Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para que o processo de comunicação, citado na questão anterior, ocorra, detendo as informações constantes do site, é necessário que a mensagem seja
codificada pelo emissor.
codificada pelo receptor.
decodificada pelo emissor.
decodificada pelo receptor.
decodificada pelo referente.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A internet, no caso apresentado na questão 24, é
o canal.
o referente.
o codificador.
a mensagem.
o decodificador.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Quanto ao destino, os conteúdos, apresentados na questão 24, sobre a instituição e sobre o concurso, divulgados no site, são considerados, neste caso, como uma mensagem
restrita.
dirigida.
massiva.
específica.
manipulada.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Nas relações humanas, estamos sempre estabelecendo comunicações que podem ser prejudicadas por barreiras. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos fatores que dificultam as comunicações, ou seja, nas barreiras:
( ) preconceitos e opiniões pessoais.
( ) competição entre as pessoas, o que dificulta ouvir o outro.
( ) o número de intermediários - quanto maior o número maior a distorção.
( ) capacidade de ouvir o outro, de dialogar.
Agora, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
A comunicação é essencial nas relações humanas e este processo é, muitas vezes, prejudicado por obstáculos ou barreiras. Para ultrapassar obstáculos ou barreiras à comunicação, o emissor deve:
1- tornar a mensagem clara e precisa.
2- considerar as características do receptor.
3- evitar o uso de expressões técnicas e siglas ininteligíveis.
4- ajustar as comunicações ao devido tempo.
O correto está em:
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O que é informação?
Podemos conceituar a informação como sendo dados interpretados e contextualizados, levando-se em conta que a informação só se processa quando é possível de ser assimilada e compreendida. Por isso, informar é dar forma a algo.
Informação é a constituição de dados que decorrem do conhecimento e que alimenta os centros de pesquisa.
Informação é o conteúdo textual que alimenta os veículos de comunicação.
Informação é a matéria-prima que circula entre os veículos de comunicação.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
A comunicação verbal é muito freqüente nas rotinas secretariais, além da comunicação escrita. Para o (a) secretário (a) conduzir um processo de comunicação com eficiência e eficácia se faz necessário unir quatro elementos importantes:
emissor, remetente, código e vocabulário.
mensagem, sinais, emitente e código.
emissor, receptor, mensagem e código.
emitente, emissor, sinais e mensagem.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.
Este postulado assim se verifica:
trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;
a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;
a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;
somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;
há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:
propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;
indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;
fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;
decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.
marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:
introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;
intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;
asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;
barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;
personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...