Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas mensagens publicitárias, é necessário levar em conta a relação entre título e imagem.
A esse respeito é correto afirmar que:
o anúncio perde impacto se a imagem repetir o título ou vice-versa.
o caráter polissêmico da imagem exige multiplicidade textual.
a superficialidade da imagem reivindica a redundância do título.
a originalidade da mensagem é proporcional a sua visualidade.
título em publicidade tem função idêntica à da legenda em jornalismo.
A expressão all-type designa um tipo particular de anúncio veiculado na mídia:
alternativa.
funcional.
impressa.
eletrônica.
digital.
O posicionamento da imagem de marca resulta:
da capacidade de controle que a marca tem em relação aos desejos e propósitos do público em certo momento e em dada circunstância.
da habilidade inerente ao público de modificar o contexto psicossocial, econômico ou político projetado e mantido por uma marca.
da reputação de determinados segmentos do mercado interessados em vincular as próprias imagens à de qualquer marca em ascensão.
do potencial da marca para harmonizar conceitos díspares como solidez e agilidade, segurança e eficiência, tradição e modernidade.
do equilíbrio entre a expectativa ou a demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca.
Ações de merchandising em novelas de televisão ilustram perfeitamente a adequação de uma ou mais mensagens a um dado público-alvo.
Assinale a alternativa que explique esse fato.
O merchandising somente propicia um retorno de imagem se figurar em telenovelas destinadas ao grande público, contando com personagens representativos das classes sociais mais favorecidas.
Associado a um personagem de novela, o merchandising atua principalmente sobre o top of mind, fortalecendo a lembrança de um produto, de uma empresa ou de uma instituição, pública ou privada.
Merchandising não é o mesmo que propaganda comercial disfarçada, embora se situe no horizonte social de um público-alvo categorizado, de elevado poder aquisitivo e encontrado em toda parte.
O merchandising correlaciona produto e situação dramática, dispensando sutileza em sua ação na medida em que convier a um dado personagem da novela, transformando-o em protagonista da história contada.
O merchandising implica a dramatização de um produto, marca ou serviço, cabendo a tal ou qual personagem da novela aferir a oportunidade da associação feita e promovê-la ao público.
Tendo concebido e elaborado uma campanha de mídia on line, o profissional de propaganda terá cumprido etapas conseqüentes, apresentadas na seguinte alternativa:
proposta, briefing, formato, veiculação, pós-compra e multimídia.
estratégia, proposta, briefing, implementação, multimídia e tática.
informações, briefing, implementação, objetivo, veiculação e meio de comunicação.
briefing, estratégia, tática, proposta, implementação e póscompra.
objetivo, proposta, briefing, formato, multimídia e informações.
A elaboração de um plano de comunicação tem por escopo estruturar programas e diretrizes de ação, elaborados por uma assessoria especializada. Deve satisfazer a necessidades da empresa ou instituição assessorada, relacionando atitudes a serem adotadas quando da realização de atividades propriamente comunicacionais.
As três funções relevantes do plano de comunicação são:
relacionar pontos de um programa de apoio a atividades de comunicação, delineadas em conformidade a especificidades técnicas da instituição; promover melhoras na imagem institucional, propondo um canal aberto de comunicação com públicos interno e externo; e apurar o preparo em comunicação de altos dirigentes da instituição.
avaliar as atividades de comunicação na teia midiática, nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico; avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção; e programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela empresa ou instituição.
proceder a análises de verificação de possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo; promover rápida adaptação de situações institucionais para realizar ajustes às projeções de ação do plano de comunicação social; e ativar as diversas etapas das propostas e determinações do planejamento, em seqüência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais.
organizar e implantar programas de comunicação segundo critérios próprios à sua ocorrência e à sua sazonalidade, especificamente no que respeita à mídia; aferir e julgar a propriedade e a oportunidade de eventuais ações corretivas a serem postas em prática; e subsidiar a criação de instrumentos de promoção institucional.
organizar e convocar entrevistas coletivas, de modo a dar transparência a atividades comunicacionais da instituição; manter e atualizar diferentes cadastros e listagens referentes a públicos preferenciais; e dar conta de efeitos da economia, bem como de controles legais e governamentais em domínios da comunicação.
Quanto a seus fundamentos, pode-se dizer que a publicidade:
constitui uma importante ferramenta de comunicação integrada de marketing, mediante a adoção de estratégias e procedimentos de publicidade nas organizações, com impacto ético em relações de consumo.
se contextualiza no sistema econômico e sociocultural da sociedade em que atua, evidenciando-se como processo de comunicação que se instaura entre produtos, marcas e consumidores.
compõe, no âmbito da comunicação, um quadro de atividades profissionais de grande relevância, na medida em que sua trajetória histórica, sua inserção na sociedade e no mercado de consumo marcam a vida das marcas.
situa, em elevado patamar, sua própria atuação profissional, assim como as funções e processos de toda agência, estabelecendo conexões com outras áreas da comunicação e gestão organizacional e mercadológica.
incentiva debates que envolvem a construção e sustentação do simbólico, o desejo humano que leva ao consumo, o fetiche visual, a produção de sentidos, a ética e a estética.
No que respeita à sua organização estrutural, uma agência de propaganda deve suprir necessidades profissionais, tais como atendimento/planejamento, criação e mídia.
Atendimento/planejamento assim se conceitua:
criação de um banco de dados de referência do cliente, no qual fiquem registrados seus interesses e suas expectativas quanto à correta veiculação de seu anúncio, a ser feita mediante um plano de ações publicitárias.
tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, bem como estabelecimento de um cronograma de atividades a serem realizadas para a solução desses problemas.
esboço de um plano de comunicação multimídia, com o qual se possa atingir o público-alvo em momentos propícios, buscando-se, para tanto, a maneira mais econômica e indicada para cada caso.
delineamento de um plano de variadas ações publicitárias tendo, por objetivo imediato, a seleção dos veículos mais aptos, as tarefas de execução, a negociação de espaços midiáticos, bem como o controle das veiculações.
tarefas de pesquisa de mercado para uma melhor inserção do produto, bem ou serviço a ser oferecido ao público-alvo, além de planos envolvendo ferramentas de comunicação, tais como promoção, merchandising etc.
Os recursos estilísticos empregados na redação da mensagem publicitária correspondem em geral à retórica.
Utilizar recursos retóricos significa:
usar a comunicação para definir a realidade do modo como se deseja que ela seja vista.
promover a contraposição entre os interesses do emissor e as necessidades do destinatário.
prescindir de formas persuasivas ou apologéticas de discurso em favor da dissuasão.
conferir pragmatismo à elaboração de frases afirmativas destinadas a inibir a polêmica.
intensificar a fragmentação da mensagem para favorecer correlações e superposições.
Sobre a estrutura textual dos anúncios publicitários, assinale a afirmativa correta.
Na apresentação, antecipam-se as idéias do título, projetando-se uma imagem verbal distintiva do produto ou serviço.
No título, as liberdades semânticas são vetadas, mas recomenda-se o uso de gírias com o intuito de qualificar a mensagem.
Na comprovação, é preciso retomar a idéia inicial para melhor descrever suas características, tornando-a mais refutável.
Na assinatura, o slogan deve ser sempre evitado, de modo a suscitar redundâncias e promover imediata decodificação.
No encerramento, deve ser feito um convite direto ou indireto à ação, sugerindo-se que o público tome uma atitude.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...