Questões de Comunicação Social do ano 2008

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Nas mensagens publicitárias, é necessário levar em conta a relação entre título e imagem.

A esse respeito é correto afirmar que:

  • A.

    o anúncio perde impacto se a imagem repetir o título ou vice-versa.

  • B.

    o caráter polissêmico da imagem exige multiplicidade textual.

  • C.

    a superficialidade da imagem reivindica a redundância do título.

  • D.

    a originalidade da mensagem é proporcional a sua visualidade.

  • E.

    título em publicidade tem função idêntica à da legenda em jornalismo.

A expressão all-type designa um tipo particular de anúncio veiculado na mídia:

  • A.

    alternativa.

  • B.

    funcional.

  • C.

    impressa.

  • D.

    eletrônica.

  • E.

    digital.

O posicionamento da imagem de marca resulta:

  • A.

    da capacidade de controle que a marca tem em relação aos desejos e propósitos do público em certo momento e em dada circunstância.

  • B.

    da habilidade inerente ao público de modificar o contexto psicossocial, econômico ou político projetado e mantido por uma marca.

  • C.

    da reputação de determinados segmentos do mercado interessados em vincular as próprias imagens à de qualquer marca em ascensão.

  • D.

    do potencial da marca para harmonizar conceitos díspares como solidez e agilidade, segurança e eficiência, tradição e modernidade.

  • E.

    do equilíbrio entre a expectativa ou a demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca.

Ações de merchandising em novelas de televisão ilustram perfeitamente a adequação de uma ou mais mensagens a um dado público-alvo.

Assinale a alternativa que explique esse fato.

  • A.

    O merchandising somente propicia um retorno de imagem se figurar em telenovelas destinadas ao grande público, contando com personagens representativos das classes sociais mais favorecidas.

  • B.

    Associado a um personagem de novela, o merchandising atua principalmente sobre o top of mind, fortalecendo a lembrança de um produto, de uma empresa ou de uma instituição, pública ou privada.

  • C.

    Merchandising não é o mesmo que propaganda comercial disfarçada, embora se situe no horizonte social de um público-alvo categorizado, de elevado poder aquisitivo e encontrado em toda parte.

  • D.

    O merchandising correlaciona produto e situação dramática, dispensando sutileza em sua ação na medida em que convier a um dado personagem da novela, transformando-o em protagonista da história contada.

  • E.

    O merchandising implica a dramatização de um produto, marca ou serviço, cabendo a tal ou qual personagem da novela aferir a oportunidade da associação feita e promovê-la ao público.

Tendo concebido e elaborado uma campanha de mídia on line, o profissional de propaganda terá cumprido etapas conseqüentes, apresentadas na seguinte alternativa:

  • A.

    proposta, briefing, formato, veiculação, pós-compra e multimídia.

  • B.

    estratégia, proposta, briefing, implementação, multimídia e tática.

  • C.

    informações, briefing, implementação, objetivo, veiculação e meio de comunicação.

  • D.

    briefing, estratégia, tática, proposta, implementação e póscompra.

  • E.

    objetivo, proposta, briefing, formato, multimídia e informações.

A elaboração de um plano de comunicação tem por escopo estruturar programas e diretrizes de ação, elaborados por uma assessoria especializada. Deve satisfazer a necessidades da empresa ou instituição assessorada, relacionando atitudes a serem adotadas quando da realização de atividades propriamente comunicacionais.

As três funções relevantes do plano de comunicação são:

  • A.

    relacionar pontos de um programa de apoio a atividades de comunicação, delineadas em conformidade a especificidades técnicas da instituição; promover melhoras na imagem institucional, propondo um canal aberto de comunicação com públicos interno e externo; e apurar o preparo em comunicação de altos dirigentes da instituição.

  • B.

    avaliar as atividades de comunicação na teia midiática, nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico; avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção; e programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela empresa ou instituição.

  • C.

    proceder a análises de verificação de possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo; promover rápida adaptação de situações institucionais para realizar ajustes às projeções de ação do plano de comunicação social; e ativar as diversas etapas das propostas e determinações do planejamento, em seqüência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais.

