Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos critérios de seleção de notícias, julgue os itens a seguir.
Diante da infinidade de acontecimentos que potencialmente podem virar notícia, muitas vezes a seleção desses acontecimentos se dá em função das limitações físicas do produto da mídia (número de páginas, de segundos etc.).
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o texto acima como referência inicial e a respeito dos princípios que norteiam as atividades do repórter, julgue os itens que se seguem.
Para a entrevista pingue-pongue (também chamada de pergunta-e-resposta), o repórter precisa planejar os assuntos a serem tratados e formular perguntas com astúcia e inteligência. Nesse estilo de entrevista, algumas vezes a pergunta é mais importante e mais reveladora para o leitor do que a resposta, e o seu significado cresce se ela ficar sem resposta.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à relação entre os jornalistas e o público a quem se destina a informação jornalística, julgue os próximos itens.
No processo de comunicação diária, cada leitor deve ser tratado como se estivesse tomando conhecimento do assunto no instante da leitura da notícia.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A internet transformou-se, nos últimos cinco anos, na mais extraordinária ferramenta de comunicação do universo. Contudo, o dilema é a disciplina no trabalho para conviver com a massificação da informação. Calcula-se que haja na rede mundial mais de cinco bilhões de palavras. Qual das alternativas é mais compatível com o comportamento do assessor de imprensa no uso da internet?
A internet, pela sua velocidade, obriga o assessor de comunicação a ignorar os demais veículos de comunicação interna de uma organização.
A internet é o único meio capaz de acelerar os trabalhos jornalísticos, quer nas entrevistas, escolha de fontes de informações e para repassar notícias para todos os veículos de comunicação de massa.
A Internet deve ser utilizada de forma disciplinada e organizada, para que o seu conteúdo seja otimizado e os assuntos de interesse arquivados.
A instantaneidade da informação na internet enseja ao jornalista a rapidez e garantia de publicação de todas as suas notícias através dos veículos de comunicação de massa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A cibercultura põe em evidência o importante papel que a comunicação desempenha na cultura contemporânea. Cibercultura se caracteriza por:
troca de idéias por meio de contatos estabelecidos em comunidades virtuais, informatização acelerada e procedimentos imediatos de produção de fatos de cultura;
inserção cultural de técnicas de comunicação e de informação, inscrição de aparatos cibernéticos na vida cotidiana e dinamismo social induzido por conectividade;
reconfiguração informatizada de distintos domínios da vida social, expansão de largo alcance do uso de tecnologias tectrônicas de ponta e acesso universal à internet;
nova estrutura de valores culturais apensos ao advento da telemática, conjunto de conhecimentos tecnológicos e práticas dos usuários de produtos multimidiais;
recusa à passividade intelectual, partilha eqüitativa da informação e acesso democratizado ao conhecimento por meio de computadores em rede.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O mundo globalizado de nossos dias resulta de uma extraordinária expansão de meios de comunicação, impulsionados pelo que se pode chamar de revolução informática. São características propriamente comunicacionais desta globalização:
o fato de imagens e conteúdos culturais passarem a circular e interagir em escala planetária, transformando o espaço da cultura de massa e da indústria cultural em domínio da diversidade;
a atuação decidida e decisiva de organismos governamentais e não-governamentais no sentido de fomentar o crescimento de setores ligados à cultura, bem como de empresas de comunicação;
a influência exercida por redes tecnológicas estendidas à escala do planeta, a desfragmentação do mundo da cultura e das artes, assim como uma sensível ampliação do mercado de bens simbólicos;
aumento exponencial das pesquisas em comunicação orientadas para o estudo das indústrias da cultura e da informação, segundo perspectivas ideológicas e sociopolíticas;
tecnologias de reprodução técnica e de produção de simulacros, que, em obediência a uma hierarquia de modas, entrecruzam-se sem cessar pela ação continuada de aparatos comunicacionais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Resumidamente, uma compreensão que se tenha do comportamento de um meio como a internet sugerirá, por exemplo, que:
trata-se da experiência universal de um ambiente sulcado por processos evolutivos virtuais, que vão de técnicas de tratamento da informação ao marketing corporativo;
a transmissão de dados que, por seu intermédio se efetua, depende do protocolo TCP/IP, pelo qual mensagens compostas em uma fonte são decompostas em endereços;
é capaz de tornar imediatamente presente algo que é apenas imaginável ou está ausente, renovando todos os padrões de percepção sensorial conhecidos;
é ambiência nova, com a qual vêm sendo introduzidas simulações da realidade, por meio de algoritmos, e de equações fractais, encontradas em hipertextos;
resulta da evolução de redes remotas, numa arquitetura de cliente-servidor, pondo em conexão milhares de servidores a milhões de computadores clientes.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Criadores de programas interativos multimídia sabem que a evolução acelerada dos produtos info-eletrônicos dá passos largos em direção a uma crescente interatividade. Em sua competência profissional para a escrita interativa, procedem de modo consentâneo a uma legitimação deste último conceito. E o fazem porque sabem também que:
salto qualitativo da infotecnologia permite a usuários neófitos utilizar aplicativos e obter aplicações mais ou menos customized de seus perfis comunicativos;
do zapping à manipulação da mensagem há uma incorporação progressiva de disposições, viabilizando um virtual dialogismo entre tecnologia e usuário;
atitudes de recepção e filtragem de mensagens unidirecionais se tornam mecanismos de diálogo, pondo à disposição do usuário instrumentos de crítica social;
manifestações dialogais, neste contexto, vêm-se agregar a experimentos estéticos hipertextuais, levando a que hyper-tecnologias se afinem mais à interatividade;
possibilidades de efetuar um down-sizing virtual de mensagens, na rede, retrabalhando-as como semioses, facultam a conversão de sons e imagens em informação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
McQuail diz, claramente, que somente os Estados mais desenvolvidos economicamente fazem parte da chamada sociedade da informação, derivada dos avanços tecnológicos das últimas décadas do século passado.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.
A necessidade de encontrar um meio confiável para as pessoas se comunicarem rapidamente, vencendo longas distâncias, diminuiu à medida que aumentou a complexidade das sociedades.
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