Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as características das assessorias de imprensa de empresas e órgãos

governamentais, assinale V para as afirmativasverdadeiras e F para as falsas:

( ) Cuidam, exclusivamente, das ações voltadas para o público externo.

( ) Têm, geralmente, uma atuação mais reativa e nas áreas de

informação sobre prestação de serviços.

( ) Não têm como atribuição a divulgação de balanços de resultados de

campanhas e prestação de serviços.

( ) Atendem à necessidade de informações sobre falhas nas ações de

seus assessorados.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    F, V, F, V.

  • B.

    F, F, V, V.

  • C.

    V, F, V, F.

  • D.

    V, V, F, F.

Quando o assessor de comunicação tem conhecimento de uma informação relevante para a empresa ou instituição pública, mas não pode divulgá-la logo, só depois de certa data ou hora, envia-a para os meios de comunicação com:

  • A. limites.
  • B. embargo.
  • C. reserva.
  • D. decisão.
  • E. verdade.

O texto de um press-release, em sua forma, deve ser:

  • A.

    analítico, para convencer o jornalista das vantagens da publicação.

  • B.

    argumentativo, para mostrar ao jornalista a sua relevância.

  • C.

    cronológico, no sentido do tempo necessário para se dar o fato.

  • D.

    informativo, para chamar a atenção do jornalista para a notícia.

  • E.

    narrativo, para contar ao público como se chegou ao fato.

A imagem de uma empresa ou instituição pública depende de sua atuação junto à sociedade. Entretanto, ela também é parte das funções do assessor de imprensa. Nesse sentido, seu papel é:

  • A.

    manter a empresa ou instituição pública na mídia através de matérias positivas.

  • B.

    despertar o interesse dos repórteres com informações em off não divulgáveis.

  • C.

    abrir espaços na imprensa através de favores e regalos concedidos a repórteres.

  • D.

    construir fatos e versões para uma divulgação que seja favorável à boa imagem.

  • E.

    sugerir pautas interessantes e intermediar o contato da imprensa com a empresa.

O modelo de relações públicas simétrico de duas mãos, citado por Kunsch (1997), se caracteriza por:

  • A. desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras.
  • B.

    disseminar informações que atingem públicos diferenciados.

  • C.

    publicar notícias sobre a organização e obter sua repercussão.

  • D.

    pesquisar o interesse da empresa para melhor chegar ao público.

  • E.

    buscar o equilíbrio entre os interesses da empresa e os do público.

A Assessoria de Comunicação

  • A.

    equivale ao conceito de assessoria de imprensa.

  • B.

    diz respeito à atividade das relações públicas.

  • C.

    é uma atividade jornalística por excelência.

  • D.

    diz respeito exclusivamente às ações de comunicação interna de uma organização.

A auditoria da imagem de uma organização na mídia pode ser feita utilizando a técnica de

  • A.

    grupos focais.

  • B.

    clipping.

  • C.

    survey de opinião pública.

  • D.

    Philips 66.

O release transformou-se em um instrumento que, de certa maneira, simboliza o trabalho do assessor de imprensa. No jornalismo, pode-se afirmar que o termo release corresponde à(ao):

I. Serviço de recortes de jornais e revistas sobre assunto de interesse de uma empresa ou instituição.

II. Material jornalístico produzido pela assessoria de imprensa e liberado para divulgação.

III. Listagem de nomes e endereços dos veículos de comunicação e dos jornalistas.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

São atividades específicas de uma Assessoria de Imprensa:

(1) Controle e arquivo de informações sobre o assessorado, divulgadas nos meios de comunicação.
(2) Identificar os problemas, apresentar soluções e melhorar o relaciona-mento do assessorado com seus públicos.
(3) Colocar em relação produtores e consumidores, por meio dos distribui-dores e dos meios de comunicação.
(4) Edição de periódicos destinados aos públicos externo e interno, como revistas e boletins.
(5) Relacionamento com os meios de comunicação, abastecendo-os com informações relativas ao associado.

Os itens CORRETOS são:

  • A.

    1 – 3 – 4

  • B.

    1 – 4 – 5

  • C.

    2 – 3 – 5

  • D.

    2 – 4 – 5

As expressões "agenciamento, coletivizar, carreata, conveniado e direciona-mento" são exemplos de:

  • A.

    modismo.

  • B.

    preciosismo.

  • C.

    redundância.

  • D.

    rebuscamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...