Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os microfones mais utilizados por emissoras de TV em reportagens externas, sobretudo em ambientes ruidosos, são os
bi-direcionais.
direcionais.
omnidirecionais.
lavalieres.
silenciosos.
Para uma equipe de telejornalismo fazer uma conexão de sinal entre dois pontos por microondas, satélite ou cabo, deve utilizar um
ENG.
EFP.
EDL.
link.
switcher.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A imagem em telejornalismo não precisa, necessariamente, ser bonita, pois o importante é a informação que transmite.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
No telejornalismo noticioso, o repórter passa a ser um protagonista do acontecimento, e o cameraman, os olhos do telespectador. Há um jogo de interação discursiva que envolve, sobretudo, o aspecto emocional da situação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que
facilita o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação.
ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha.
frente às novas demandas, a assessoria de imprensa deixou de ser mera emissora de releases.
o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.
o papel das assessorias de imprensa inclui um trabalho educativo interno, destinado a sensibilizar os membros da organização para a importância de relações transparentes e honestas com seus diversos públicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que
é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.
considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.
é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.
é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).
é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,
coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.
ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.
artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas
artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.
artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere que a área de relações públicas de determinada empresa tenha realizado a classificação de seus públicos, em públicos interno, externo e misto. Nessa situação, o critério de classificação adotado por essa empresa foi o do tipo
geográfico.
social.
econômico.
cultural.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens abaixo, relativos às técnicas de atendimento ao público.
I. Um atendimento de qualidade mantém a imagem da organização valorizada.
II. Um atendente que adota uma atitude impessoal tende a comprometer a relação que se desenvolve de início com a pessoa atendida.
III. O nível de atenção dispensado no atendimento deve variar de acordo com o aspecto socioeconômico do público atendido.
IV. No atendimento de orientação, quanto ao preenchimento de formulários, a comunicação verbal agregada à gestual dificulta a compreensão da orientação oferecida ao público.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Para o assessor de imprensa, newspeg é:
lista de contatos de jornalistas, com seus telefones, e-mails e veículos nos quais trabalham
estratégia de atualizar fatos antigos para aumentar a possibilidade de divulgação pela mídia
relação de assuntos que deverão ser pautados nos próximos seis meses pela assessoria
plano de comunicação da instituição com a missão e com os valores da assessoria
modelo proposto de diálogo entre a assessoria e a imprensa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...