Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.
A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.
A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.
Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.
Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.
A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.
O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.
A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.
Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre o processo que começou a ser chamado de releasemania e sobre o papel do assessor de imprensa, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes funções:
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
3 apenas.
3 e 4 apenas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O termo Comunicação Organizacional popularizou-se no Brasil a partir da década de 1980. Segundo Margarida Kunsch (Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus. 1997) e Gaudêncio Torquato (Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002), suas origens situam-se na prática do Jornalismo Empresarial, da Comunicação Empresarial, Institucional, Corporativa e das Relações Públicas. Nesse contexto, é correto afirmar:
Não há diferença entre Comunicação Organizacional e as atividades que a precederam.
A Comunicação Organizacional é a soma de todas as atividades que a precederam.
Ao contrário das outras atividades, a Comunicação Organizacional implica compreensões mais amplas sobre comunicação e organizações.
Enquanto a Comunicação Organizacional se aplica a qualquer organização, suas predecessoras restringem-se a ambientes empresariais.
Comunicação Organizacional, Jornalismo Empresarial, Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional, Comunicação Corporativa e Relações Públicas são atividades distintas e independentes umas das outras.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
As principais metáforas para análise da Comunicação Organizacional, segundo Putnam, Phillips e Chapman (Metáforas da Comunicação e da organização. In: Clegg, S.; Hardy, C.; Nord, W. R. (Ed.). Handbook de estudos organizacionais: ação e análise organizacionais. São Paulo: Editora Atlas S.A., v. 3, 2004), são:
conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz, discurso e instrumentos de dominação.
máquina, conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.
máquina, símbolo, discurso, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.
máquina, orgânica, cerebral, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.
conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Numere a coluna da direita de acordo com sua pertinência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.4 - 5 - 2 - 3 - 1.
2 - 5 - 4 - 1 - 3.
3 - 5 - 2 - 1 - 4.
1 - 5 - 3 - 2 - 4.
5 - 1 - 4 - 3 - 2.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Qual o papel que exerce o Relações Públicas?
O Relações Públicas complementa as atividades do jornalista e do publicitário, interagindo com a direção da organização, promovendo a imagem dos seus dirigentes de forma a elevar o conceito empresarial.
O Relações Públicas desempenha o seu papel na gestão do relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, através de planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação, visando à promoção da imagem institucional da empresa.
O Relações Públicas responde por uma importante assessoria que estabelece a relação entre a direção de uma organização e seus colaboradores.
O Relações Públicas é a ponte entre a organização e seus clientes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A organização de um evento através de ações do Relações Públicas deve ser precedida de planejamento. Escolha uma das opções abaixo:
Ouvir do presidente da organização os objetivos claros do evento; formação da equipe; solicitação de recursos financeiros; remessa de informações a um público escolhido e execução do plano.
Definição clara do objetivo do evento; distinção do público do evento; formação da equipe com pessoas identificadas com o objetivo da realização; elaboração da programação concernente com o objetivo; planejamento financeiro; escolha do local e atribuições à equipe das metas e cronograma bem definidos.
Briefing com o presidente da organização sobre os objetivos e resultados pretendidos com o evento; formação da equipe; definição financeira e realização do evento.
Formação de equipe integrante por representantes de diversas áreas; escolha do público direcionado ao evento; briefing com o presidente da organização sobre objetivos e metas do evento; escolha do local e elaboração do programa de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O papel de uma assessoria de comunicação social em um órgão público deve estar identificado com a missão desse órgão, que se resume em proporcionar o bem-estar à sociedade, bem como as condições necessárias ao exercício da cidadania. Desta forma, cabe à assessoria de comunicação social de um órgão público o papel de:
Desenvolver campanha em torno da ideologia de atendimento do órgão, para criar uma imagem positiva, tanto institucional como dos seus dirigentes.
Instituir um canal aberto de comunicação entre o diretor do órgão e a sociedade.
Explorar todos os recursos comunicacionais necessários à melhoria da imagem do seu órgão, independente do seu desempenho.
Informar com imparcialidade e veracidade os fatos, funcionamento e decisões do órgão, bem como ouvir sempre o cidadão para mensurar o grau de eficiência e eficácia do seu órgão na relação com a sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...