Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do conceito de rádio web, julgue os itens a seguir.

A terminologia rádio web pode ser definida como a manutenção de um sítio para downloads de conteúdos radiofônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os desafios que as novas tecnologias propõem para a comunicação contemporânea está o que se convencionou chamar de "convergência das mídias", o que significa:

  • A.

    promover a interatividade, num único meio digital, pela Internet.

  • B.

    utilizar a Internet como ferramenta básica para a informação.

  • C.

    passar de uma mídia para outra, reunindo informações que se completam.

  • D.

    fazer rádio, televisão, jornal e propaganda em meios digitais.

  • E.

    estabelecer limites para a produção da informação digitalizada.

Ao preparar um texto para TV deve-se levar em conta as características audiovisuais do veículo. Com relação ao texto para TV, avalie as afirmativas a seguir:

I- Para escrever um texto para televisão, devemos, antes de tudo, conhecer as imagens disponíveis. A partir delas, o texto deve ser construído de maneira coloquial e, preferencialmente, em ordem direta.

II- Assim como no jornalismo impresso, o texto televisivo deve responder na cabeça da matéria à seis perguntas: quem?, que? quanto?, onde?, como?, para que? e, com base na imagem, descrever o acontecimento.

III- O texto jornalístico para televisão não deve ser escrito de maneira independente das imagens disponíveis. Em casos de distanciamento ou paralelismo das mensagens verbais e visuais, o texto deve ser reescrito.

IV- Quando uma notícia para TV não possuir as imagens, ela só poderá ser veiculada se o texto jornalístico estiver apoiado por mapas, gráficos, ilustrações ou simulações produzidos pela Editoria de Arte.

A correta seqüência de afirmações verdadeiras e falsas, é:

  • A.

    V, F,V,F;

  • B.

    V,V,V,F;

  • C.

    F, F,V,F;

  • D.

    F, F, F,V;

  • E.

    F,V, F,V.

Em relação ao media training é correto afirmar que:

  • A.

    é desenvolvido por profissionais de publicidade para treinar os jornalistas das assessorias de comunicação a desenvolver veículos de informação voltados para os clientes de uma empresa;

  • B.

    é desenvolvido por assessores de imprensa junto aos repórteres de emissoras de rádio e televisão para que esses melhorem suas relações com a fonte de informação;

  • C.

    serve para, através de entrevistas simuladas e orientações sobre as peculiaridades da imprensa e da atividade jornalística, orientar executivos e fontes de informação em geral a lidar com os repórteres de diversas mídias;

  • D.

    é desenvolvido por assessores de imprensa junto aos repórteres de jornais e revistas para que esses melhorem suas relações com a fonte de informação;

  • E.

    é desenvolvido por profissionais de Relações Públicas junto aos jornalistas para que esses possam desenvolver veículos específicos para a comunicação interna.

Sobre as características de cada meio de comunicação para estabelecer as estratégias de veiculação, é correto afirmar:

  • A.

    o cinema é um dos meios mais utilizados pela propaganda devido tanto a sua abrangência em termos de diversidade de público, quanto ao impacto proporcionado pela mensagem exibida em tela grande;

  • B.

    embora o rádio seja um dos meios que mais atinge a população brasileira, ele é pouco usado pela publicidade devido aos altos custos de produção e a sua baixa eficiência enquanto mídia local;

  • C.

    as revistas são uma boa opção de mídia para aqueles que pretendem atingir um público segmentado e formador de opinião, porque possuem altos índices de permanência do anúncio, bem como de audiência, visto que os exemplares muitas vezes são colecionados e lidos por mais de uma pessoa;

  • D.

    a decisão pelo uso da TV como mídia deve-se principalmente aos custos atrativos, visto que seu poder de influência nas decisões de compra é bastante limitado, devido a brevidade das mensagens publicitárias e ao fenômeno do zapping;

  • E.

    embora seja o primeiro lugar em termos de escolha de mídia, os jornais têm abrangência apenas regional e, devido à atual crise de credibilidade, não atingem os grupos formadores de opinião.

Uma das áreas mais técnicas da propaganda é a mídia, daí sua necessidade de terminologias específicas. A opção que está definida de maneira incorreta é:

  • A.

    Circulação é o total de exemplares de um veículo impresso que chegam aos seus leitores. É representada pela diferença entre a tiragem e os exemplares inutilizados, não distribuidos ou devolvidos (encalhe);

  • B.

    GRP (Gross Rating Points) é a soma de audiências alcançada por uma programação;

  • C.

    Freqüência Eficiente é a freqüência considerada suficiente para que a mensagem seja compreendida e assimilada;

  • D.

    CPM (Custo por mil) valor percentual obtido pela divisão do preço absoluto de um veículo ou programa por cada mil pessoas previstas em audiência;

  • E.

    Cobertura é representada pelas pessoas ou domicílios diferentes que tiveram a oportunidade de ser atingidos pelo menos uma vez por uma programação de mídia.

Um texto feito para ser lido em um still significa que, durante a leitura, haverá

  • A.

    redução da velocidade de sucessão dos quadros da imagem.

  • B.

    uma cena em flash-back.

  • C.

    imagem ou quadro parado, congelado.

  • D.

    escurecimento gradual da imagem até o preto total.

  • E.

    uma cena animada referente ao texto.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Na televisão, a necessidade de síntese é muito maior e o processo é mais seletivo. Além disso, o resultado do trabalho não depende apenas do repórter, mas de toda uma equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de técnicas de produção em rádio e televisão, julgue o item abaixo.

A edição na televisão é uma tarefa complicada, pois são muitos os cortes que ocorrem no universo da videosfera. Entre as montagens possíveis de um programa de televisão, pode-se citar: a montagem interna do programa; a montagem em nível da macroestrutura da televisão, que faz coexistir o programa stricto sensu com os breaks comerciais e outras interrupções e, por fim, há uma montagem que o próprio espectador realiza, com sua unidade de controle remoto, passando de um programa para outro e de uma emissora para outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir.

As características de um texto para revista incluem texto curto, texto interpretativo e uso de lide descritivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...