Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na linguagem jornalística, alguns verbos declarativos são considerados neutros e, segundo o Manual de Redação da Folha de São Paulo, devem ser preferidos aos de carga positiva ou negativa. Identifique a opção que apresenta somente verbos declarativos.

  • A. Argumentar, expor, admitir, alegar e reconhecer.
  • B. Concluir, confessar, garantir, expressar e jurar.
  • C. Ressaltar, lembrar, prometer, lembrar e ouvir.
  • D. Afirmar, dizer, declarar, responder e perguntar.
  • E. Salientar, jurar, comunicar, discursar e traduzir.

Segundo Ferrari (2004), o texto para um jornal on-line deve ser:

  • A.

    elaborado para dar sentido às imagens da home-page.

  • B.

    redigido da mesma forma que no veículo impresso.

  • C.

    conciso, como o impresso, e detalhado, como o da TV.

  • D.

    produzido com cuidado e grande rapidez de atualização.

  • E.

    formal, e escrito segundo a norma culta gramatical.

Segundo Garcia (1992), o texto jornalístico deve atender a certos requisitos técnicos, como:

  • A. beleza, correção e estilo.
  • B. ritmo, precisão e certeza.
  • C. leveza, fluidez e clareza.
  • D. verdade, eufonia e expressão.
  • E. exatidão, clareza e concisão.

Segundo Lasch, citado por Karam (2004), "vivemos um mundo de pseudo-eventos e quase-informações, no qual a atmosfera está saturada de declarações que não são nem verdadeiras nem falsas, mas críveis". Para esse autor, tal fato constitui:

  • A. um jornalismo apenas declaratório e anti-ético.
  • B. o marketing da informação jornalística.
  • C. o lugar da ambigüidade de um texto bem escrito.
  • D.

    o espaço para interpretações utilitárias da notícia.

  • E. a expressão de um jornalismo antigo e ambíguo.

O conceito de valoração polar em Bucci (2000) pode ser aplicado a um(a):

  • A.

    juiz que não condena um furto praticado para matar a fome.

  • B.

    julgamento público que condena, antes da justiça, um ato ilícito.

  • C.

    forma de liberalização da justiça diante de situações injustas.

  • D.

    atitude fundamentada em princípios anti-éticos e criminosos.

  • E.

    vontade de praticar o bem através de julgamentos em tribunais.

O interesse dos teóricos sobre o processo de comunicação é diversificado e variado. No caso da obra produzida por Marshall McLuhan, a ênfase é dada

  • A.

    à recepção das mensagens.

  • B.

    à emissão das mensagens.

  • C.

    ao canal de comunicação.

  • D.

    aos aspectos sociológicos da comunicação.

"Visa vigiar o meio ambiente, correlacionar as partes da sociedade, transmitir a herança cultural, socializar os indivíduos e ajudar na formação de cidadania ativa e consciente."

Esta formulação é adequada para definir

  • A.

    o jornalismo.

  • B.

    a publicidade.

  • C.

    as relações públicas.

  • D.

    o marketing.

Zygmunt Bauman, um dos mais importantes sociólogos da atualidade, diz que a identidade humana na pós-modernidade é líquida, ou seja, pouco consistente, mudando de acordo com as circunstâncias. Em sua opinião, tal definição seria adequada igualmente para se afirmar o que deve ser a identidade corporativa nos dias atuais?

  • A.

    Seria adequada.

  • B.

    Não seria adequada.

  • C.

    Identidade é um tema humano e não diz respeito às corporações.

  • D.

    Nenhuma das alternativas está correta.

No campo da comunicação, foram desenvolvidos estudos relacionados com a teoria hipodérmica. Sobre essa teoria, pode-se afirmar:

I. O elemento fundamental dessa teoria é que todo e qualquer produto cultural (a exemplo de um filme, um programa de televisão ou de rádio) não passa de uma mercadoria submetida às mesmas leis de produção capitalista.

II. A teoria hipodérmica defende uma relação direta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.

III. Edgar Morin, em L�Esprit du temps, inaugurou essa teoria.

IV. Essa teoria trouxe para os estudos da comunicação uma base matemática e apresenta como quadro original um sistema de comunicação em que um emissor transmite mensagem através de um canal.

V. A teoria hipodérmica toma, como fundamento, os pressupostos do behaviorismo e indica que determinados estímulos podem gerar respostas pré-determinadas.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I e IV
  • E. II e V

Entre tantos conceitos que o termo notícia pode suscitar, tem-se que a notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso, a informação sofre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo. Essa conceituação se mantém próxima dos fundamentos da:

  • A. Teoria da informação
  • B. Teoria crítica
  • C. Teoria hipodérmica
  • D. Cultural studies
  • E. Escola de Chicago
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...