Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.

No âmago da segmentação do mercado está o conceito de que os telespectadores/consumidores são, ao mesmo tempo, complexos e diferenciados demais para serem tratados como massa única, mas homogêneos o suficiente para serem classificados em pequenos grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.

A comunicação dirigida tem a finalidade de transmitir, conduzir e, algumas vezes, recuperar informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A sociedade atual caracteriza-se por ser tecnologicamente definida e por apresentar uma desterritorialização das relações sociais e econômicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na atual configuração social, a possibilidade de os indivíduos moverem-se com rapidez pelo mundo é pouco valorizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito dos estudos da comunicação, em relação à idéia básica do agenda-setting, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) A capacidade dos mass media em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública confirma o seu importante papel na figuração da realidade social, isto é, de um pseudo-ambiente montado quase completamente a partir dos mass media.

( ) O agenda-setting é um modelo pensado para a apresentação da notícia em que os fatos são apresentados na ordem decrescente de importância.

( ) O pressuposto do agenda-setting é de que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media.

( ) O agenda-setting baseia-se na chamada Teoria Crítica.

A seqüência correta é:

  • A. V V F F
  • B. F F F V
  • C. V F V F
  • D. V F F V
  • E. F V V F

O relatório Os Donos da Mídia, elaborado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação (EPCOM), detalha as bases do poder econômico e político, no Brasil, constituído a partir das redes de televisão. O documento demonstra uma concentração ostensiva de propriedade das emissoras de televisão no país nas mãos de apenas seis grupos privados (Globo, SBT, Bandeirantes, Record, CNT e Rede TV). Sobre os serviços de radiodifusão, a legislação brasileira prevê que a exploração desses serviços depende, na forma da lei, de permissão ou concessão

  • A. privada
  • B. estadual.
  • C. municipal
  • D. federal.
  • E. da Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (ABERT).

Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:

  • A.

    identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.

  • B.

    levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.

  • C.

    diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.

  • D.

    aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.

  • E.

    verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.

A técnica de observação utilizada para pesquisa de mercado consiste em

  • A.

    captar o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais.

  • B.

    criar um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e manipular variáveis.

  • C.

    usar questionário para testar hipótese específica envolvendo um grande número de entrevistados.

  • D.

    usar formulário para mapear a população e o target de forma a permitir comparação entre os dois universos.

  • E.

    fazer entrevistas aleatórias para criar uma base de dados que será usada para determinar o mercadoalvo.

Em uma pesquisa de opinião, o ponto de partida é a definição do universo de pesquisa. Contudo, quando não se conhece o tamanho desse universo, a amostra a ser pesquisada pode ser selecionada por

  • A.

    conveniência, julgamento ou cota.

  • B.

    estratificação social e nível de renda.

  • C.

    escolaridade, faixa salarial e distribuição geográfica.

  • D.

    sorteio.

  • E.

    auto-indicação.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para conhecer em profundidade o público interno de uma organização, é necessária a utilização de pesquisa, via questionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de comunicação, aquele que recebe e decodifica a informação transmitida através de um canal que permite sua veiculação e o conjunto de signos que se relacionam para compor a mensagem constituem, respectivamente, o(a):

  • A. receptor e o código.
  • B. emissor e o código.
  • C. remetente e o referente
  • D. codificador e o contexto
  • E. fonte e o meio
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...