Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A linguagem jornalística exige determinadas regras de redação para que um veículo apresente um texto noticioso uniformizado e homogêneo, o que se evidencia até mesmo em pequenos detalhes. As siglas, por exemplo, embora devam ter uso restrito e ter seu significado escrito por extenso logo a pós a primeira menção, devem ser grafadas em conformidade com as normas adotadas pelos jornais impressos. Assinale a alternativa na qual todas as siglas estão grafadas de acordo com esse entendimento.

  • A.

    UFPr, CIA, ONU

  • B.

    EMATER, BB, USP

  • C.

    S.B.P.C., Unesco, Petrobrás

  • D.

    O.N.U., CNPq, DNER

  • E.

    UFRJ, Unicamp, FMI

A principal vantagem do estilo de entrevista pingue-pongue - perguntas e respostas em seqüência - é:

  • A.

    deixar o entrevistado mais à vontade.

  • B.

    a rapidez com que a entrevista é feita.

  • C.

    maior fidelidade ao que diz o entrevistado.

  • D.

    facilidade na diagramação final.

  • E.

    a pouca interferência do repórter.

Considere os títulos a seguir apresentados e escolha o que é inadequado.

  • A. Papa pede pela paz
  • B. Cardeal cai no conto do vigário
  • C. Serpentes escapam do Instituto Butantã
  • D. Imposto da gasolina sobe hoje
  • E. Governador cancela entrevista

Cancele o que você considera inadequado na redação desta notícia:

1. Repetindo

2. outra vez

3. o seu

4. êxito

5. anterior

6. o digníssimo

7. violinista

8. Pedro da Silva

9. apresentou-se 10. ontem

11. no Clube de Cultura,

12. na acolhedora

13. cidade

14. de Petrópolis,

15. sendo

16. vivamente

17. aplaudido

18. pela brilhante

19. interpretação

20. de sua

21. notável

22. execução.

Os itens corretamente cancelados estão na alternativa

 

  • A. 2-4-12-14-16-21
  • B. 5-18-21
  • C. 14-16-21
  • D. 5-6-18
  • E. 2-5-6-12-13-16-18-21

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

Um lead de jornal impresso deve procurar o inusitado e dar tom emocional à matéria, pois, caso contrário, o leitor pode desinteressar-se já no início da matéria e desistir da leitura.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.

No jornalismo impresso, usa-se a mesma técnica da redação publicitária: as notícias devem ser agrupadas por assuntos ou procedência, em editorias ou sessões e por páginas, contendo cada página, pelo menos, uma ilustração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Entre as regras pragmáticas para a imparcialidade, o equilíbrio e a objetividade no jornalismo, regra da atribuição deve ser observada pelo repórter. Essa regra consiste em fornecer a fonte, seja esta óbvia ou não, de cada fato importante de uma história.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos manuais clássicos de jornalismo, a técnica da pirâmide invertida consiste:

  • A. no relato aprofundado de notícias obedecendo à seqüência cronológica dos acontecimentos.
  • B. na estruturação de uma notícia de forma circular, repetindo as informações do primeiro parágrafo no final do texto.
  • C. no relato dos fatos em forma cronológica dos acontecimentos, com ou sem aprofundamento.
  • D. no relato dos fatos em forma de narrativa histórica, buscando sempre valorizar os aspectos que se encontram distantes no passado, como as velhas pirâmides do Egito.
  • E. no relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante, e de cada fato a partir dos seu aspecto mais importante ou interessante.

Um dos recursos utilizados no jornalismo para evitar a sensação de "notícia velha" ou distante temporalmente do público é redigir os seus títulos com o uso do seguinte tempo verbal:

  • A. futuro do presente do modo indicativo.
  • B. futuro do pretérito do modo indicativo.
  • C. presente do modo indicativo.
  • D. pretérito perfeito do modo indicativo.
  • E. pretérito mais que perfeito do modo indicativo.

Uma das características da linguagem jornalística é a referencialidade.

  • A. A referencialidade é uma estratégia adotada pelo jornalismo para tornar-se referência em termos de produção e distribuição de conhecimento.
  • B. Referencialidade, na semiologia, é uma característica do referente de referir-se a si mesmo. Assim, segundo os semiólogos, a linguagem jornalística é referencial porque se auto-referencia e porque é capaz de refletir a própria realidade exterior, de forma objetiva, já que a própria realidade é objetiva em si mesma.
  • C. É isso que dá ao jornalismo, segundo o pesquisador Josenildo Guerra, a possibilidade de ser apenas parcialmente verdadeiro, porque o referendo ao qual a linguagem jornalística remete é sempre passível de dupla interpretação.
  • D. É isso que dá ao jornalismo, segundo o pesquisador Josenildo Guerra, a possibilidade de ser verdadeiro, não no sentido absoluto do termo verdade, mas como verdade referencial, que remete a um referente constatável pelo público.
  • E. É isso que dá ao jornalismo, segundo o pesquisador Josenildo Guerra, a possibilidade de ser verdadeiro, no sentido absoluto e filosófico do termo, como um discurso que reflete a realidade exterior como um espelho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...