Questões de Comunicação Social do ano 2007

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Tendo como referência os intuitos da publicidade, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Apresentar o anunciante como emissor da mensagem veiculada.

  • B.

    Disseminar valores e conceitos ideologizados.

  • C.

    Estimular a circulação de bens pertencentes à atividade econômica do cliente.

  • D.

    Promover a adesão a um sistema ideológico (social, econômico, político ou jurídico).

Tendo como referência os intuitos da propaganda, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Contar com maior credibilidade em relação às matérias veiculadas.

  • B.

    Controlar a mensagem a partir das metas do anunciante.

  • C.

    Evitar a presença explícita do patrocinador.

  • D. Ter o veículo como emissor.

De acordo com a distinção conceitual entre os termos publicidade e propaganda, é CORRETO afirmar que,

  • A.

    na divulgação de transações comerciais, a propaganda é a ferramenta mais eficaz.

  • B.

    na publicidade, encontramos os instrumentos para o fomento de negócios.

  • C.

    nos anúncios, deve-se evitar o uso conjunto de aspectos da publicidade e da propaganda.

  • D.

    nos planejamentos de campanha, devemos concentrar o aspecto informativo nas ações de publicidade.

Considerando-se os intuitos e as características do slogan, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Conduzir o leitor a alguma decisão.

  • B.

    Demonstrar as características do produto.

  • C.

    Fazer o uso de vocativos.

  • D.

    Ilustrar algum benefício do produto ou do serviço.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A propaganda, durante a execução do plano, deverá estimular um aumento no nível de informação do produto ou serviço.

  • B.

    Geralmente, o planejamento de propaganda ocorre dentro de um mesmo exercício fiscal.

  • C.

    No planejamento, as metas apresentam um caráter mais amplo e objetivo, um caráter mais específico.

  • D.

    O diagnóstico da situação é uma tarefa permanente do plano.

Considerando os princípios básicos de comunicação no planejamento de campanha, é CORRETO afirmar que

  • A.

    as táticas estão para as metas e as estratégias, para os objetivos.

  • B.

    o planejamento deve desconsiderar aspectos sazonais com o objetivo de evitar a dispersão.

  • C.

    os objetivos de criação podem ser compreendidos como elementos para a abordagem.

  • D.

    os objetivos e as metas concentram-se na criação e têm o plano de mídia como ferramenta.

Para pintar um objeto com o contorno em azul e o preenchimento em vermelho, no Corel Draw deve-se selecionar

  • A.

    o azul na paleta de cores e clicar no contorno e selecionar o vermelho na paleta de cores e clicar no interior do objeto.

  • B.

    o contorno e clicar com o botão esquerdo no azul da paleta de cores e selecionar o interior do objeto e clicar com o botão esquerdo no vermelho da paleta de cores.

  • C.

    o contorno e clicar com o botão direito no azul da paleta de cores e selecionar o interior do objeto e clicar com o botão direito no vermelho da paleta de cores.

  • D.

    o objeto e clicar na paleta de cores com o botão esquerdo no azul e com o botão direito no vermelho.

  • E.

    o objeto e clicar na paleta de cores com o botão direito no azul e com o botão esquerdo no vermelho.

Em uma externa, o repórter de televisão deve se preocupar com questões de conteúdo, estéticas e técnicas relacionadas às informações que estão sendo colhidas.

Nesse sentido, espera-se que o repórter:

  • A.

    elabore o texto do off, a partir das imagens selecionadas, de maneira a descrevê-las à medida em que são apresentadas ao telespectador;

  • B.

    explique a pauta para o cinegrafista que, como um dos agentes da reportagem, não deve se restringir a elaborar esteticamente as imagens da matéria;

  • C.

    não utilize as informações obtidas durante uma determinada reportagem como gancho para uma nova pauta;

  • D.

    oriente sua equipe para que o som ambiente das locações não seja captado, uma vez que, para não haver ruído, as matérias devem ser apresentadas sem som ou apenas com música em BG;

  • E.

    aguarde a edição das fitas de externa para escrever o texto e gravar a sua passagem.

Em relação à informação jornalística em rádio, pode-se considerar como razoável, em seu processo, o tempo de 30 segundos para a sonora, devendo-se evitar repetir informação contida no texto; as sonoras devem ainda conter opiniões e emoção. Com base no texto acima, pode-se concluir que esses procedimentos, típicos da informação jornalística em rádio, referem-se

  • A.

    à entrevista.

  • B.

    à pauta.

  • C.

    à edição.

  • D.

    à produção.

Sobre a participação do repórter em vídeo na matéria/reportagem em telejornalismo, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    É incorreto usar o repórter em on para abrir uma matéria.

  • B.

    O stand up é a matéria que se resume na transmissão dos fatos pelo repórter.

  • C.

    Passagem é a entrada do repórter, em algum ponto da narrativa, contando em on – em vídeo – parte da matéria.

  • D.

    No encerramento da matéria, o repórter aparece, geralmente, para projetar conseqüências de determinado fato. O encerramento "amarra" uma cobertura.

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