Questões de Comunicação Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:

  • A.

    facilitar atividades de empreendedorismo, orientando a comunidade quanto a formas de pronto acesso a serviços ou benefícios, a serem auferidos por meio de táticas de cobrança relativas ao seu incremento;

  • B.

    ressalvar a adoção de um tratamento específico às particularidades da comunidade em questão, suscitando sentimentos de esclarecida compreensão e verdadeira empatia para com as metas de um projeto em curso;

  • C.

    empreender, junto à comunidade interessada, pesquisas de esclarecimento quanto aos objetivos pretendidos com a realização de um projeto, a fim de que o público-alvo os entenda e assimile;

  • D.

    postergar a implementação de condições de contato comunicativo necessárias à democratização efetiva de benefícios, sempre que, para sua realização, um projeto supuser a adesão da comunidade;

  • E.

    estabelecer um relacionamento profícuo entre empreendedor e comunidade, em abono da consistência de projetos de interesse comum, tendo o diálogo por meio e o entendimento por fim.

Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:

  • A.

    correspondem às parcelas do mercado, identificadas por meio de pesquisa e visadas em uma ação;

  • B.

    reúnem lideranças de diferentes comunidades, aptas a determinar padrões de comportamento;

  • C.

    empregam métodos considerados táticos, com a finalidade de mobilizar a opinião pública;

  • D.

    têm ascendência sobre os públicos interno ou externo e habilidade para forçar mudanças de atitude;

  • E.

    são diretamente afetados pelas práticas organizacionais ou sobre elas exercem alguma influência.

Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:

  • A.

    acontecimento planejado em todos os seus detalhes a cuja ocorrência a mídia dá repercussão, atraindo as atenções de todo público;

  • B.

    plano elaborado e posto em prática, com recurso à mídia, para mobilizar a opinião pública em favor de uma instituição;

  • C.

    solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;

  • D.

    solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;

  • E.

    ocasião oportuna para divulgação de iniciativas internas, com vistas a restaurar a confiança da mídia na imagem institucional projetada.

Com base nos critérios de seleção de notícias, julgue os itens a seguir.

Com o aparecimento da Internet, os press releases deixaram de ser a principal fonte de formação da agenda dos jornais e fonte das próprias reportagens. Até bem pouco tempo, muitos jornais teriam dificuldade de completar suas edições se não contassem com os releases, principalmente os veículos de pequeno e médio porte, o que não acontece atualmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática empresarial voltada para a viabilização de ações, que levem a empresa ou instituição a comprometerem-se com a comunidade em que se inserem, é chamada de

  • A.

    Terceiro setor.

  • B.

    Crise empresarial.

  • C.

    Responsabilidade social.

  • D.

    Eficiência organizacional.

  • E.

    Propaganda institucional.

Uma organização convoca a sua Assessoria de Comunicação para que proponha ações no sentido de combater o alto índice de alcoolismo entre os empregados. A primeira decisão da Assessoria de Comunicação é:

  • A.

    Propor à direção da organização a demissão sumária dos alcoólatras que estão influenciando os colegas para o vício.

  • B.

    Convocar órgãos auxiliadores, como a Secretaria Municipal da Saúde, Polícia e psicólogos para montar uma estratégia de campanha.

  • C.

    Levantar as causas da alta incidência de alcoólatras na organização para subsidiar as estratégias destinadas a equacionar o problema.

  • D.

    Saber da Presidência da Organização qual o montante de recursos a ser destinado a essa campanha.

Enquanto secretário (a), você conceituaria Responsabilidade Social como:

  • A.

    um determinado grupo de profissionais preocupados em ajudar o próximo, minimizando suas necessidades.

  • B.

    uma nova maneira de conduzir negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.

  • C.

    um programa de inclusão de estagiários na área de secretariado de sua organização.

  • D.

    mais um programa de governo para isentar as empresas dos pesados impostos a elas atribuídos.

O secretariado como integrante da sociedade deve incorporar a postura solidária e incentivar ações que integrem sua empresa nessa nova visão de gestão socialmente responsável. Neste sentido, o (a) secretário (a) deve:

  • A.

    aguardar projetos apresentados pela organização e avaliar se deve ou não participar de acordo com seus interesses profissionais.

  • B.

    discutir a viabilidade dos projetos apresentados pela empresa de acordo com os objetivos de seu (sua) executivo (a) assim como os seus pessoais.

  • C.

    ficar neutro (a) nessas questões, pois já possui responsabilidades demais e não poderá assumir mais um projeto profissional.

  • D.

    desenvolver programas sim, para ações sociais, compondo grupos de funcionários voluntários, sugerindo o engajamento da alta administração.

Preocupação com os ruídos das máquinas incomodando alguns moradores circunvizinhos é característica das Relações com:

  • A. A comunidade.
  • B. Os investidores.
  • C. A imprensa.
  • D. Os funcionários.
  • E. As escolas.

Existe uma necessidade social de se estabelecer relação entre as empresas e este público específico, por representarem, juntamente com suas famílias cerca de ¼ da população de cada país. É um público considerável, que não pode ser ignorado, que indica o único caminho exato para o progresso dos povos (Andrade, 2003). Estamos falando sobre Relações Públicas e:

  • A. os acionistas
  • B. as escolas
  • C. a comunidade
  • D. os funcionários
  • E. os investidores
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...