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De acordo com o Tratado de comunicação organizacional e política, de Gaudêncio Torquato, uma das ações de um trabalho de assessoria e consultoria de imprensa é a avaliação referente à filosofia editorial dos grandes grupos de comunicação. Especificamente em relação aos grupos Globo, Abril e Folha, essa avaliação mostra, respectivamente:
caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais.
caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.
falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.
falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.
imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.
A comunicação interna de uma organização tem entre seus objetivos:
estabelecer e cultivar adequadamente uma identidade técnica capaz de alcançar o respeito e o reconhecimento da sociedade.
motivar e integrar o corpo funcional, por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento.
propiciar a visibilidade de programas e atividades sociais, de modo a estreitar o relacionamento com os poderes constituídos.
criar no público atitudes favoráveis, promovendo ou apoiando campanhas educativas e beneficentes veiculadas na mídia.
oferecer à imprensa amplo acesso aos níveis gerenciais, tornando mais transparentes objetivos e metas administrativos internos e externos.
Do ponto de vista da comunicação, uma das providências necessárias na administração de crises é o esclarecimento dos diferentes públicos da organização, a fim de evitar danos à sua imagem. A esse respeito, os especialistas consideram que:
comunicação com a imprensa, nesse caso, é o mesmo que comunicação com a opinião pública.
os jornais e a TV podem não ser os melhores meios para se comunicar com determinados públicos.
publicidade, mala direta, TV corporativa, intranet, internet e cartas são recursos inviáveis.
a mídia de massa deve receber tratamento diferenciado, porque não alcança o público interno.
mídias alternativas são ineficazes, pois não têm capacidade de atingir todos os públicos.
Podem ser tomadas como características respectivas da propaganda política e da comunicação institucional:
comunicação que tem por objetivo a conquista e a preservação do poder público; uma ou mais formas de tornar pública a imagem de uma organização institucional.
conjuntos de mensagens simples, claras e definitivas, apresentadas a um público com interesses partidários; elaborados modos de levar o público a perceber a influência de processos sociais na estrutura de uma organização.
tendências ideológicas referentes a um partido que, mediante artifícios retóricos, são estendidas ao grande público; processo que, adotado por estabelecimentos de direito civil, visa à valorização social e política da comunicação.
amálgama de idéias, preconceitos e tradições que serve à propagação de ideais de um partido único; situações de comunicação pelas quais se pretende alçar uma organização a um elevado patamar sociopolítico.
Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela
abordagem
diagramação
ética
linguagem
periodicidade
Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que
as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.
a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.
a empresa pode monitorar as forças do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.
o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.
o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.
Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?
Base de dados de vendas passadas.
Campanhas de incentivo.
Notícias corporativas.
Treinamentos on-line.
Tutorial sobre formas de pagamento.
Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que
a empresa, ao escolher projetos de patrocínio, deve usar como principal critério de seleção a idoneidade dos participantes.
o investimento em patrocínio de eventos garante uma mídia indireta, o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas.
o patrocínio de eventos permite que a comunicação e os esforços promocionais sejam direcionados para regiões geográficas especificas e/ou grupos com estilos de vida similares.
o retorno de exposição da marca é avaliado pela duração do evento, para que a marca fique em evidência durante a sua realização.
um evento só deve ser patrocinado por marcas que tenham alguma relação entre seu conceito e o objetivo do evento.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Conforme o texto, a comunicação governamental, uma modalidade de comunicação institucional, tem o objetivo de fornecer informação de qualidade ao cidadão acerca do que ocorre no âmbito governamental. Essa informação qualificada deve ser entendida como informação isenta, apartidária e de interesse público.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.
Um processo de comunicação institucional desenvolvido metódica e sistematicamente favorece a efetivação de diálogos duradouros com os diversos grupos interessados na organização.
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