Questões de Comunicação Social do ano 2008

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A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.

Chicote é um movimento horizontal rápido realizado pelo repórter cinematográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.

A fase final de edição do material trazido da rua pelo repórter é denominado decupagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A televisão chegou ao Brasil em 1950 e o noticiário passou a ser uma de suas atrações. No que se refere à produção telejornalística, julgue os itens subseqüentes.

A noção de telerrealidade relaciona-se à noção de que a TV dá consistência aos acontecimentos, sendo eles verdadeiros ou frutos da imaginação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.

Dividir as tarefas entre os repórteres e editores de maneira a evitar conflitos é uma atribuição típica do conselho editorial de uma publicação empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estúdio de transmissão, ensaio ou gravação, com apenas uma única sala, é chamado de “Estúdio de Operação Automática”. Quando duas ou mais salas são utilizadas em conjunto, a sala onde fica a técnica é chamada de:

  • A.

    sala de atuação.

  • B.

    sala de controle.

  • C.

    sala de microfones.

  • D.

    estúdio de gravação.

  • E.

    estúdio de edição.

Originalmente encontrada no cinema, a animação se baseava na filmagem quadro-a-quadro de desenhos ou bonecos decompostos em cada estágio de seus movimentos. A projeção transmitia a impressão de movimento contínuo. A produção de animação por meio de computadores alterou substancialmente essa composição, sendo suas características imediatas:

  • A.

    reprodução de desenhos figurativos ou abstratos que parecem adquirir vida em virtude de movimentos simulados por computação gráfica.

  • B.

    apresentação de desenhos e sombras que, pela interposição de recursos de animação computadorizados, movem-se com naturalidade.

  • C.

    utilização de truques de filmagem que, por meio de grafismos computadorizados, combinam com imagens capturadas por meios analógicos.

  • D.

    construção de animated captions, utilizando-se câmera Oxberry, de chromakey e ADO para a obtenção de efeitos especiais.

  • E.

    produção de efeitos de animação por meio de processos digitais, mediante o uso de softwares de computação gráfica.

Em produções audiovisuais, o diretor de arte é aquele que cria, em parceria com o diretor, a concepção visual do produto. A esse respeito, analise as alternativas a seguir:

I. Dentre as funções desempenhadas pelo diretor de arte estão o desenho de esboços dos cenários e a busca de locações.

II. Na televisão brasileira, a direção de arte já foi desempenhada por figurinistas e já foi integrada à produção de arte.

III. Como planeja a composição de todos os elementos visuais, o diretor de arte opina sobre as vinhetas e os créditos de uma atração.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • C.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • D.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Em relação à compra de material de empresas especializadas em bancos de imagens, é correto afirmar que:

  • A.

    as opções limitadas de imagens específicas podem atrasar e encarecer a produção.

  • B.

    o valor da licença independe do número de transmissões do programa.

  • C.

    as imagens de personalidades podem necessitar de autorização.

  • D.

    a falta de exclusividade das imagens empobrece a produção.

  • E.

    o acesso a imagens históricas é dificultado.

Assinale a alternativa que apresenta os dois modelos matemáticos para geração de imagens numéricas em informática e indica qual deles é utilizado na formação da imagem de vídeo digital:

  • A.

    modelos matricial e vetorial. O matricial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.

  • B.

    modelos vetorial e diferencial. O vetorial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.

  • C.

    modelos matricial e vetorial. O vetorial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.

  • D.

    modelos matricial e estrutural. O matricial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.

  • E.

    modelos matricial e diferencial. O matricial é o utilizado na formação da imagem de vídeo digital.

Os limites máximos seguros (atenção: os máximos seguros, não os máximos possíveis) geralmente recomendados pelos softwares de encodamento na definição das taxas de transferência de dados (“bit-rates”) em VBR, para a confecção de DVDs-Vídeo SD e discos de Blue-Ray, são, respectivamente:

  • A.

    7 Mbps e 35 Mbps.

  • B.

    9 Mbps e 40 Mbps.

  • C.

    15 Mbps e 45 Mbps.

  • D.

    4 Mbps e 30 Mbps.

  • E.

    1,5 Mbps e 25 Mbps.

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