Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando-se as normas do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), assinale a afirmativa INCORRETA.
A atividade publicitária de que trata o CONAR não será ostensiva.
A propaganda política e a político-partidária não são capituladas no CONAR.
De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, o CONAR recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por agências e profissionais sediados no País — salvo impossibilidade devidamente comprovada — e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.
Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
De acordo com os princípios do CONAR, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO
o anúncio poderá utilizar o calão.
não são capituladas no CONAR as atividades de relações públicas e publicity, por serem ambas distintas tanto da publicidade quanto da propaganda.
os anúncios não devem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.
os anúncios não devem explorar qualquer espécie de superstição.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando os parâmetros legais do CONAR, assinale a alternativa CORRETA.
A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos têm normas próprias, em tudo que lhe couber.
O uso de expressões como "direto do fabricante", "preço de atacado", "sem entrada" e outras de igual teor não deve levar o consumidor a engano e só será admitido quando o anunciante ou a agência puderem comprovar a alegação.
Por se tratar de técnica comprovada, o CONAR se ocupa da normalização da propaganda subliminar.
Todo anúncio deve ser criado em função do contexto sociocultural, estimulando a utilização ou transposição de contextos culturais, sejam brasileiros ou estrangeiros.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O artigo 34 do CONAR condena uma série de procedimentos em anúncios. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Desrespeito à propriedade privada e seus limites.
Fazer uso de imagens ou citações de pessoas vivas, a menos que tenha sido obtida a sua prévia e expressa autorização.
Ofender as convicções religiosas e outras suscetibilidades daqueles que descendam ou sejam de alguma forma relacionados com pessoas já falecidas cuja imagem ou referência figure no anúncio.
Utilizar fotografias de grandes grupos ou multidões em que os indivíduos possam ser reconhecidos sem a expressa autorização.
A consciência da responsabilidade social das empresas e das instituições públicas, no Brasil, tem um instrumento fundamental para a sua aplicação, que é(são):
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, nas concessões e autorizações para a execução de serviços de radiodifusão serão observados uma série de requisitos. Sobre esses requisitos, pode-se afirmar:
I. Os serviços de informação, divertimento, propaganda e publicidade das empresas de radiodifusão estão subordinados às finalidades educativas e culturais inerentes à radiodifusão, visando aos superiores interesses do País.
II. As emissoras de radiodifusão, excluídas as de televisão, são obrigadas a retransmitir, diariamente, das 19 (dezenove) às 20 (vinte) horas, exceto aos sábados, domingos e feriados, o programa oficial de informações dos Poderes da República, ficando reservados 30 (trinta) minutos para divulgação de noticiário preparado pelas duas Casas do Congresso Nacional.
III. As emissoras de radiodifusão, inclusive televisão, deverão cumprir sua finalidade informativa, destinando um mínimo de 10% (dez por cento) de seu tempo para transmissão de serviço noticioso.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfrenta na Justiça uma longa batalha para manter a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação Jornalismo) para o exercício da profissão. O decreto-lei que dispõe sobre a profissão de jornalista é:
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O presidente da FENAJ, Sérgio Murilo de Andrade, declarou recentemente que "não há impedimento legal para que o profissional de saúde atue em programas especializados como consultor ou colaborador". Na Lei nº 6.612, de 7 de dezembro de 1978, a qual altera dispositivos do decreto-lei que dispõe sobre a profissão de jornalista, o colaborador é entendido como aquele que,
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Com relação ao que determina o ECA, sobre as revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes, pode-se afirmar:
I. As revistas e publicações deverão ser comercializadas em embalagem lacrada, com a advertência de seu conteúdo.
II. As editoras não terão a responsabilidade de cuidar para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas em embalagem opaca, cabendo essa função aos proprietários das bancas de revistas e livrarias.
III. As revistas e publicações precisam tão somente informar sobre a faixa etária a que se destinam, cabendo aos pais ou responsáveis decidirem pelo acesso da criança e do adolescente a esse tipo de material.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No Brasil, quando se fala em tomar medidas para combater a criminalidade, muitas vezes vem à tona a discussão sobre a redução da maioridade penal, a idade em que, diante da lei, um jovem passa a responder inteiramente por seus atos, como os cidadãos adultos.
Observa-se que essa discussão volta, com força, ao noticiário quando ocorre um assassinato cometido por um adolescente. De acordo com o ECA, é correto afirmar que criança é a pessoa com até
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...