Questões de Comunicação Social do ano 2007

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De acordo com Predebon (Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004), o planejamento de mídia é um processo de estruturação de idéias para atender aos objetivos de comunicação e de marketing, baseado na verba disponível do anunciante e que culmina na formulação de um plano de mídia. O plano de mídia, por sua vez, é um documento que contém, de forma organizada, as análises de dados e as recomendações para atingir as metas da campanha. Os três pilares do plano de mídia são: objetivo, estratégia e tática. Com relação aos pilares, considere as seguintes afirmativas:

1. O objetivo de mídia é a quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período. A estratégia de mídia é o caminho que se determina para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação. A tática de mídia são as formas de ação e os recursos através dos quais se implanta a estratégia.

2. O objetivo de mídia é a linha mestra do plano e demonstra a seleção dos meios que serão utilizados para atender aos objetivos de comunicação. A estratégia de mídia é a apresentação detalhada de como a veiculação será executada. A tática de mídia demonstra estudos sobre os investimentos da concorrência em mídia.

3. O objetivo de mídia expressa o percentual de alcance do público-alvo, a freqüência média com que o público-alvo deverá estar exposto à mensagem e continuidade das veiculações. A estratégia de mídia descreve os meios que serão utilizados e, caso contemple mais de um meio, identifica a função de cada um deles (básico, complementar, apoio). A tática de mídia apresenta detalhes específicos de execução do plano e compõe-se de mapa de programação por meio, análise de rentabilidade dos veículos e resumo de verba 

4.  O ob

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

Numere a coluna da direita de acordo com os principais termos de mídia da coluna da esquerda.

  • A.

    1 – 2 – 5 – 6 – 3 – 4.

  • B.

    6 – 4 – 2 – 1 – 5 – 3

  • C.

    2 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.

  • D.

    5 – 6 – 1 – 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 6 – 1 – 2 – 4 – 5.

Garboggini (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade � estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005) estudou as relações de gênero na publicidade impressa, apontando para novos rumos da representação humana na publicidade da TV brasileira. Sobre os resultados de tal pesquisa, considere as seguintes afirmativas:

1. A partir da década de 80 do século 20, a representação do homem másculo e herói de façanhas é acentuada, principalmente nos comerciais de cerveja.

2. Na década de 90 do século 20, o enfoque masculino tradicional de marido e de pai provedor do lar é apresentado com menos valorização.

3. A mulher do fim do século 20 deixa de ser representada como mero objeto sexual, sem condições intelectuais de ser bem-sucedida profissionalmente.

4. Na última década, houve maior representação explícita da homossexualidade nos comerciais televisivos e uma crescente aprovação da mesma em vários segmentos da sociedade.

5. A partir da década de 90 do século 20, a criança do sexo masculino é representada nos comerciais televisivos, assumindo papéis profissionais do mundo do trabalho adulto, abandonando as formas lúdicas da brincadeira.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

São vantagens do uso de mídias secundárias no planejamento de mídia, EXCETO

  • A.

    a melhora do posicionamento da marca no mercado.

  • B.

    a expansão dos níveis de cobertura.

  • C.

    a produção de efeito sinergístico com a mídia principal.

  • D.

    o auxílio a tarefas de promoção.

Definidos como um diário pessoal, passaram a ter uma grande influência sobre os leitores e as pautas dos jornais e estão proliferando na Internet. São os:

  • A. demos.
  • B. blogs.
  • C. banners.
  • D. chats.
  • E. flashs.

Sob o ponto de vista da organização, o que vale na análise de sua mídia publicitária é

I. a audiência absoluta de certo programa ou veículo. 
II. é o custo absoluto de certo programa ou veículo. 
III. é o custo por mil de certo programa ou veículo.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I é verdadeira.

  • B.

    Apenas a II é verdadeira.

  • C.

    Apenas a III é verdadeira.

  • D.

    Apenas a I e a II são verdadeiras.

O narrador que se limita a informar o que as pessoas fazem e o que falam se classifica CORRETAMENTE como:

  • A.

    onisciente.

  • B.

    dramático.

  • C.

    testemunha.

  • D.

    protagonista.

Com relação a novas tecnologias, julgue os itens seguintes.

Multimídia é uma forma procedente e oportuna de se designar a convergência tecnológica que permite o acesso rápido a qualquer tipo de informação (escrita, sonora, visual), a qualquer momento que se deseje e recorrendo a qualquer suporte de que se disponha (televisor, microcomputador, banda larga e outros).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tecnologias de impressão, de elaboração de mídia eletrônica e da definição de mala direta, julgue os itens que se seguem.

Os fanzines podem ser definidos como publicações amadoras editadas por fãs de determinada arte ou hobby.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tecnologias de impressão, de elaboração de mídia eletrônica e da definição de mala direta, julgue os itens que se seguem.

A sucessão de cliques no ambiente digital permite o acesso hierarquizado aos pormenores de um fato noticiado, em um processo análogo ao da pirâmide invertida no jornalismo impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado
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