Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

Veículos como jornais, revistas e tablóides chamam de circulação paga o número total de uma edição colocada nas bancas e entregue aos assinantes, bem como os números gratuitamente entregues a autoridades, bibliotecas ou escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

Um dos instrumentos mais usados pela propaganda é o volante, também conhecido como folder, feito em papel A4, com 3 dobraduras, que serve para divulgar produtos e serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A espessura do papel usado na impressão de jornais, revistas e similares é indicada:

  • A. pela sua própria espessura em milímetros.
  • B. pela sua própria espessura em picas (paicas).
  • C. pela sua própria espessura em milímetros multiplicada por dois.
  • D. pela raiz quadrada da soma de suas bordas, medidas em milímetros.
  • E. geralmente, pelo seu peso, correspondente a uma folha de um metro quadrado.

De acordo com algumas convenções, termos técnicos e características do processo de planejamento gráfico, edição e impressão de publicações:

  • A. a impressão do preto sobre o branco constitui um efeito positivo e o branco sobre o preto, um efeito negativo. O primeiro efeito dá melhores resultados em termos de legibilidade.
  • B. as cores verde, lilás e vermelho são as cores primárias e, se misturadas, dão origem às secundárias, terciárias etc.
  • C. o papel A0 corresponde à metade do papel A1 e este, à metade do papel A2.
  • D. Elzevir é o nome dado à medida padrão do papel de impressão.
  • E. chamada é o nome dado a uma nota impressa na parte inferior das páginas internas de um jornal.

Um dos aspectos a que o diagramador ou encarregado do planejamento visual de uma publicação tem de prestar atenção são as zonas de visualização de uma página. Nas páginas dos jornais e revistas atuais, impressas em forma de mosaico, o olho humano tende:

  • A. a fazer o percurso que vai do canto superior esquerdo ao canto inferior direito, chamados respectivamente de Zona Primária e Zona Secundária.
  • B. a percorrer livremente a página, sem fixar-se em zona específica.
  • C. a fixar-se imediatamente na zona morta da página.
  • D. a fazer o percurso que vai do canto superior direito ao canto inferior esquerdo, chamadas respectivamente de Zona Reticular e Zona de Descanso.
  • E. a percorrer o caminho da direita para a esquerda, identificadas respectivamente como Zona Primária e Zona Secundária.

As fontes mais usadas na impressão do corpo dos textos de jornais são aquelas que:

  • A. não possuem serifa, porque estas prejudicam a legibilidade.
  • B. possuem serifa, porque estas, quando impressas em caixa alta, como ocorre na maioria dos textos dos jornais, tendem a aumentar o grau de legibilidade.
  • C. possuem serifa, porque estas, quando impressas em caixa baixa, costumam aumentar o grau de legibilidade.
  • D. imitam um texto manuscrito, para transmitir a impressão de familiaridade ao leitor.
  • E. são bastante encorpadas e pouco arejadas, pois, ao criarem o efeito bold,destacam-se mais.

Capitular é:

  • A. a identificação de cada seção de um jornal.
  • B. a letra maiúscula que abre cada um dos parágrafos das notícias.
  • C. o ato de dividir o texto jornalístico em capítulos.
  • D. um título que indica o início de um novo capítulo da notícia.
  • E. a letra usada no início das composições, em tamanho superior ao do texto, para dar um efeito visual especial.

Dos pontos de vista gráfico e editorial, o box representa:

  • A. um quadro na mancha gráfica, destacado com um fio ou retícula, em cujo interior são impressas normalmente informações complementares a um texto maior, como dados históricos, estatísticas etc., ou para destacar uma notícia curta.
  • B. um quadro na mancha gráfica destinado a destacar ainda mais a matéria principal da página.
  • C. um quadro destinado a realçar a foto de um jornal que, por padrão, sempre virá dentro do box.
  • D. um espaço dentro da mancha gráfica, destinado exclusivamente a criar um efeito visual.
  • E. um espaço pouco valorizado no planejamento gráfico, tornando-se uma reserva de espaço em branco.

Sobre a infografia no jornalismo on-line podemos afirmar que:

  • A. os mapas são necessariamente infográficos simulatórios e exploratórios porque permitem a manipulação da realidade por meio da representação.
  • B. os infográficos atuam como informações complementares ou principais, com o objetivo de facilitar a comunicação, detalhar e ampliar a compreensão das informações.
  • C. a combinação de códigos icônicos e verbais nos infográficos não tem caráter informativo, posto que seu papel é atrair a atenção do leitor on-line para o texto principal.
  • D. a fotografia nunca compõe um infográfico, pois os elementos visuais on-line são criações de arte.
  • E. as características do suporte on-line de veiculação de informação, como a linearidade narrativa e a interatividade, ampliam o potencial da infografia no jornalismo on-line.

"Em ___________ você pode escolher suas ___________ e os seus veículos. Mas sua mensagem, quando emitida, pode encontrar o _______________ que o público muitas vezes não tem em relação a mensagens ________________. Leitores e espectadores procuram pelas _____________ e não pela publicidade. Com a _______________ você pode fazer parte das notícias" (Lesly, 2002).

A Alternativa que contém o correto preenchimento das lacunas é:

  • A. publicidade, mensagens, ceticismo, pagas, notícias, propaganda.
  • B. propaganda, mensagens, ceticismo, pagas, novidades, publicidade.
  • C. publicidade, idéias, ódio, gratuitas, notícias, comunicação.
  • D. propaganda, idéias, pessimismo, gratuitas, idéias, comunicação.
  • E. comunicação, idéias, ceticismo, novas, idéias, comunicação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...