Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ainda sobre o ECA, é correto afirmar que esse estatuto determina que é

  • A. proibido qualquer trabalho a menores de 14 (quatorze) anos de idade, salvo na condição de aprendiz
  • B. permitido trabalho a menores de 15 (quinze) anos de idade, desde que a natureza do trabalho não esteja relacionada ao comércio de armas, álcool ou prostituição
  • C. permitido trabalho a maiores de 8 (oito) anos de idade, desde que não seja perigoso, insalubre ou penoso.
  • D. proibido trabalho a maiores de 10 (dez) anos, desde que sejam assegurados os seus direitos trabalhistas e previdenciários.
  • E. permitido trabalho a menores de 14 (quatorze) anos, desde que o trabalho seja autorizado e acompanhado pelos pais ou responsáveis.

Segundo a legislação que regulamenta a profissão de jornalista, "aquele que tem o encargo de redigir matéria de caráter informativo, desprovida de aprecia-ção ou comentário" é classificado CORRETAMENTE como:

  • A.

    editor.

  • B.

    redator.

  • C.

    repórter.

  • D.

    noticiarista.

NÃO constitui prescrição pela Lei de Imprensa de 1967, ainda em vigor:

  • A.

    Não é permitido o anonimato no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação.

  • B.

    Constituem abuso a crítica às leis e a demonstração de sua inconveniência ou inoportunidade.

  • C.

    É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difu-são de informações ou idéias.

  • D.

    Será assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem de infor-mações recebidas ou recolhidas por jornalistas.

O campo da comunicação é complexo e diversificado quanto à sua natureza epistemológica: sua abrangência vai do campo científico, como ciências sociais aplicadas, ao campo técnico onde pode ser estudado como um conjunto de práticas profissionais como as do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do cinema e outros, podendo também ser analisado como um campo de poder ligado à gestão dos complexos da mídia contemporânea. É, portanto, um campo de conhecimento que abriga uma multiplicidade de abordagens, muitas vezes concorrentes.

Considerando o texto acima e contextos correlatos, julgue os itens a seguir.

A liberdade de opinião e expressão, de receber e transmitir informações e idéias é um dos itens que compõem a Declaração dos Direitos Humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à produção jornalística na Internet, é preciso atentar para uma série de vantagens e desvantagens inerentes ao meio e ao comportamento dos usuários. Levando em conta tais condicionamentos, julgue os itens subseqüentes.

Diferentemente das atividades de transmissão por radiodifusão, não é necessária licença prévia do Poder Executivo para transmissão via rádio web.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.

Considerando que a fiscalização da atividade profissional é restrita ao Ministério do Trabalho e Emprego, somente o filiado a sindicato dos jornalistas está sujeito a alguma penalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, julgue os itens que se seguem.

Jornalistas têm autorização legal para fazer interceptação de chamadas telefônicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, julgue os itens que se seguem.

É assegurado a todos o acesso à informação e o resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o acordo firmado em 2002 entre a Secretaria de Estado de Comunicação de Governo da Presidência da República e o Cenp - Conselho Executivo das Normas-padrão da Atividade Publicitária ficou estabelecido que a publicidade de utilidade pública deve:

  • A.

    estar vinculada a objetivos sociais de inquestionável interesse público, sempre assumindo caráter educativo, informativo ou de orientação social;

  • B.

    lançar, modificar, reposicionar ou promover produtos e serviços de entidades e sociedades controladas pela União;

  • C.

    divulgar informações sobre atos, obras e programas dos órgãos e entidades governamentais, suas metas e resultados;

  • D.

    evitar comandos, mesmo que estes sirvam apenas para orientar a população a adotar um comportamento sem promessas de benefício, individuais ou coletivos;

  • E.

    ter preço de veiculação igual aos praticados no mercado publicitário para as campanhas institucionais e mercadológicas.

Sobre o que o Conar - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - estabelece quanto à propaganda comparativa, é correto afirmar:

  • A.

    ela não será aceita, pois sempre acarreta confusão entre produtos e marcas concorrentes;

  • B.

    ela só será aceita quando os produtos apresentarem preços semelhantes no mercado;

  • C.

    ela só será aceita quando os produtos confrontados sejam de épocas diferentes;

  • D.

    ela não será aceita, pois a comparação está sempre baseada em dados subjetivos, de fundo psicológico ou emocional, que não constituem uma base válida de confronto perante o Consumidor;

  • E.

    ela só será aceita quando seu objetivo maior for a defesa do consumidor, o esclarecimento do público, através de uma comparação passível de comprovação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...