Questões de Comunicação Social do ano 2007

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Os microfones mais utilizados por emissoras de TV em reportagens externas, sobretudo em ambientes ruidosos, são os

  • A.

    bi-direcionais.

  • B.

    direcionais.

  • C.

    omnidirecionais.

  • D.

    lavalieres.

  • E.

    silenciosos.

Para uma equipe de telejornalismo fazer uma conexão de sinal entre dois pontos por microondas, satélite ou cabo, deve utilizar um

  • A.

    ENG.

  • B.

    EFP.

  • C.

    EDL.

  • D.

    link.

  • E.

    switcher.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A imagem em telejornalismo não precisa, necessariamente, ser bonita, pois o importante é a informação que transmite.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

No telejornalismo noticioso, o repórter passa a ser um protagonista do acontecimento, e o cameraman, os olhos do telespectador. Há um jogo de interação discursiva que envolve, sobretudo, o aspecto emocional da situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

  • a.

    facilita o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação.

  • b.

    ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha.

  • c.

    frente às novas demandas, a assessoria de imprensa deixou de ser mera emissora de releases.

  • d.

    o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.

  • e.

    o papel das assessorias de imprensa inclui um trabalho educativo interno, destinado a sensibilizar os membros da organização para a importância de relações transparentes e honestas com seus diversos públicos.

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

  • a.

    é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • b.

    considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.

  • c.

    é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.

  • d.

    é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

  • e.

    é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.

Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,

  • a.

    coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.

  • b.

    ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.

  • c.

    artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas

  • d.

    artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.

  • e.

    artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.

Considere que a área de relações públicas de determinada empresa tenha realizado a classificação de seus públicos, em públicos interno, externo e misto. Nessa situação, o critério de classificação adotado por essa empresa foi o do tipo

  • A.

    geográfico.

  • B.

    social.

  • C.

    econômico.

  • D.

    cultural.

Julgue os itens abaixo, relativos às técnicas de atendimento ao público.

I. Um atendimento de qualidade mantém a imagem da organização valorizada.

II. Um atendente que adota uma atitude impessoal tende a comprometer a relação que se desenvolve de início com a pessoa atendida.

III. O nível de atenção dispensado no atendimento deve variar de acordo com o aspecto socioeconômico do público atendido.

IV. No atendimento de orientação, quanto ao preenchimento de formulários, a comunicação verbal agregada à gestual dificulta a compreensão da orientação oferecida ao público.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Para o assessor de imprensa, newspeg é:

  • A.

    lista de contatos de jornalistas, com seus telefones, e-mails e veículos nos quais trabalham

  • B.

    estratégia de atualizar fatos antigos para aumentar a possibilidade de divulgação pela mídia

  • C.

    relação de assuntos que deverão ser pautados nos próximos seis meses pela assessoria

  • D.

    plano de comunicação da instituição com a missão e com os valores da assessoria

  • E.

    modelo proposto de diálogo entre a assessoria e a imprensa

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