Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o lead é INCORRETO afirmar que
todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve
é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.
o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.
o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.
tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação é uma competência essencial em qualquer meio no qual nos inserimos, seja familiar, de amizade ou profissional. Analise as afirmações:
I- João sempre chega cedo ao seu trabalho e cumprimenta a todos, discriminando a forma de tratamento, dependendo do cargo que a pessoa ocupa, ou seja, quanto mais alto o nível hierárquico, melhora ainda mais sua forma polida ao dirigir-se a estas pessoas.
II- A comunicação deve ser realizada através de uma linguagem clara, objetiva para que se atinja o resultado esperado e, para tanto, é recomendável a escolha de um meio e formas apropriados.
III- Uma comunicação mal feita pode causar inúmeras interpretações por parte do receptor e, em algumas situações, até conflitos organizacionais.
IV- É recomendável sempre utilizarmos uma única forma de comunicação, independente de quem seja o cliente e o seu grau de instrução.
Podemos afirmar que o correto está em:
I e II.
II e III.
I e IV.
III e IV.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para haver comunicação, é necessário que exista uma pessoa querendo comunicar algo. Essa pessoa que comunica alguma coisa é um elemento do processo de comunicação humana denominado
receptor.
codificador.
emissor.
decodificador.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conjunto de idéias, intenções e sentimentos que formam o conteúdo da comunicação expressa em uma linguagem é denominado
mensagem.
canal.
código.
fonte.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O tipo de comunicação que se utiliza de movimentos, símbolos e formas é denominado
gestual.
verbal.
legal.
misto.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vários fatores podem interferir na comunicação humana, causando falhas nesse processo. O fator que dificulta a comunicação por razões emocionais ou psicológicas é denominado
ruído.
bloqueio.
simpatia.
empatia.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação tem funções básicas nos grupos sociais e profissionais. Essas funções incluem a
distração.
codificação.
decodificação.
interação.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A mensagem é codificada e, através do canal, vai da fonte ao receptor. Cada elemento do processo comunicativo está relacionado a uma função da linguagem. A mensagem corresponde à função:
emotiva
conativa
fática
metalingüística
referencial
O percurso de uma notícia na Internet passa por dois momentos, que são a:
notícia em si e seu aprofundamento através de recursos da hipermídia.
manchete e uma apuração realizada com mais rigor e precisão.
edição imediata e sua atualização constante através de links novos.
apuração rigorosa e sua completa edição como num jornal impresso.
pauta detalhada e um texto elaborado com o fim de prender a atenção.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
Escolha entre as opções abaixo a formulação errada.
Sob o ponto de vista cognitivo, sabe-se que é difícil conquistar a atenção humana. Ela é um produto escasso, mas ambicionado por atores sociais variados. Isso se deve ao fato da atenção ser a porta de entrada à mente. E é lá na mente onde os indivíduos processam a informação e produzem a significação.
As crenças, os valores e as atitudes dos indivíduos são os elementos que constituem o que usualmente denominamos de imaginário social.
A mancha de um jornal, a embalagem de um produto, a moda e as marcas são exemplos da importância que o design assumiu nos dias atuais.
É um equívoco a afirmação que indica existir relação direta entre a imagem mental e a estereotipia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...