Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.
Chicote é um movimento horizontal rápido realizado pelo repórter cinematográfico.Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.
A fase final de edição do material trazido da rua pelo repórter é denominado decupagem.
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A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.
A noção de telerrealidade relaciona-se à noção de que a TV dá consistência aos acontecimentos, sendo eles verdadeiros ou frutos da imaginação.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.
Dividir as tarefas entre os repórteres e editores de maneira a evitar conflitos é uma atribuição típica do conselho editorial de uma publicação empresarial.
Um estúdio de transmissão, ensaio ou gravação, com apenas uma única sala, é chamado de Estúdio de Operação Automática. Quando duas ou mais salas são utilizadas em conjunto, a sala onde fica a técnica é chamada de:
sala de atuação.
sala de controle.
sala de microfones.
estúdio de gravação.
estúdio de edição.
Originalmente encontrada no cinema, a animação se baseava na filmagem quadro-a-quadro de desenhos ou bonecos decompostos em cada estágio de seus movimentos. A projeção transmitia a impressão de movimento contínuo. A produção de animação por meio de computadores alterou substancialmente essa composição, sendo suas características imediatas:
reprodução de desenhos figurativos ou abstratos que parecem adquirir vida em virtude de movimentos simulados por computação gráfica.
apresentação de desenhos e sombras que, pela interposição de recursos de animação computadorizados, movem-se com naturalidade.
utilização de truques de filmagem que, por meio de grafismos computadorizados, combinam com imagens capturadas por meios analógicos.
construção de animated captions, utilizando-se câmera Oxberry, de chromakey e ADO para a obtenção de efeitos especiais.
produção de efeitos de animação por meio de processos digitais, mediante o uso de softwares de computação gráfica.
Em produções audiovisuais, o diretor de arte é aquele que cria, em parceria com o diretor, a concepção visual do produto. A esse respeito, analise as alternativas a seguir:
I. Dentre as funções desempenhadas pelo diretor de arte estão o desenho de esboços dos cenários e a busca de locações.
II. Na televisão brasileira, a direção de arte já foi desempenhada por figurinistas e já foi integrada à produção de arte.
III. Como planeja a composição de todos os elementos visuais, o diretor de arte opina sobre as vinhetas e os créditos de uma atração.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Em relação à compra de material de empresas especializadas em bancos de imagens, é correto afirmar que:
as opções limitadas de imagens específicas podem atrasar e encarecer a produção.
o valor da licença independe do número de transmissões do programa.
as imagens de personalidades podem necessitar de autorização.
a falta de exclusividade das imagens empobrece a produção.
o acesso a imagens históricas é dificultado.
Assinale a alternativa que apresenta os dois modelos matemáticos para geração de imagens numéricas em informática e indica qual deles é utilizado na formação da imagem de vídeo digital:
modelos matricial e vetorial. O matricial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.
modelos vetorial e diferencial. O vetorial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.
modelos matricial e vetorial. O vetorial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.
modelos matricial e estrutural. O matricial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.
modelos matricial e diferencial. O matricial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.
Os limites máximos seguros (atenção: os máximos seguros, não os máximos possíveis) geralmente recomendados pelos softwares de encodamento na definição das taxas de transferência de dados (bit-rates) em VBR, para a confecção de DVDs-Vídeo SD e discos de Blue-Ray, são, respectivamente:
7 Mbps e 35 Mbps.
9 Mbps e 40 Mbps.
15 Mbps e 45 Mbps.
4 Mbps e 30 Mbps.
1,5 Mbps e 25 Mbps.
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