Questões de Comunicação Social do ano 2006

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De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

Os press releases, enviados por assessorias de comunicação, tornaram-se um gênero particular da linguagem jornalística, pois o seu uso como base para a pauta de edições é cada vez mais freqüente no jornalismo moderno.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

Um dos mais importantes instrumentos do jornalismo gráfico empresarial é o house organ, que foi elaborado pelas assessorias de comunicação e marketing para promover a integração entre empregados e divulgar a empresa ou organização pelo seu aspecto social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Na informática, a interatividade refere-se à possibilidade de alguém interagir operando, a cada etapa, um sistema, um programa, ou um equipamento, por meio de comandos disponíveis em um repertório de opções ofertadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação e o marketing procuram fazer, cada vez mais, pesquisas acerca da natureza do tamanho das audiências e públicos, acerca dos efeitos de curto e longo prazos das mensagens e acerca de como ouvintes e expectadores usam os meios e recebem suas mensagens. Essas pesquisas dão suporte às ações cotidianas dos profissionais na formatação dos produtos da comunicação de massa dirigidos aos seus públicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A apresentação à imprensa do denominado press-kit — um conjunto de meios para que os jornalistas possam ter dados e informações à mão, em áudio, vídeo e texto — é um meio eficiente e barato de divulgação de órgãos ou empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Release é:

  • A. o newsletter destinado à convocação para uma coletiva de imprensa.
  • B. um comunicado distribuído diretamente à opinião pública, assinado pela empresa, entidade ou instituição autora e veiculado mediante pagamento.
  • C. um comunicado distribuído à imprensa sugerindo um assunto como pauta de cobertura ou tendo em vista a veiculação gratuita, estruturado geralmente em forma de matéria jornalística.
  • D. uma notícia destinada à veiculação em boletim informativo interno.
  • E. a pauta de uma reunião interna de uma assessoria de imprensa.

Newsletter é:

  • A. um resumo atualizado das notícias veiculadas pelos principais veículos de informação ou por veículos especializados, distribuído a grupo normalmente restrito de pessoas.
  • B. jornal com temas variados editado por empresas, entidades ou instituições não-jornalísticas e dirigido a público amplo.
  • C. toda e qualquer publicação produzida por assessoria de imprensa voltada para público interno.
  • D. toda e qualquer publicação produzida por uma assessoria de imprensa.
  • E. um tipo de publicação de pequeno porte normalmente utilizado por empresa, entidade ou instituição para veiculação de tema específico e dirigida a público determinado.

Assinale a alternativa correta sobre os produtos dos quais uma assessoria de comunicação pode dispor.

  • A. O boletim informativo é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Normalmente, não usa linguagem jornalística, não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e costuma ser impresso no formato A5 ou menor e não tem qualquer identificação sobre a instituição ou os profissionais que o editam.
  • B. O jornal de empresa é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Normalmente, não usa linguagem jornalística, não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e costuma ser impresso no formato A2 ou menor e não tem qualquer identificação sobre a instituição ou os profissionais que o editam.
  • C. O panfleto, também popularizado como house organ, é utilizado como um dos veículos oficiais e permanentes da instituição que o edita, destinado a tratar, de forma aprofundada, de diferentes temas. Pode ser impresso no formato A4, tablóide, tablóide germânico, berliner ou standard.
  • D. O panfleto é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e normalmente é impresso no formato correspondente à metade de um papel A4 ou menor, o que facilita a leitura e a distribuição diretamente ao público desejado.
  • E. O release é usado para comunicações muito curtas e específicas, prestando-se especialmente bem a assuntos como a divulgação de eventos (reuniões, assembléias, shows, palestras, congressos, feiras etc.). Não tem periodicidade, nome (título) específico ou número de edição e normalmente é impresso no formato A6 ou menor, o que facilita a leitura e distribuição diretamente ao público desejado, normalmente em locais de aglomeração.

Analise as alternativas e assinale a que contém a expressão que preenche a lacuna.

A nota oficial é um documento distribuído à imprensa, muitas vezes também veiculado de forma paga, como declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante, urgente e de grande interesse público. A nota oficial também é conhecida por ________________ e observa, quanto à redação.

  • A. boletim de sugestões, e precisa ter formato jornalístico, o que não requer qualquer intervenção do assessor de imprensa, embora tenha que ser compreensível para uma diversidade de públicos.
  • B. jornal de empresa, e não precisa ter formato jornalístico, o que não requer qualquer intervenção do assessor de imprensa, embora tenha que ser compreensível para uma diversidade de públicos.
  • C. house organ, e não precisa ter formato jornalístico, o que não requer qualquer intervenção do assessor de imprensa, embora tenha que ser compreensível para uma diversidade de públicos.
  • D. boletim, e precisa ter formato jornalístico, o que requer, obrigatoriamente, a sua redação pelo assessor de imprensa.
  • E. comunicado, e não precisa ter formato jornalístico, mas a necessidade de ser objetiva, clara e compreensível para uma diversidade de públicos pode exigir o envolvimento do assessor de imprensa na sua redação .

Um dos recursos mais eficazes no desempenho do trabalho do assessor de imprensa é o mailing de jornalistas, que consiste:

  • A. em uma lista de jornalistas e veículos de interesse de determinada assessoria, que deve ser constantemente avaliada e atualizada para manter a eficácia.
  • B. em um briefing que orienta os jornalistas das redações sobre a matéria ou entrevista a ser feita com o assessorado.
  • C. em uma lista de jornalistas que mantém boa relação com o assessor e que divulgam qualquer informação enviada por este.
  • D. em um relatório de jornalistas que consideram os assessores de imprensa como corruptores de idéias e conteúdos.
  • E. em uma lista de jornalistas engajados em causas sociais.

Quanto às informações de interesse público relativas à instituição ou pessoa assessorada, o jornalista em assessoria de imprensa:

  • A. pode sonegá-las porque não trabalha para instituição jornalística.
  • B. pode sonegá-las porque seu compromisso ético primeiro e principal é com a instituição ou pessoa que assessora.
  • C. assim como qualquer cidadão, não pode frustrar o direito de acesso a essas informações.
  • D. deve divulgá-las, mas tem o direito de maquiá-las de tal forma que não comprometam a imagem da pessoa ou à instituição assessorada.
  • E. deve seguir o Código de Ética Jornalística no que lhe convier.
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