Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A função do Direito de Resposta é:
punir quem publicou alguma informação errada
indenizar quem foi alvo de calúnia, injúria ou difamação
cobrar das autoridades a resolução dos problemas sociais
permitir que o público conheça a outra versão dos fatos apresentados
responder ao público as dúvidas quanto à programação de um veículo de comunicação
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Uma das atividades das assessorias de imprensa é o relacionamento com o público, que tem, além das formas mediadas pela imprensa, os contatos dirigidos. Entre os instrumentos de contatos dirigidos com o público nas atividades de comunicação, NÃO se pode incluir
concursos que mobilizam estudantes nos níveis da educação básica e fundamental, como os de redação.
palestras com estudantes de jornalismo dos últimos períodos do curso, prestes ao ingresso no mercado de trabalho.
organização de um seminário que envolva diversos órgãos públicos, para debater problemas comuns às suas assessorias.
atendimento a um cidadão que tenha reclamação sobre atendimento inadequado recebido em um setor do órgão público.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Situações de crise são mais comuns do que se imagina em organizações de quaisquer natureza, cabendo às assessorias de imprensa administrá-las. Das situações a seguir, indique aquela que NÃO configura crise.
Acidentes involuntários com danos a pessoas e/ou ao meio ambiente
Organizações em meio a escândalos financeiros ou brigas familiares
Organização comercial sob ataque difamatório patrocinado por concorrente
Operações de fusão e de aquisição de empresa em ambiente concorrencial
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre o media training, instrumento que visa preparar o assessorado para contatos com a imprensa.
I. Pressupõe aulas teóricas e práticas que auxiliem na compreensão da dinâmica de funcionamento das redações.
II. Ajuda o assessorado a não cair nos artifícios que os repórteres usam para arrancar uma informação.
III. Deve sempre ficar a cargo da própria assessoria de imprensa, garantindo maior confiabilidade ao treinamento.
IV. Evita que o assessorado lance mão de comunicação gestual e de entonações vocais variadas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considere as seguintes afirmativas, concernentes a instrumentos da assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O release é particularmente importante quando se pretende divulgar informações a um número reduzido de veículos.
( ) Os workshops são estrategicamente relevantes para que o assessorado conheça melhor assuntos relacionados à imprensa.
( ) Por princípio de agilidade, o clipping restringe-se, contemporaneamente, a coletar textos impressos sobre o assessorado.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(V) (V) (F)
(F) (F) (F)
(V) (V) (V)
(F) (V) (F)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Assuntos que mobilizam e geram impacto sobre a vida da população justificam, por parte da assessoria de imprensa, a convocação de entrevista
coletiva.
dirigida.
seletiva.
de impacto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Sobre a taxação, instrumento comum nas atividades de assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que ela
mede o impacto causado por uma informação divulgada em veículo impresso em função do espaço ocupado.
recebe a denominação de súmula, quando contém o resumo das principais notícias veiculadas em rádio e televisão.
recebe o nome de sinopse, quando contém o resumo das principais notícias veiculadas em jornais e revistas.
pode conter uma interpretação crítica das informações, revelando intenções e eventuais dados omitidos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Para difundir uma mensagem sobre a organização, a área de comunicação institucional deve estar atenta ao enquadramento que lhe é dado. As alternativas a seguir são consideradas características desse enquadramento, EXCETO:
Expressam juízos morais sobre a situação que ocasionou o problema.
Têm objetivo de oferecer à imprensa uma visão abrangente do problema.
Sugerem soluções que oferecem e justificam tratamento para os problemas.
Diagnosticam causas ou identificam o que está causando o problema dentro ou fora da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
1, 2, 3
1, 3, 2
2, 3, 1
3, 1, 2
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre o atendimento às demandas internas que são apresentadas às assessorias de comunicação, assinale a afirmativa INCORRETA:
O assessor deve, ao máximo, tentar evitar que uma notícia prejudicial à empresa/órgão saia na imprensa.
É necessário que a comunicação tenha poder de decisão sobre o conteúdo de anúncios ou comunicados feitos à sociedade.
House organs devem primar pela qualidade jornalística – lead e títulos interessantes e uma abordagem atraente da informação.
Não deve fazer parte do trabalho do assessor "plantar" notícia nos veículos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...