  • D.

    organizar e implantar programas de comunicação segundo critérios próprios à sua ocorrência e à sua sazonalidade, especificamente no que respeita à mídia; aferir e julgar a propriedade e a oportunidade de eventuais ações corretivas a serem postas em prática; e subsidiar a criação de instrumentos de promoção institucional.

  • E.

    organizar e convocar entrevistas coletivas, de modo a dar transparência a atividades comunicacionais da instituição; manter e atualizar diferentes cadastros e listagens referentes a públicos preferenciais; e dar conta de efeitos da economia, bem como de controles legais e governamentais em domínios da comunicação.

Quanto a seus fundamentos, pode-se dizer que a publicidade:

  • A.

    constitui uma importante ferramenta de comunicação integrada de marketing, mediante a adoção de estratégias e procedimentos de publicidade nas organizações, com impacto ético em relações de consumo.

  • B.

    se contextualiza no sistema econômico e sociocultural da sociedade em que atua, evidenciando-se como processo de comunicação que se instaura entre produtos, marcas e consumidores.

  • C.

    compõe, no âmbito da comunicação, um quadro de atividades profissionais de grande relevância, na medida em que sua trajetória histórica, sua inserção na sociedade e no mercado de consumo marcam a vida das marcas.

  • D.

    situa, em elevado patamar, sua própria atuação profissional, assim como as funções e processos de toda agência, estabelecendo conexões com outras áreas da comunicação e gestão organizacional e mercadológica.

  • E.

    incentiva debates que envolvem a construção e sustentação do simbólico, o desejo humano que leva ao consumo, o fetiche visual, a produção de sentidos, a ética e a estética.

No que respeita à sua organização estrutural, uma agência de propaganda deve suprir necessidades profissionais, tais como atendimento/planejamento, criação e mídia.

Atendimento/planejamento assim se conceitua:

  • A.

    criação de um banco de dados de referência do cliente, no qual fiquem registrados seus interesses e suas expectativas quanto à correta veiculação de seu anúncio, a ser feita mediante um plano de ações publicitárias.

  • B.

    tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, bem como estabelecimento de um cronograma de atividades a serem realizadas para a solução desses problemas.

  • C.

    esboço de um plano de comunicação multimídia, com o qual se possa atingir o público-alvo em momentos propícios, buscando-se, para tanto, a maneira mais econômica e indicada para cada caso.

  • D.

    delineamento de um plano de variadas ações publicitárias tendo, por objetivo imediato, a seleção dos veículos mais aptos, as tarefas de execução, a negociação de espaços midiáticos, bem como o controle das veiculações.

  • E.

    tarefas de pesquisa de mercado para uma melhor inserção do produto, bem ou serviço a ser oferecido ao público-alvo, além de planos envolvendo ferramentas de comunicação, tais como promoção, merchandising etc.

Os recursos estilísticos empregados na redação da mensagem publicitária correspondem em geral à retórica.

Utilizar recursos retóricos significa:

  • A.

    usar a comunicação para definir a realidade do modo como se deseja que ela seja vista.

  • B.

    promover a contraposição entre os interesses do emissor e as necessidades do destinatário.

  • C.

    prescindir de formas persuasivas ou apologéticas de discurso em favor da dissuasão.

  • D.

    conferir pragmatismo à elaboração de frases afirmativas destinadas a inibir a polêmica.

  • E.

    intensificar a fragmentação da mensagem para favorecer correlações e superposições.

Sobre a estrutura textual dos anúncios publicitários, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Na apresentação, antecipam-se as idéias do título, projetando-se uma imagem verbal distintiva do produto ou serviço.

  • B.

    No título, as liberdades semânticas são vetadas, mas recomenda-se o uso de gírias com o intuito de qualificar a mensagem.

  • C.

    Na comprovação, é preciso retomar a idéia inicial para melhor descrever suas características, tornando-a mais refutável.

  • D.

    Na assinatura, o slogan deve ser sempre evitado, de modo a suscitar redundâncias e promover imediata decodificação.

  • E.

    No encerramento, deve ser feito um convite direto ou indireto à ação, sugerindo-se que o público tome uma atitude.

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