Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.

  • B.

    A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.

  • C.

    Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.

  • D.

    Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.

A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.

  • A.

    A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.

  • B.

    O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.

  • C.

    A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.

  • D.

    Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.

Sobre o processo que começou a ser chamado de releasemania e sobre o papel do assessor de imprensa, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Considere as seguintes funções:

  • A.

    1 e 4 apenas.

  • B.

    2 e 3 apenas.

  • C.

    1 e 2 apenas.

  • D.

    3 apenas.

  • E.

    3 e 4 apenas.

O termo Comunicação Organizacional popularizou-se no Brasil a partir da década de 1980. Segundo Margarida Kunsch (Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus. 1997) e Gaudêncio Torquato (Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002), suas origens situam-se na prática do Jornalismo Empresarial, da Comunicação Empresarial, Institucional, Corporativa e das Relações Públicas. Nesse contexto, é correto afirmar:

  • A.

    Não há diferença entre Comunicação Organizacional e as atividades que a precederam.

  • B.

    A Comunicação Organizacional é a soma de todas as atividades que a precederam.

  • C.

    Ao contrário das outras atividades, a Comunicação Organizacional implica compreensões mais amplas sobre comunicação e organizações.

  • D.

    Enquanto a Comunicação Organizacional se aplica a qualquer organização, suas predecessoras restringem-se a ambientes empresariais.

  • E.

    Comunicação Organizacional, Jornalismo Empresarial, Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional, Comunicação Corporativa e Relações Públicas são atividades distintas e independentes umas das outras.

As principais metáforas para análise da Comunicação Organizacional, segundo Putnam, Phillips e Chapman (Metáforas da Comunicação e da organização. In: Clegg, S.; Hardy, C.; Nord, W. R. (Ed.). Handbook de estudos organizacionais: ação e análise organizacionais. São Paulo: Editora Atlas S.A., v. 3, 2004), são:

  • A.

    conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz, discurso e instrumentos de dominação.

  • B.

    máquina, conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.

  • C.

    máquina, símbolo, discurso, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.

  • D.

    máquina, orgânica, cerebral, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.

  • E.

    conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.

Numere a coluna da direita de acordo com sua pertinência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    4 - 5 - 2 - 3 - 1.

  • B.

    2 - 5 - 4 - 1 - 3.

  • C.

    3 - 5 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    1 - 5 - 3 - 2 - 4.

  • E.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

Qual o papel que exerce o Relações Públicas?

  • A.

    O Relações Públicas complementa as atividades do jornalista e do publicitário, interagindo com a direção da organização, promovendo a imagem dos seus dirigentes de forma a elevar o conceito empresarial.

  • B.

    O Relações Públicas desempenha o seu papel na gestão do relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, através de planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação, visando à promoção da imagem institucional da empresa.

  • C.

    O Relações Públicas responde por uma importante assessoria que estabelece a relação entre a direção de uma organização e seus colaboradores.

  • D.

    O Relações Públicas é a ponte entre a organização e seus clientes.

A organização de um evento através de ações do Relações Públicas deve ser precedida de planejamento. Escolha uma das opções abaixo:

  • A.

    Ouvir do presidente da organização os objetivos claros do evento; formação da equipe; solicitação de recursos financeiros; remessa de informações a um público escolhido e execução do plano.

  • B.

    Definição clara do objetivo do evento; distinção do público do evento; formação da equipe com pessoas identificadas com o objetivo da realização; elaboração da programação concernente com o objetivo; planejamento financeiro; escolha do local e atribuições à equipe das metas e cronograma bem definidos.

  • C.

    Briefing com o presidente da organização sobre os objetivos e resultados pretendidos com o evento; formação da equipe; definição financeira e realização do evento.

  • D.

    Formação de equipe integrante por representantes de diversas áreas; escolha do público direcionado ao evento; briefing com o presidente da organização sobre objetivos e metas do evento; escolha do local e elaboração do programa de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.

O papel de uma assessoria de comunicação social em um órgão público deve estar identificado com a missão desse órgão, que se resume em proporcionar o bem-estar à sociedade, bem como as condições necessárias ao exercício da cidadania. Desta forma, cabe à assessoria de comunicação social de um órgão público o papel de:

  • A.

    Desenvolver campanha em torno da ideologia de atendimento do órgão, para criar uma imagem positiva, tanto institucional como dos seus dirigentes.

  • B.

    Instituir um canal aberto de comunicação entre o diretor do órgão e a sociedade.

  • C.

    Explorar todos os recursos comunicacionais necessários à melhoria da imagem do seu órgão, independente do seu desempenho.

  • D.

    Informar com imparcialidade e veracidade os fatos, funcionamento e decisões do órgão, bem como ouvir sempre o cidadão para mensurar o grau de eficiência e eficácia do seu órgão na relação com a sociedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...