Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
No âmago da segmentação do mercado está o conceito de que os telespectadores/consumidores são, ao mesmo tempo, complexos e diferenciados demais para serem tratados como massa única, mas homogêneos o suficiente para serem classificados em pequenos grupos.
Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.
A comunicação dirigida tem a finalidade de transmitir, conduzir e, algumas vezes, recuperar informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.
A sociedade atual caracteriza-se por ser tecnologicamente definida e por apresentar uma desterritorialização das relações sociais e econômicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na atual configuração social, a possibilidade de os indivíduos moverem-se com rapidez pelo mundo é pouco valorizada.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No âmbito dos estudos da comunicação, em relação à idéia básica do agenda-setting, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) A capacidade dos mass media em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública confirma o seu importante papel na figuração da realidade social, isto é, de um pseudo-ambiente montado quase completamente a partir dos mass media.
( ) O agenda-setting é um modelo pensado para a apresentação da notícia em que os fatos são apresentados na ordem decrescente de importância.
( ) O pressuposto do agenda-setting é de que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media.
( ) O agenda-setting baseia-se na chamada Teoria Crítica.
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O relatório Os Donos da Mídia, elaborado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação (EPCOM), detalha as bases do poder econômico e político, no Brasil, constituído a partir das redes de televisão. O documento demonstra uma concentração ostensiva de propriedade das emissoras de televisão no país nas mãos de apenas seis grupos privados (Globo, SBT, Bandeirantes, Record, CNT e Rede TV). Sobre os serviços de radiodifusão, a legislação brasileira prevê que a exploração desses serviços depende, na forma da lei, de permissão ou concessão
Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:
identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.
levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.
diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.
aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.
verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.
A técnica de observação utilizada para pesquisa de mercado consiste em
captar o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais.
criar um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e manipular variáveis.
usar questionário para testar hipótese específica envolvendo um grande número de entrevistados.
usar formulário para mapear a população e o target de forma a permitir comparação entre os dois universos.
fazer entrevistas aleatórias para criar uma base de dados que será usada para determinar o mercadoalvo.
Em uma pesquisa de opinião, o ponto de partida é a definição do universo de pesquisa. Contudo, quando não se conhece o tamanho desse universo, a amostra a ser pesquisada pode ser selecionada por
conveniência, julgamento ou cota.
estratificação social e nível de renda.
escolaridade, faixa salarial e distribuição geográfica.
sorteio.
auto-indicação.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Para conhecer em profundidade o público interno de uma organização, é necessária a utilização de pesquisa, via questionário.
No processo de comunicação, aquele que recebe e decodifica a informação transmitida através de um canal que permite sua veiculação e o conjunto de signos que se relacionam para compor a mensagem constituem, respectivamente, o(a):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...