Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A linguagem jornalística exige determinadas regras de redação para que um veículo apresente um texto noticioso uniformizado e homogêneo, o que se evidencia até mesmo em pequenos detalhes. As siglas, por exemplo, embora devam ter uso restrito e ter seu significado escrito por extenso logo a pós a primeira menção, devem ser grafadas em conformidade com as normas adotadas pelos jornais impressos. Assinale a alternativa na qual todas as siglas estão grafadas de acordo com esse entendimento.
UFPr, CIA, ONU
EMATER, BB, USP
S.B.P.C., Unesco, Petrobrás
O.N.U., CNPq, DNER
UFRJ, Unicamp, FMI
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A principal vantagem do estilo de entrevista pingue-pongue - perguntas e respostas em seqüência - é:
deixar o entrevistado mais à vontade.
a rapidez com que a entrevista é feita.
maior fidelidade ao que diz o entrevistado.
facilidade na diagramação final.
a pouca interferência do repórter.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Considere os títulos a seguir apresentados e escolha o que é inadequado.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Cancele o que você considera inadequado na redação desta notícia:
1. Repetindo
2. outra vez
3. o seu
4. êxito
5. anterior
6. o digníssimo
7. violinista
8. Pedro da Silva
9. apresentou-se 10. ontem
11. no Clube de Cultura,
12. na acolhedora
13. cidade
14. de Petrópolis,
15. sendo
16. vivamente
17. aplaudido
18. pela brilhante
19. interpretação
20. de sua
21. notável
22. execução.
Os itens corretamente cancelados estão na alternativa
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.
Um lead de jornal impresso deve procurar o inusitado e dar tom emocional à matéria, pois, caso contrário, o leitor pode desinteressar-se já no início da matéria e desistir da leitura.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.
No jornalismo impresso, usa-se a mesma técnica da redação publicitária: as notícias devem ser agrupadas por assuntos ou procedência, em editorias ou sessões e por páginas, contendo cada página, pelo menos, uma ilustração.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Entre as regras pragmáticas para a imparcialidade, o equilíbrio e a objetividade no jornalismo, regra da atribuição deve ser observada pelo repórter. Essa regra consiste em fornecer a fonte, seja esta óbvia ou não, de cada fato importante de uma história.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Nos manuais clássicos de jornalismo, a técnica da pirâmide invertida consiste:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Um dos recursos utilizados no jornalismo para evitar a sensação de "notícia velha" ou distante temporalmente do público é redigir os seus títulos com o uso do seguinte tempo verbal:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Uma das características da linguagem jornalística é a referencialidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...