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Para as publicações institucionais impressas, defende-se o uso da reportagem como principal gênero jornalístico, devido ao(à):
durabilidade, pois é construída de modo a aprofundar uma situação ou fato, possibilitando sua leitura muito depois de publicada sem ficar desatualizada.
profundidade, pois devido ao espaço ocupado, anula a necessidade de editoriais e de noticiário interno.
parcialidade, pois apresenta de maneira isenta a visão institucional acerca de um fato ou situação.
tamanho do texto, pois ocupa pouco espaço nas páginas, o que representa economia no tempo e nos custos de produção.
facilidade de produção, podendo basear-se unicamente em pesquisas documentais e contatos telefônicos ou por email.
Para Margarida Kunsch, comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional (KUNSCH, 2002). Segundo essa autora, são elementos da comunicação institucional:
promoção de vendas e propaganda institucional.
comunicação interna e venda pessoal.
promoção de vendas e fluxo formal de comunicação.
fluxo informal de comunicação e marketing direto.
jornalismo empresarial e marketing social.
Em boa parte das organizações, a informação flui internamente tanto por redes formais quanto informais de comunicação.
Pode-se afirmar que, numa empresa, pertence à rede informal de comunicação:
o clipping.
o canal interno de televisão.
a rádio-peão.
o release.
a intranet.
Para definir os meios adequados para divulgação de campanhas institucionais, é necessário conhecer as características preponderantes de cada um deles. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A televisão possui grande impacto e cobertura, mas suas inserções são as mais caras se comparadas, em termos absolutos, às de jornais e revistas.
II. O jornal impresso é o meio que possibilita a maior segmentação de públicos, enquanto o rádio e a Internet são os campeões de credibilidade.
III. A televisão é o mais popular e poderoso formador de opinião, enquanto o cinema e o rádio são os mais seletivos por atingirem só as classes A e B.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Com relação às características da produção de conteúdo informativo para a Internet, assinale a afirmativa correta.
Ferramentas wiki representam uma nova modalidade de jornalismo em mídia digital, que se traduz pela incorporação de conteúdos produzidos pelo leitor.
O noticiário disponível na rede se caracteriza pela atemporalidade dos seus conteúdos e pela linearidade do seu texto.
A Internet permite o agrupamento de assuntos e de tratamentos diversificados e vem alterando consideravelmente a cobertura jornalística atual.
Em veículos noticiosos on-line, a reportagem se restringe à busca e ao empacotamento de informações disponíveis na rede.
Os blogs permitem uma relação mais íntima entre os colunistas e seu público e pautam pelo envio de mensagens de conteúdo informativo e isento de opinião.
As notícias podem ter tratamentos diferentes na primeira página dos jornais, de acordo com a linha editorial do veículo. A escolha dos assuntos e do tratamento dado a eles são decisões inerentes ao cargo de:
chefe de reportagem.
diretor comercial.
pauteiro.
editor-chefe.
editor de imagem e texto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Imagem resulta de identidade organizacional. É instrumento estratégico voltado aos públicos, a quem se destinam ações comunicacionais e serviços. A percepção de uma imagem de valor positivo junto a esses públicos é uma resposta importante para as realizações da organização. Comunicación corporativa y revolución de los servicios.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
As realizações da organização encontram respaldo na verificação de uma imagem positiva junto aos públicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Imagem resulta de identidade organizacional. É instrumento estratégico voltado aos públicos, a quem se destinam ações comunicacionais e serviços. A percepção de uma imagem de valor positivo junto a esses públicos é uma resposta importante para as realizações da organização. Comunicación corporativa y revolución de los servicios.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
A organização promove ações e desenvolve serviços de forma a positivar a sua imagem junto aos públicos.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Imagem resulta de identidade organizacional. É instrumento estratégico voltado aos públicos, a quem se destinam ações comunicacionais e serviços. A percepção de uma imagem de valor positivo junto a esses públicos é uma resposta importante para as realizações da organização. Comunicación corporativa y revolución de los servicios.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
A identidade de uma organização não muda. O que muda, de acordo com a opinião pública, é a sua imagem.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Childs, uma opinião é sempre a opinião de uma pessoa, não de um grupo, ou seja, a opinião pública é composta por um grupo de opiniões individuais.
Para Monique Augras, a opinião pública é expressão genuína da vontade do povo e meio de manipulação desse povo. Segundo o teórico Cândido Teobaldo de Souza Andrade, opinião pública não é, necessariamente, a opinião da maioria: é uma opinião formada das diversas opiniões existentes no público. E esse público é constituído por grupos de interesse, por pessoas interessadas e por espectadores. Sidinéia Gomes Freitas. Formação e desenvolvimento da opinião pública.
Com relação às idéias expressas no texto, julgue os itens que se seguem.
Só há opinião pública na presença de públicos homogêneos.
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