Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre as características das assessorias de imprensa de empresas e órgãos
governamentais, assinale V para as afirmativasverdadeiras e F para as falsas:
( ) Cuidam, exclusivamente, das ações voltadas para o público externo.
( ) Têm, geralmente, uma atuação mais reativa e nas áreas de
informação sobre prestação de serviços.
( ) Não têm como atribuição a divulgação de balanços de resultados de
campanhas e prestação de serviços.
( ) Atendem à necessidade de informações sobre falhas nas ações de
seus assessorados.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Quando o assessor de comunicação tem conhecimento de uma informação relevante para a empresa ou instituição pública, mas não pode divulgá-la logo, só depois de certa data ou hora, envia-a para os meios de comunicação com:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O texto de um press-release, em sua forma, deve ser:
analítico, para convencer o jornalista das vantagens da publicação.
argumentativo, para mostrar ao jornalista a sua relevância.
cronológico, no sentido do tempo necessário para se dar o fato.
informativo, para chamar a atenção do jornalista para a notícia.
narrativo, para contar ao público como se chegou ao fato.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A imagem de uma empresa ou instituição pública depende de sua atuação junto à sociedade. Entretanto, ela também é parte das funções do assessor de imprensa. Nesse sentido, seu papel é:
manter a empresa ou instituição pública na mídia através de matérias positivas.
despertar o interesse dos repórteres com informações em off não divulgáveis.
abrir espaços na imprensa através de favores e regalos concedidos a repórteres.
construir fatos e versões para uma divulgação que seja favorável à boa imagem.
sugerir pautas interessantes e intermediar o contato da imprensa com a empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O modelo de relações públicas simétrico de duas mãos, citado por Kunsch (1997), se caracteriza por:
disseminar informações que atingem públicos diferenciados.
publicar notícias sobre a organização e obter sua repercussão.
pesquisar o interesse da empresa para melhor chegar ao público.
buscar o equilíbrio entre os interesses da empresa e os do público.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
A Assessoria de Comunicação
equivale ao conceito de assessoria de imprensa.
diz respeito à atividade das relações públicas.
é uma atividade jornalística por excelência.
diz respeito exclusivamente às ações de comunicação interna de uma organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
A auditoria da imagem de uma organização na mídia pode ser feita utilizando a técnica de
grupos focais.
clipping.
survey de opinião pública.
Philips 66.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O release transformou-se em um instrumento que, de certa maneira, simboliza o trabalho do assessor de imprensa. No jornalismo, pode-se afirmar que o termo release corresponde à(ao):
I. Serviço de recortes de jornais e revistas sobre assunto de interesse de uma empresa ou instituição.
II. Material jornalístico produzido pela assessoria de imprensa e liberado para divulgação.
III. Listagem de nomes e endereços dos veículos de comunicação e dos jornalistas.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
São atividades específicas de uma Assessoria de Imprensa:
(1) Controle e arquivo de informações sobre o assessorado, divulgadas nos meios de comunicação.
(2) Identificar os problemas, apresentar soluções e melhorar o relaciona-mento do assessorado com seus públicos.
(3) Colocar em relação produtores e consumidores, por meio dos distribui-dores e dos meios de comunicação.
(4) Edição de periódicos destinados aos públicos externo e interno, como revistas e boletins.
(5) Relacionamento com os meios de comunicação, abastecendo-os com informações relativas ao associado.
Os itens CORRETOS são:
1 – 3 – 4
1 – 4 – 5
2 – 3 – 5
2 – 4 – 5
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
As expressões "agenciamento, coletivizar, carreata, conveniado e direciona-mento" são exemplos de:
modismo.
preciosismo.
redundância.
rebuscamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...