Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o lead é INCORRETO afirmar que

  • a.

    todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve

  • b.

    é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.

  • c.

    o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.

  • d.

    o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.

  • e.

    tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.

A comunicação é uma competência essencial em qualquer meio no qual nos inserimos, seja familiar, de amizade ou profissional. Analise as afirmações:

I- João sempre chega cedo ao seu trabalho e cumprimenta a todos, discriminando a forma de tratamento, dependendo do cargo que a pessoa ocupa, ou seja, quanto mais alto o nível hierárquico, melhora ainda mais sua forma polida ao dirigir-se a estas pessoas.

II- A comunicação deve ser realizada através de uma linguagem clara, objetiva para que se atinja o resultado esperado e, para tanto, é recomendável a escolha de um meio e formas apropriados.

III- Uma comunicação mal feita pode causar inúmeras interpretações por parte do receptor e, em algumas situações, até conflitos organizacionais.

IV- É recomendável sempre utilizarmos uma única forma de comunicação, independente de quem seja o cliente e o seu grau de instrução.

Podemos afirmar que o correto está em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    III e IV.

Para haver comunicação, é necessário que exista uma pessoa querendo comunicar algo. Essa pessoa que comunica alguma coisa é um elemento do processo de comunicação humana denominado

  • A.

    receptor.

  • B.

    codificador.

  • C.

    emissor.

  • D.

    decodificador.

O conjunto de idéias, intenções e sentimentos que formam o conteúdo da comunicação expressa em uma linguagem é denominado

  • A.

    mensagem.

  • B.

    canal.

  • C.

    código.

  • D.

    fonte.

O tipo de comunicação que se utiliza de movimentos, símbolos e formas é denominado

  • A.

    gestual.

  • B.

    verbal.

  • C.

    legal.

  • D.

    misto.

Vários fatores podem interferir na comunicação humana, causando falhas nesse processo. O fator que dificulta a comunicação por razões emocionais ou psicológicas é denominado

  • A.

    ruído.

  • B.

    bloqueio.

  • C.

    simpatia.

  • D.

    empatia.

A comunicação tem funções básicas nos grupos sociais e profissionais. Essas funções incluem a

  • A.

    distração.

  • B.

    codificação.

  • C.

    decodificação.

  • D.

    interação.

A mensagem é codificada e, através do canal, vai da fonte ao receptor. Cada elemento do processo comunicativo está relacionado a uma função da linguagem. A mensagem corresponde à função:

  • A.

    emotiva

  • B.

    conativa

  • C.

    fática

  • D.

    metalingüística

  • E.

    referencial

O percurso de uma notícia na Internet passa por dois momentos, que são a:

  • A.

    notícia em si e seu aprofundamento através de recursos da hipermídia.

  • B.

    manchete e uma apuração realizada com mais rigor e precisão.

  • C.

    edição imediata e sua atualização constante através de links novos.

  • D.

    apuração rigorosa e sua completa edição como num jornal impresso.

  • E.

    pauta detalhada e um texto elaborado com o fim de prender a atenção.

Escolha entre as opções abaixo a formulação errada.

  • A.

    Sob o ponto de vista cognitivo, sabe-se que é difícil conquistar a atenção humana. Ela é um produto escasso, mas ambicionado por atores sociais variados. Isso se deve ao fato da atenção ser a porta de entrada à mente. E é lá na mente onde os indivíduos processam a informação e produzem a significação.

  • B.

    As crenças, os valores e as atitudes dos indivíduos são os elementos que constituem o que usualmente denominamos de imaginário social.

  • C.

    A mancha de um jornal, a embalagem de um produto, a moda e as marcas são exemplos da importância que o design assumiu nos dias atuais.

  • D.

    É um equívoco a afirmação que indica existir relação direta entre a imagem mental e a estereotipia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...