Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Uma empresa do setor automobilístico, totalmente desconhecida no mercado brasileiro, pretende introduzir seus produtos junto a um público jovem, de idade compreendida entre 20 e 30 anos, classes média e média-alta. No intuito de obter uma boa aceitação de sua marca junto aos stakeholders, cabe ao profissional de comunicação, dentro de uma filosofia de responsabilidade social, orientar a diretoria a:
divulgar notícias pagas nos meios de comunicação de massa.
convocar a imprensa esportiva para uma coletiva no ato do lançamento.
promover campanhas de educação e segurança no trânsito.
patrocinar eventos esportivos destinados ao mercado-alvo.
reforçar as estratégias mercadológicas com propaganda institucional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Durante o planejamento estratégico faz-se necessário o levantamento dos pontos positivos e negativos de programas de comunicação levados a cabo anteriormente por uma empresa no momento do(a):
diagnóstico macroambiental.
definição da missão organizacional.
análise setorial.
determinação das metas e objetivos de comunicação.
avaliação do plano de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O trabalho do assessor de imprensa costuma estar associado à imagem de uma ponte que liga o assessorado aos veículos de comunicação e vice-versa. Nesse sentido, a ação que não está de acordo com a função do jornalista, enquanto assessor de imprensa, é:
cuidar da redação de releases e elaborar press-kits a serem disponibilizados para os veículos de comunicação;
ser o porta-voz, fonte oficial da empresa, em processos de gerenciamento de crises, evitando que os jornalistas tenham acesso direto aos executivos da empresa;
fazer o follow-up, que pode incluir desde a confirmação da presença de jornalistas a um evento até a convocação de entrevistas coletivas;
avaliar o clipping tanto impresso quanto eletrônico, contendo as notícias veiculadas na mídia sobre a empresa assessorada;
instruir o assessorado sobre como tratar a imprensa em geral e como ele deve se portar especialmente durante as entrevistas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O tipo de ação que deve ser tomada pela Assessoria de Imprensa, num processo de gerenciamento de crise, é:
deixar que a crise siga seu próprio rumo, porque enquanto a empresa não se pronuncia, há mais chances do assunto ser esquecido;
empenhar-se no sentido de fornecer informações de interesse público, reconhecendo as responsabilidades da empresa e enfatizando as medidas tomadas no sentido de resolver o problema;
agir como porta-voz, desmentindo imediatamente tudo que tiver sido publicado contra o cliente;
enviar presentes aos jornalistas nas redações como forma de tornar-se simpático e estreitar o contato entre a empresa a mídia;
reconhecer a dimensão do problema e através de entrevistas individuais desviar a atenção dos jornalistas dos fatos que motivaram a crise, enfatizando as medidas tomadas pela empresa no sentido de minimizá-la.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para a profissional em design gráfico, Cibele Bastos Carreira, o house organ é uma ferramenta de comunicação indispensável nas empresas para funcionários e clientes. Popularmente conhecido como Informativo de Empresas ou Jornal, trata-se de um documento editado especialmente para a comunicação com funcionários, clientes, fornecedores e também com prospects. Ele se distingue do jornal comum pela linha editorial que é focada especialmente em assuntos internos. Prospects significa
familiares dos empregados.
familiares dos clientes.
conjunto de credores.
conjunto de devedores.
simpatizantes e clientes potenciais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Press-kit é um serviço da área de comunicação de uma instituição pública ou privada, que consiste em
um envelope contendo o histórico da instituição e um brinde para o jornalista.
um convite para que o jornalista participe de uma entrevista coletiva de interesse da instituição.
matérias sobre o lançamento de produto ou evento, redigidas pela assessoria de comunicação, sob a orientação do departamento de relações públicas.
um conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
relação de pautas de interesse da instituição, dados estatísticos e fotografias que orientem a imprensa na redação de matérias.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
Em relação ao release em vídeo, sua eficiência como meio de comunicação não foi bem aceita pela mídia nem pelas assessorias de comunicação das organizações, tendo em vista o distanciamento que impõe entre os jornalistas e as fontes de informação das organizações.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir.
A sala de imprensa do sítio de uma organização é o local ideal para se manter um fórum permanente com a mídia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A clipagem assume características específicas em função dos veículos. Nos veículos impressos, é fundamental captar as chamadas de capa, caderno e até mesmo os destaques existentes nos sumários ou índices de publicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Há pelo menos duas maneiras básicas de avaliar o trabalho de divulgação de uma instituição: a análise tópica de um esforço de divulgação e a auditoria de imagem propriamente dita.
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