repercussão, de modo a atrair as atenções do público e da mídia para as realizações da empresa;
dar curso a processos mentais criadores desde que provenham de profissionais que, numa empresa, se ocupem de projetos de comunicação;
sintonizar a empresa com a sociedade e o mercado, fortalecendo ainda os relacionamentos públicos e a imagem organizacional;
atualizar procedimentos de modernização e realinhamento, por parte da direção da empresa, tendo em vista rumos e metas da organização;
dar corpo e curso à idéia de que uma estratégia de administração da empresa pode, na maior parte dos casos, subsumir uma visão organizacional.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É definida como uma atividade global, multidisciplinar, com objetivos específicos, que visa a estabelecer um nível de informação estável e criar um conceito próprio para a empresa, do qual ela irá usufruir no mercado (Schmidt, 2001). O autor se refere à (ao):
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em uma organização pública, os servidores encontram-se desmotivados. Há um ambiente entre eles de desconfiança e individualismo. Essa atmosfera está causando uma série de impactos na organização.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho em equipe e à qualidade no atendimento ao público.
A atuação em equipe poderia modificar a situação descrita, por meio de um trabalho de liderança que adaptasse os aspectos individuais dos servidores às expectativas da organização e dos usuários.
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