Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A letra que reproduzimos acima é uma das mais utilizadas em publicidade. A família Garamond foi criada em 1530 por Claude Garamond, um grande tipógrafo. Sobre ela, é correto afirmar que

  • A. é uma família tipográfica que não possui economia na redação de títulos ou textos publicitários.
  • B. sua legibilidade é sofrível a curta distância e não possui serifa.
  • C. caracteriza-se pela presença de serifa e possui excelente legibilidade.
  • D. não possui serifas, a legibilidade é baixa a longa distância.
  • E. possui geometria simples, pouco contraste entre as hastes e baixa legibilidade a curta distância.

As cores do Sistema CMYK para impressão de policromias são:

  • A. ciano, magenta, amarelo e preto.
  • B. laranja, vermelho, violeta e amarelo.
  • C. ciano, verde, violeta e preto.
  • D. preto, vermelho, amarelo e verde.
  • E. amarelo, verde, laranja e branco.

A expressão caixa alta indica o emprego de letras maiúsculas; caixa alta e baixa, de maiúsculas, na primeira letra das palavras, segundo as regras da língua, e minúsculas nas demais. Este é o tipo de conhecimento inerente à

  • A. conceito criativo.
  • B. rafe.
  • C. tipografia.
  • D. mancha.
  • E. título.

Resumo gráfico que consiste na utilização da primeira letra do texto em tamanho maior do que as demais e, geralmente, é usada em textos longos e de caráter literário. Trata-se de

  • A. iluminura.
  • B. capitular.
  • C. cartucho.
  • D. ponto.
  • E. fonte.

O acabamento final de um trabalho de arte destinado à produção gráfica, com indicações referentes a áreas de cor, retículas, fotografias, ampliações, reduções etc., é

  • A. o layout.
  • B. a arte final.
  • C. o rafe.
  • D. o briefing de criação.
  • E. o croqui.

É um importante designer baiano, também escritor, músico, artista plástico, cineasta e tradutor da cultura e da identidade visual do Brasil. Formado em design pelo curso experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Trata-se de

  • A. Rogério Duarte.
  • B. Ruben Martins.
  • C. Cláudio Tozzi.
  • D. Maurício Nogueira Lima.
  • E. Geraldo de Barros.

Com base no texto acima, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

O que é uma produção gráfica?

  • A.

    É o trabalho desenvolvido por jornalista na divulgação dos trabalhos de uma agência de publicidade.

  • B.

    É a atividade ou setor de uma agência de publicidade que viabiliza, acompanha e fiscaliza a produção de matrizes, acabamento e impressão de peças gráficas.

  • C.

    É o layout produzido na Assessoria de Imprensa visando à confecção de uma publicação.

  • D.

    Compreende as atividades do assessor de imprensa na definição e elaboração de veículos de comunicação da organização em que se insere.

Em referência a uma programação visual, projetos de comunicação atendem às seguintes finalidades:

  • A.

    controlar a reprodução de aspectos visuais de uma publicação, estabelecendo os critérios de sua diagramação;

  • B.

    compor e ordenar marca-símbolo, logotipo, padrão pictórico e corpo de letra escolhidos por uma empresa;

  • C.

    diferenciar e promover a imediata identidade visual de uma empresa, fortalecendo seu posicionamento no mercado;

  • D.

    estabelecer os elementos de comunicação visual, sua organização, seus critérios de uso e sua normalização;

  • E.

    elaborar um manual de aplicação, editando normas de execução do projeto em sua viabilidade mercadológica.

O que se entende hoje por revisão, para fins editoriais, é:

  • A.

    acompanhamento, por parte de um revisor, de métodos de editoração, pelos quais se provê e faz executar uma eliminação de imprecisões gráficas;

  • B.

    preparação e fotocomposição de originais manuscritos, a serem devolvidos ao autor, com reparos formais exigíveis por uma nomenclatura vigente;

  • C.

    colação de provas e contraprovas com o texto original, indicando, por meio de símbolos convencionais, todos os erros de composição;

  • D.

    atenta leitura analítica e exame minucioso de provas tipográficas com vistas à sua normalização ortográfica, a cargo de um editor-assistente;

  • E.

    cotejo de um manuscrito ainda no prelo com nova versão sua, conduzida por um revisor com a finalidade de afiançar uma montagem original.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...