Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Marshall McLuhan trouxe contribuições para o campo teórico da comunicação. Entre as suas idéias mais conhecidas e debatidas, está a máxima: O meio é a mensagem. Pode-se afirmar que, para o autor, �o meio é a mensagem� por:
I. Envolver sempre conteúdos e ações humanas.
II. Estudar somente os produtos e conteúdos da comunicação de massa.
III. Significar que o meio configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.
IV. Apresentar novos padrões de associação e organização humanas que o meio cria e não pelo conteúdo em si.
V. Veicular informações de caráter ideológico e intencional.
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
McLuhan, ao estudar o desenvolvimento da comunicação humana, identificou três períodos históricos distintos:
a Era da tribo, marcada pela comunicação oral; a Era da destribalização, marcada pela escrita e pela imprensa de Gutemberg e a Era eletrônica, para a qual ele cunhou a expressão aldeia global. Sobre a aldeia global de McLuhan, análise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).
( ) A Era eletrônica provocaria uma implosão, unificando o sistema nervoso da humanidade num todo simultâneo que a levaria, progressivamente, a uma aldeia global, tribal e planetária.
( ) A aldeia global seria uma espécie de retorno às formas primitivas de comunicação.
( ) A aldeia global envolveria, sobretudo, um mundo interligado pela televisão como meio mais importante da atualidade.
( ) A aldeia global marcaria a passagem da era Gutemberg à era eletrônica, significando para o Ocidente uma transformação profunda da consciência humana, outrora, individual e analítica, tornando-se holística e intuitiva.
( ) A aldeia global corresponde ao chamado período da Revolução Industrial e à consolidação da economia capitalista e da cultura de massa.
A seqüência correta é:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A Teoria Matemática da Comunicação é uma teoria otimizada das mensagens em cujo esquema há um(a)
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre a hipótese Agenda Setting, numere CORRETAMENTE a coluna da direi-ta de acordo a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
3 – 2 – 1 – 4 – 5
5 – 3 – 2 – 1 – 4
5 – 4 – 2 – 1 – 3
3 – 1 – 5 – 2 – 4
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O campo da comunicação é complexo e diversificado quanto à sua natureza epistemológica: sua abrangência vai do campo científico, como ciências sociais aplicadas, ao campo técnico onde pode ser estudado como um conjunto de práticas profissionais como as do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do cinema e outros, podendo também ser analisado como um campo de poder ligado à gestão dos complexos da mídia contemporânea. É, portanto, um campo de conhecimento que abriga uma multiplicidade de abordagens, muitas vezes concorrentes.
Considerando o texto acima e contextos correlatos, julgue os itens a seguir.O pensamento comunicacional contemporâneo é uma área das ciências sociais aplicadas e se caracteriza pela singularidade de seu objeto de estudo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O campo da comunicação é complexo e diversificado quanto à sua natureza epistemológica: sua abrangência vai do campo científico, como ciências sociais aplicadas, ao campo técnico onde pode ser estudado como um conjunto de práticas profissionais como as do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do cinema e outros, podendo também ser analisado como um campo de poder ligado à gestão dos complexos da mídia contemporânea. É, portanto, um campo de conhecimento que abriga uma multiplicidade de abordagens, muitas vezes concorrentes.
Considerando o texto acima e contextos correlatos, julgue os itens a seguir.Desde a Segunda Guerra Mundial, quando começaram os estudos mais sistemáticos na área de comunicação, a problemática da recepção como sujeito do processo tornou-se uma das áreas que reuniram maior número de pesquisas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação à produção jornalística na Internet, é preciso atentar para uma série de vantagens e desvantagens inerentes ao meio e ao comportamento dos usuários. Levando em conta tais condicionamentos, julgue os itens subseqüentes.
A identidade do conceito de comunicação pública com comunicação governamental é consenso entre os autores da área.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.
As bases da chamada Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa foram formuladas a partir do relatório da Comissão Hutchins, grupo formado nos Estados Unidos da América para estudar o jornalismo no pós-guerra.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Entre os quatro componentes sociológicos que identificam a massa, defendidos por Herbert Blumer, tem-se que: (1) os membros podem vir de qualquer profissão ou camada social; (2) a massa é um grupo anônimo, composto de indivíduos anônimos; (3) a massa é frouxamente organizada; (4) e os membros da massa __________ .
O 4º componente se completa corretamente com:
estão fisicamente próximos uns dos outros.
são homogêneos e interagem muito.
são anônimos e se intercomunicam.
interagem esparsamente e trocam pouca experiência.
interagem contínua e intensamente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indústria Cultural, segundo o qual, a produção industrial de bens culturais visava, sobretudo, à:
democratização da cultura popular.
aproximação das massas à chamada "alta cultura".
padronização da cultura com fins de rentabilidade econômica e controle social.
produção de uma cultura afirmativa.
produção de uma cultura que servisse de protesto à cultura erudita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...