Questões de Comunicação Social do ano 2007

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Claude Shannon e Warren Weaver, na primeira metade do século XX, apresentaram um modelo que se tornaria clássico para o entendimento do processo de comunicação. A respeito desse modelo podemos afirmar que:

  • A.

    visa estudar a significação das mensagens, com base na decomposição de cada termo em significante e significado;

  • B.

    visa comprender como os meios de comunicação de massa operam no sentido de agendar assuntos para discussão e com isso manipular a opinião pública;

  • C.

    identifica, baseado em teorias marxistas, o processo industrial de produção da cultura como fator de alienação das massas;

  • D.

    procura, estruturado em bases técnicas, entender a comunicação como um processo de transmissão de informações através de um canal;

  • E.

    visa compreender como a informação transita na sociedade e adquire formas diferenciadas de acordo com cada cultura.

Como nos lembra o professor Nilson Lage, em Ideologia e Técnica da Notícia, "a realidade é multipla, simultânea. A língua, linear e seqüencial. (...) Para construção de um texto, portanto, é necessário selecionar os dados e ainda ordená-los". Na linguagem jornalística as informações para o lead clássico são selecionadas e ordenadas do seguinte modo:

  • A.

    o lead clássico deve responder, sempre nessa ordem, as seguintes perguntas: Quem?, o que?, quanto?, como? , por quê? e onde? ;

  • B.

    o lead clássico deve apresentar de maneira narrativa e cronológica as informações sobre quem fez o que, quando, onde e por quê;

  • C.

    o lead clássico deve começar sempre por um tópico frasal e ter de quatro a seis linhas com as informações que o repórter considerar mais chocantes para o leitor;

  • D.

    o lead clássico não possui estilo nem informações prédeterminadas e deve basear-se exclusivamente na subjetividade do repórter;

  • E.

    o lead clássico deve ordenar os elementos da proposição quem, fez o que, quando, onde , como e por quê – a partir da notação mais importante, excluído o verbo.

Muitos autores diferenciam os termos publicidade e propaganda, identificando publicidade à promoção de produtos e serviços com objetivos comerciais e a propaganda à divulgação de idéias, crenças e princípios. Sobre as características da propaganda institucional é correto afirmar:

  • A.

    é a área de maior interação entre a Propaganda e as Relações Públicas ao divulgar as práticas, políticas e objetivos de uma empresa, que são diferentes da metas de venda de um produto ou serviço;

  • B.

    possui um caráter mais permanente que a propaganda corporativa e visa difundir programas e filosofias partidárias;

  • C.

    possui caráter de responsabilidade social ao trabalhar temas que visem a melhoria das condições de vida da população;

  • D.

    é a area da Propaganda onde há maior interação com os princípios jornalísticos, pois tem a função de formar a maior parte das idéias e convicções de um indivíduo, orientando seu comportamento social;

  • E.

    entre as características da propaganda institucional está a obrigatoriedade de fornecer dados econômicos da empresa, através da publicação de balanços, atas de concocação e editais no Diário Oficial.

Um dos pilares da obra de Manuel Castells (A Sociedade em Rede) está na conclusão de que “a presença na rede ou a ausência dela e a dinâmica de cada rede em relação às outras são fontes cruciais de dominação e transformação de nossa sociedade: uma sociedade que, portanto, podemos apropriadamente chamar de sociedade em rede, caracterizada pela primazia da

  • A.

    ação social sobre a morfologia social”.

  • B.

    economia sobre os conceitos de responsabilidade social”.

  • C.

    morfologia social sobre a ação social”.

  • D.

    responsabilidade social sobre a ação social”.

  • E.

    morfologia social sobre a economia”.

Há uma vasta literatura que mostra, segundo Melvin L. De Fleur (Teorias da Comunicação de Massa), que “tanto crianças quanto adultos adquirem atitudes, respostas emocionais e novos estilos de conduta por intermédio da mídia, especialmente do cinema e da televisão”. Essa literatura trata da teoria

  • A.

    da recepção.

  • B.

    da aprendizagem.

  • C.

    do espelho.

  • D.

    do feedback.

  • E.

    da modelagem.

A hipótese segundo a qual a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá foi enunciada por McCombs sob a denominação de

  • A.

    agenda setting.

  • B.

    gatekeeper.

  • C.

    media power.

  • D.

    newsworth.

  • E.

    packaging demand.

Nos anos 40, Adorno e Horkheimer observaram que os programas radiofônicos, as revistas e as várias formas de arte seguem a mesma racionalidade técnica, o mesmo esquema de organização, o mesmo planejamento administrativo que a fabricação de automóveis em série ou os projetos de urbanismo, onde cada setor de produção é uniformizado e (esses setores) mantêm relações entre si. Essa observação resultou no conceito de

  • A.

    dominação.

  • B.

    industria cultural.

  • C.

    entropia.

  • D.

    pragmática.

  • E.

    globalização.

A “agenda-setting” é uma teoria jornalística que afirma que

  • A.

    A “agenda-setting” é uma teoria jornalística que afirma que

  • B.

    as pessoas definem seus assuntos de interesse em função do que os meios de comunicação veiculam.

  • C.

    os meios de comunicação organizam suas coberturas jornalísticas em função de um calendário de eventos pré-definido.

  • D.

    as fontes de informação, oficiais ou não, interferem na elaboração das pautas.

  • E.

    as pessoas ganham notoriedade quando têm entrevistas agendadas em programas especializados.

A linha teórica na área da Comunicação que explica a existência de líderes de opinião na sociedade chama-se

  • A.

    Teoria Funcionalista.

  • B.

    Teoria Crítica.

  • C.

    Abordagem Empírico-Experimental.

  • D.

    Teoria Hipodérmica.

  • E.

    Abordagem Empírica de Campo.

Proposta por Elisabeth Noëlle-Neumann em 1973, a Teoria da Espiral do Silêncio afirma que

  • A.

    o poder dos proprietários dos meios de comunicação é tão grande que nada resta à população a não ser aceitar as mensagens por eles difundidas como verdadeiras.

  • B.

    o poder dos proprietários dos meios de comunicação estende-se como tentáculos por todas as áreas da sociedade e a população deve calar-se e aceitar todas as imposições por eles feitas.

  • C.

    os meios de comunicação tendem a dar mais espaço às opiniões que parecem dominantes e originárias de uma minoria ativa e com facilidade de acesso a eles, fazendo com que as suas opiniões sejam percebidas como se fossem não de um grupo minoritário da sociedade, mas da maioria silenciosa.

  • D.

    os meios de comunicação tendem a dar mais espaço para a opinião das pessoas que estejam dentro dos padrões de moda e de beleza vigentes em cada época.

  • E.

    os meios de comunicação apenas veiculam as opiniões de pessoas que sejam especialistas renomados de diferentes áreas do conhecimento humano e ligados a grupos parceiros seus.

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