Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que o processo de comunicação, citado na questão anterior, ocorra, detendo as informações constantes do site, é necessário que a mensagem seja

  • A.

    codificada pelo emissor.

  • B.

    codificada pelo receptor.

  • C.

    decodificada pelo emissor.

  • D.

    decodificada pelo receptor.

  • E.

    decodificada pelo referente.

A internet, no caso apresentado na questão 24, é

  • A.

    o canal.

  • B.

    o referente.

  • C.

    o codificador.

  • D.

    a mensagem.

  • E.

    o decodificador.

Quanto ao destino, os conteúdos, apresentados na questão 24, sobre a instituição e sobre o concurso, divulgados no site, são considerados, neste caso, como uma mensagem

  • A.

    restrita.

  • B.

    dirigida.

  • C.

    massiva.

  • D.

    específica.

  • E.

    manipulada.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Nas relações humanas, estamos sempre estabelecendo comunicações que podem ser prejudicadas por barreiras. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos fatores que dificultam as comunicações, ou seja, nas barreiras:

( ) preconceitos e opiniões pessoais.

( ) competição entre as pessoas, o que dificulta ouvir o outro.

( ) o número de intermediários - quanto maior o número maior a distorção.

( ) capacidade de ouvir o outro, de dialogar.

Agora, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

  • A. V V F F
  • B. V F V V
  • C. F F V V
  • D. V V V F

A comunicação é essencial nas relações humanas e este processo é, muitas vezes, prejudicado por obstáculos ou barreiras. Para ultrapassar obstáculos ou barreiras à comunicação, o emissor deve:

1- tornar a mensagem clara e precisa.

2- considerar as características do receptor.

3- evitar o uso de expressões técnicas e siglas ininteligíveis.

4- ajustar as comunicações ao devido tempo.

O correto está em:

  • A. 1, 2 e 3, somente.
  • B. 1, 3 e 4, somente.
  • C. 2 e 4, somente.
  • D. 1, 2, 3 e 4.

O que é informação?

  • A.

    Podemos conceituar a informação como sendo dados interpretados e contextualizados, levando-se em conta que a informação só se processa quando é possível de ser assimilada e compreendida. Por isso, informar é dar forma a algo.

  • B.

    Informação é a constituição de dados que decorrem do conhecimento e que alimenta os centros de pesquisa.

  • C.

    Informação é o conteúdo textual que alimenta os veículos de comunicação.

  • D.

    Informação é a matéria-prima que circula entre os veículos de comunicação.

A comunicação verbal é muito freqüente nas rotinas secretariais, além da comunicação escrita. Para o (a) secretário (a) conduzir um processo de comunicação com eficiência e eficácia se faz necessário unir quatro elementos importantes:

  • A.

    emissor, remetente, código e vocabulário.

  • B.

    mensagem, sinais, emitente e código.

  • C.

    emissor, receptor, mensagem e código.

  • D.

    emitente, emissor, sinais e mensagem.

O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.

Este postulado assim se verifica:

  • A.

    trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;

  • B.

    a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;

  • C.

    a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;

  • D.

    somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;

  • E.

    há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.

A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:

  • A.

    propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;

  • B.

    indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;

  • C.

    fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;

  • D.

    decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.

  • E.

    marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.

Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:

  • A.

    introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;

  • B.

    intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;

  • C.

    asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;

  • D.

    barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;

  • E.

    personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...