Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tal como hoje o conhecemos, o conceito de globalização se acha inextricavelmente associado ao de meios de comunicação. Isto ocorre, por exemplo, em virtude do que se denomina multimídia.
Dentre as opções abaixo, assinale a correta definição deste último termo:
processo de digitalização de códigos e mensagens destinados a ampla circulação, considerando-se a atividade incessante de mídias a um só tempo singulares e plurais;
conjunto de técnicas que permitem a produção, a difusão e a restituição, em um mesmo suporte, de distintas modalidades de representação midiática de informações;
dispositivos midiais holísticos que se associam para a produção de mensagens de imediato alcance social em um regime de partilha internacional de conteúdos;
regime de cooperação entre meios de comunicação pelo qual uns suprimem as deficiências tecnológicas dos outros, complementando-se então em sua tarefa de informar;
associação de textos, sons e imagens que tecnologias contemporâneas da comunicação adotaram com a finalidade de elaborar mensagens criptografadas e segmentais.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.
É considerado sistema aberto de televisão aquele que transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrança de tarifas do telespectador. O sistema fechado transmite em regime de circuito fechado ou por assinatura. São exemplos exclusivos de sistema fechado de televisão a TV a cabo e a TV digital.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os meios de comunicação de massa constituem apenas uma pequena parte da indústria da informação, que é cada vez menos dependente das ferramentas de distribuição da Internet para entregar seus produtos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na elaboração de um projeto de comunicação visual escrita, devem ser observados alguns fatores que colaboram com a legibilidade do texto, tais como tamanhos, proporções e cores usadas em letras, números e símbolos. Com relação a esses fatores, assinale a opção correta.
É recomendado usar textos apenas com letras maiúsculas.
Os tipos de letras pouco ornamentados são mais legíveis.
O tamanho recomendado para as letras depende apenas da área disponível.
As linhas longas exigem menor espaçamento entre elas em comparação com o espaçamento exigido por linhas curtas.
O contraste apresenta influência menor na legibilidade que a iluminação.
Segundo um texto clássico de Pierre Bourdieu chamado A opinião pública não existe (In Questões de Sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1983. p. 173-182), as pesquisas de opinião que levantam médias estatísticas sobre o que pensa um grupo de entrevistados produzem artefatos sem sentido por "acumularem opiniões que absolutamente não possuem a mesma força real". Ou seja, a média da opinião das pessoas entrevistadas não reflete a organização real e estratificada da sociedade, na qual a opinião de um trabalhador braçal não tem o mesmo peso de um articulista de jornal ou de um empresário. Para Bourdieu, a opinião pública não pode ser reduzida a uma média estatística. Com base nessa concepção, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
A opinião pública é o agregado das opiniões predominantes em uma comunidade.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
A opinião pública corresponde a um juízo de valor (subjetivo) que advém de uma situação objetiva (um fato concreto) e se manifesta objetivamente.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Para a opinião pública manifestar-se e modificar-se coletivamente, é necessária a aproximação física dos indivíduos.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
O grupo de pressão é constituído por líderes de pensamento de uma comunidade, por uma determinada organização ou qualquer combinação de organizações que procura exercer influência sobre outro grupo, no sentido de forçar uma mudança de atitude.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Por ter natureza essencialmente social, a opinião pública deve ser estudada fora de contexto, já que é formulada de modo racional e cresce de modo irracional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...