Questões de Comunicação Social do ano 2008

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De acordo com o Tratado de comunicação organizacional e política, de Gaudêncio Torquato, uma das ações de um trabalho de assessoria e consultoria de imprensa é a avaliação referente à filosofia editorial dos grandes grupos de comunicação. Especificamente em relação aos grupos Globo, Abril e Folha, essa avaliação mostra, respectivamente:

  • A.

    caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais.

  • B.

    caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.

  • C.

    falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.

  • D.

    falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.

  • E.

    imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.

A comunicação interna de uma organização tem entre seus objetivos:

  • A.

    estabelecer e cultivar adequadamente uma identidade técnica capaz de alcançar o respeito e o reconhecimento da sociedade.

  • B.

    motivar e integrar o corpo funcional, por meio de mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento.

  • C.

    propiciar a visibilidade de programas e atividades sociais, de modo a estreitar o relacionamento com os poderes constituídos.

  • D.

    criar no público atitudes favoráveis, promovendo ou apoiando campanhas educativas e beneficentes veiculadas na mídia.

  • E.

    oferecer à imprensa amplo acesso aos níveis gerenciais, tornando mais transparentes objetivos e metas administrativos internos e externos.

Do ponto de vista da comunicação, uma das providências necessárias na administração de crises é o esclarecimento dos diferentes públicos da organização, a fim de evitar danos à sua imagem. A esse respeito, os especialistas consideram que:

  • A.

    comunicação com a imprensa, nesse caso, é o mesmo que comunicação com a opinião pública.

  • B.

    os jornais e a TV podem não ser os melhores meios para se comunicar com determinados públicos.

  • C.

    publicidade, mala direta, TV corporativa, intranet, internet e cartas são recursos inviáveis.

  • D.

    a mídia de massa deve receber tratamento diferenciado, porque não alcança o público interno.

  • E.

    mídias alternativas são ineficazes, pois não têm capacidade de atingir todos os públicos.

Podem ser tomadas como características respectivas da propaganda política e da comunicação institucional:

  • A.

    comunicação que tem por objetivo a conquista e a preservação do poder público; uma ou mais formas de tornar pública a imagem de uma organização institucional.

  • B.

    conjuntos de mensagens simples, claras e definitivas, apresentadas a um público com interesses partidários; elaborados modos de levar o público a perceber a influência de processos sociais na estrutura de uma organização.

  • C.

    tendências ideológicas referentes a um partido que, mediante artifícios retóricos, são estendidas ao grande público; processo que, adotado por estabelecimentos de direito civil, visa à valorização social e política da comunicação.

  • D.

    amálgama de idéias, preconceitos e tradições que serve à propagação de ideais de um partido único; situações de comunicação pelas quais se pretende alçar uma organização a um elevado patamar sociopolítico.

  • E. comunicação persuasiva com finalidade ideológica; procedimentos para a difusão de informações sobre políticas, práticas e metas de uma organização.

Com relação ao jornalismo praticado na grande imprensa, o jornalismo empresarial se diferencia pela

  • A.

    abordagem

  • B.

    diagramação

  • C.

    ética

  • D.

    linguagem

  • E.

    periodicidade

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as forças do microambiente que influenciam a empresa são o ambiente físico-natural, o ambiente legal e o tecnológico.

  • B.

    a coleta sistemática de informações sobre clientes, mercado e concorrência auxilia a tomada de decisões estratégicas.

  • C.

    a empresa pode monitorar as forças do macroambiente e, dependendo de sua capacidade estratégica, responder a elas de modo a aproveitar as oportunidades de mercado.

  • D.

    o ambiente de marketing da empresa também inclui diversos públicos, que devem ser monitorados e atendidos.

  • E.

    o microambiente é constituído de forças que afetam diretamente a capacidade da empresa de atender seus clientes e criar valor para eles.

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

  • A.

    Base de dados de vendas passadas.

  • B.

    Campanhas de incentivo.

  • C.

    Notícias corporativas.

  • D.

    Treinamentos on-line.

  • E.

    Tutorial sobre formas de pagamento.

Por definição, patrocínio de eventos é uma forma de promoção de marca que associa uma marca a um evento. Considerando as características da prática de patrocínio de eventos, é correto afirmar que

  • A.

    a empresa, ao escolher projetos de patrocínio, deve usar como principal critério de seleção a idoneidade dos participantes.

  • B.

    o investimento em patrocínio de eventos garante uma mídia indireta, o que diminui a necessidade de comprar espaço comercial em jornais e revistas.

  • C.

    o patrocínio de eventos permite que a comunicação e os esforços promocionais sejam direcionados para regiões geográficas especificas e/ou grupos com estilos de vida similares.

  • D.

    o retorno de exposição da marca é avaliado pela duração do evento, para que a marca fique em evidência durante a sua realização.

  • E.

    um evento só deve ser patrocinado por marcas que tenham alguma relação entre seu conceito e o objetivo do evento.

Conforme o texto, a comunicação governamental, uma modalidade de comunicação institucional, tem o objetivo de fornecer informação de qualidade ao cidadão acerca do que ocorre no âmbito governamental. Essa informação qualificada deve ser entendida como informação isenta, apartidária e de interesse público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.

Um processo de comunicação institucional desenvolvido metódica e sistematicamente favorece a efetivação de diálogos duradouros com os diversos grupos interessados na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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