Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O consumidor só é ouvido quando o sistema de atendimento é do tipo pró-ativo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As relações públicas só são capazes de desenvolver sua função estratégica nas organizações por meio do planejamento estratégico de comunicação, que permite abrir canais de comunicação com os públicos e construir credibilidade. O desenvolvimento do planejamento estratégico de comunicação envolve diversas etapas encadeadas e faz uso da pesquisa em diversos momentos.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O planejamento estratégico não é considerado instrumento de fortalecimento da imagem institucional.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.
Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.
Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.
Grupos focais são grupos de discussão.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.
Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.
Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.
A opinião dos públicos nas pesquisas envolve julgamento.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.
O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
A comunicação organizacional é praticada apenas pelo profissional de relações públicas, que comanda e extrai recursos das áreas de publicidade, jornalismo, recursos humanos e marketing.
O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.
O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
Em empresas que adotaram o procedimento descrito no texto, o marketing passou a ficar subordinado à comunicação organizacional.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.
O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
Um dos aspectos normalmente relacionados a planos de comunicação social empresariais refere-se à associação da organização a projetos de natureza comunitária.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O plano de comunicação social da Rhodia constituiu um dos documentos de maior relevância para a comunicação empresarial dos anos 80 do século passado. Apresentando mudanças profundas ao papel da comunicação, apontou caminhos para o rompimento com os guetos corporativistas da comunicação organizacional.
O jornalista, o publicitário, o profissional de relações públicas, os gestores de recursos humanos, marketing e administração, isoladamente, passaram a não ser mais capazes de fazer face aos novos desafios de comunicação propostos.
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
O plano da Rhodia foi um marco na comunicação empresarial por apresentar proposta inovadora em uma época em que a visão da comunicação era limitada e segmentada.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais, as organizações precisam ter consciência do impacto que suas ações causam à comunidade. A importância das ações de responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade é inquestionável. Fernarda Gabriela Borger. Pressupostos teóricos e aplicados da responsabilidade social corporativa. In: Margarida M. Krohling. Kunsch, Waldemar Luiz (Orgs.).
A partir do texto e no que se refere a empresa e a responsabilidade social, julgue os próximos itens.
O termo responsabilidade social implica a obrigação da organização de responder pelas suas próprias ações junto à sociedade. Sendo assim, infere-se que responsabilidade social envolve ética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...