Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O press release é um recurso utilizado por assessorias de imprensa para oferecer aos veículos de comunicação uma notícia formatada. Contudo, esse procedimento tem causado controvérsias. Muitos jornalistas entendem que publicar um press release da forma como chega é dar espaço à visão tecnocrata de organizações.
Escolha a alternativa que pode minimizar essa aversão dos veículos de comunicação ao release.
O press release deve se constituir em uma fonte precisa com as informações capazes de responder a todas as perguntas sobre o fato a que se refere, ensejando ao veículo de comunicação a produção de um texto identificado com a sua linha de trabalho.
O press release é a melhor forma de divulgar a organização, em função de o seu conteúdo representar a versão imparcial e confiável da assessoria de imprensa.
O press release deve ser bem objetivo, resumido, direto, numa versão clara do fato interpretado pelo seu redator, para facilitar a sua publicação na íntegra.
O press release é a forma que permite à organização, através do seu jornalista, divulgar sempre uma boa imagem, usando os veículos de imprensa para cultivar uma boa relação com a sociedade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Uma das principais discussões no campo de assessorias de comunicação refere à técnica de convencimento dos veículos de imprensa para a divulgação de notícias de organizações. Ainda prevalece a indisposição da maioria dos editores contra assessorias de comunicação. Qual dos comportamentos discriminados é considerado como exemplar para os assessores de comunicação?
O Assessor de Comunicação telefona para os editores de jornais, televisão e rádios para mostrar que a sua matéria é muito importante e merecedora de destaque na veiculação.
O Assessor de Comunicação abastece os veículos de comunicação de notícias, apostando na possibilidade de emplacar pelo menos uma matéria.
O Assessor de Comunicação envia informações sobre os acontecimentos da sua organização para os veículos de divulgação, enfatizando a sua importância para a sociedade, sem extrapolar os limites da ética e da verdade, podendo sugerir pautas.
O Assessor de Comunicação pede que o diretor da organização onde trabalha interceda junto aos diretores dos veículos de comunicação, sensibilizando-os a dar destaque às suas matérias.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
O fundamental em um release é:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A comunicação organizacional assim se justifica:
em uma organização, todo procedimento regular de comunicação obedecerá ao princípio de que comunicar é fazer uso de todos os recursos disponíveis;
por meio de um competente planejamento de ações comunicacionais, uma organização mobiliza seu públicoalvo de modo informal, mas de maneira eficiente;
as organizações se viabilizam graças ao sistema de comunicação nelas existente, que lhes permite contínua realimentação e lhes assegura sobrevivência;
o sistema comunicacional constitui peça-chave de uma planificação administrativa voltada para a satisfação de públicos preferenciais, dentro e fora da organização;
as organizações carecem sempre da pronta renovação de suprimentos reservados de energia, devendo-se empenhar em realizar incessantes trocas com o ambiente externo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Considerando a doutrina liberal do jornalismo, as assessorias de imprensa, analise as afirmações a seguir.
I. servem aos interesses prioritários da imprensa sempre sedenta de novidades.
II. servem aos interesses prioritários dos departamentos de relações públicas.
III. servem prioritariamente aos interesses dos diversos atores sociais
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Relações Públicas é um fenômeno e uma necessidade dos nossos tempos. Foi criada pelas forças que aumentaram o ritmo do mundo, colocando as pessoas em muitos grupos diversificados, todos buscando objetivos diferentes, mas, no entanto, precisando trabalhar juntas no sentido de obter vantagens e progresso comuns" (Lesly, 2002).
Sobre o papel específico de Relações Públicas é correto afirmar que:
I - crescentemente, a estabilidade de nossa sociedade depende de se colocar, em equilíbrio, as forças sociais, políticas e culturais, todas determinadas por atitudes grupais.
II - Os profissionais de Relações Públicas têm um papel intermediário, fixado entre seus clientes/empregadores e seus públicos, entretanto não há necessidade de estar sintonizados no pensamento e nas necessidades da organização.
III - O papel dos profissionais de Relações Públicas é o de aplicar a orientação, voltada também ao cliente, acrescida de habilidades particulares, para interpretar o direcionamento de atitudes.
Está (ão) correta (s):
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Relacione as colunas de acordo com o significado dos termos correntes em Relações Públicas:
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade atual... e, nesse contexto, a atuação de Relações Públicas será fundamental, pois caberá a essa atividade a função de abrir canais de diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, administrando estrategicamente a comunicação" (Kunsch, 2001).
Além da comunicação, quais as outras habilidades do Relações Públicas?
I - Administração da sua imagem corporativa
II - Atendimento ao cliente
III - Aplicações financeiras
IV - Planejamento de campanhas
V - Conserto de equipamentos
VI - Organização de Eventos
VII - Administração de crises
Assinale a opção que se refere às respostas corretas:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Atualmente, "Relações Públicas envolve a completa análise e compreensão dos fatores que influenciam as atitudes das pessoas em relação a uma organização" (Lesly, 2002).
Com relação às fases de Relações Públicas, correlacione as colunas: A seqüência correta é: Com relação às fases de Relações Públicas, correlacione as colunas:
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia atentamente o texto abaixo e marque a alternativa correta:
Cabe ao profissional de Relações Públicas estimular e facilitar a comunicação em ambos os sentidos, procurando ativar e manter a compreensão e a confiança que devem reinar em toda a organização (Andrade, 2003).
Estamos falando especificamente do profissional de Relações Públicas como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...