Questões de Comunicação Social do ano 2007

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Dentre os profissionais diretamente envolvidos em um telejornal, os responsáveis pelas decisões técnicas e editoriais durante a transmissão ao vivo são, respectivamente,

  • A.

    diretor de TV e editor-chefe.

  • B.

    editor e coordenador de rede.

  • C.

    gerente de operações e diretor de TV.

  • D.

    apresentador e diretor de TV.

  • E.

    diretor de jornalismo e editor-chefe.

O roteiro de um telejornal é chamado de

  • A.

    escalada.

  • B.

    relatório de ocorrências.

  • C.

    pauta.

  • D.

    espelho.

  • E.

    release.

Nos telejornais, as notícias devem ser escritas em “ordem direta”. Isso quer dizer que

  • A.

    a notícia deve ser redigida no tempo presente do indicativo ou do subjuntivo.

  • B.

    deve-se evitar a redundância e a repetição de palavras em um mesmo parágrafo.

  • C.

    os termos da oração devem ser colocados seguindo a regra: sujeito+verbo+predicado.

  • D.

    as notícias devem ser organizadas no programa por ordem de importância.

  • E.

    as gírias, metáforas e palavras com duplo sentido devem ser evitadas.

O script utilizado nos telejornais orienta os técnicos de TV, jornalistas, apresentadores e demais membros da equipe para a transmissão do programa “ao vivo”. Nas emissoras, ele tem um formato semelhante, dividido em 3 colunas, como o exemplo abaixo, onde, na coluna da

  • A.

    direita ficam as informações de áudio; na do meio, as indicações das fontes sonoras (locutor, OFF, VT) e na da esquerda, as indicações de vídeo.

  • B.

    direita ficam as informações de áudio; na do meio, a duração das matérias e do texto a ser lido; e na da esquerda, as indicações de vídeo.

  • C.

    direita ficam as informações de vídeo; na do meio, a duração das matérias e do texto a ser lido e na da esquerda, as indicações de áudio.

  • D.

    esquerda ficam as informações de áudio; na do meio, as indicações das fontes sonoras (locutor, OFF, VT) e na da direita, as indicações de vídeo.

  • E.

    esquerda ficam as indicações de gerador de caracteres; na do meio, a duração das matérias e na coluna da direita, as indicações de áudio e de vídeo.

Para redigir uma matéria jornalística para um telejornal, o redator deverá levar em consideração que a locução é medida em relação ao número de “toques” que são pronunciados por um locutor em determinado tempo. Segundo Squirra (Aprender Telejornalismo, Summus, 1993 − pág. 74), a duração média para a leitura de uma linha de 45 toques é de

  • A.

    3,5 segundos.

  • B.

    4,0 segundos.

  • C.

    4,5 segundos.

  • D.

    5,0 segundos.

  • E.

    5,5 segundos.

O teaser, no telejornalismo, significa

  • A.

    anúncio publicitário inserido no decorrer do telejornal, fora dos intervalos comerciais.

  • B.

    manchete principal do telejornal, lida pelo apresentador no estúdio, com ou sem imagens de cobertura.

  • C.

    chamada para uma matéria ou informação adicional, escrita com o gerador de caracteres, inserida na parte inferior da tela.

  • D.

    imagem inserida por meio do chroma-key na edição final do telejornal.

  • E.

    texto curto ou passagem curta gravados pelo repórter, com o objetivo de chamar a atenção para uma matéria que entrará no decorrer do programa.

O termo stand up é utilizado nos telejornais para indicar

  • A.

    uma reportagem realizada sobre um tema que não tem atualidade, mas é de grande interesse.

  • B.

    a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento que está sendo relatado.

  • C.

    o tempo de espera para que o repórter entre “ao vivo” no programa.

  • D.

    a apresentação “ao vivo” do telejornal em estúdio no qual o âncora não está sentado na bancada.

  • E.

    uma conexão “ao vivo” entre dois pontos de transmissão do telejornal.

Nos telejornais, “nota pé” significa

  • A.

    o encerramento ou a abertura de uma matéria, quando são utilizadas “sonoras”.

  • B.

    uma notícia curta lida pelo apresentador ou pelo repórter, em pé, no estúdio ou em externa.

  • C.

    uma entrevista em externa - não prevista em pauta − realizada pelo repórter.

  • D.

    o texto escrito na parte inferior da tela para complementar uma notícia.

  • E.

    a nota “ao vivo” lida no final de uma matéria pelo apresentador, para complementá-la.

As partes que dividem um telejornal ou programa de TV e que ficam entre os intervalos comerciais têm o nome de

  • A.

    chamadas.

  • B.

    blocos.

  • C.

    cabeças.

  • D.

    escaladas.

  • E.

    editorias.

O jornalista responsável pelo telejornal é o

  • A.

    Chefe de reportagem.

  • B.

    Pauteiro.

  • C.

    Diretor de TV.

  • D.

    Editor-chefe.

  • E.

    Apresentador.

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