Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao se relacionar com a imprensa, as empresas devem:

  • A.

    Concentrar as informações a serem transmitidas em uma só pessoa ou setor que a represente.

  • B.

    Transmitir informações confidenciais desde que elas sejam off the records.

  • C.

    Manter contato com o diretor de redação para recomendar a reportagem.

  • D.

    Solicitar ao repórter que, antes de publicar a reportagem, a envie para que a empresa faça uma leitura final.

  • E.

    NDA.

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Considere o texto seguinte, reproduzido da Internet (www.mc.gov.br).

Ministério das Comunicações comemora o Dia do Carteiro

Profissionais são o símbolo dos Correios e entregam 40 milhões de objetos todos os dias

Brasília – Eles são conhecidos por todos os brasileiros. Não há uma pequena localidade no país em que eles não cheguem, levando cartas e encomendas, faça chuva ou sol.

A informação transcrita no texto acima é um exemplo de notícia institucional sem personalização, ou seja, refere-se à instituição (Ministério das Comunicações) e a uma categoria profissional de relevância social reconhecida no Brasil (os carteiros).

  • C. Certo
  • E. Errado

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

  • A. Funcionalista tradicional.
  • B. Interpretativo.
  • C. Funcionalista contemporâneo.
  • D. Metafórico.
  • E. Instrumental-analítico.

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

  • A. inteligência organizacional
  • B. clima organizacional
  • C. cultura organizacional
  • D. ritos organizacionais
  • E. normas organizacionais

Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:

  • A. princípios da organização.
  • B. regras da organização.
  • C. filosofias da organização.
  • D. políticas da organização.
  • E. normas da organização.

Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:

  • A. Pesquisa.
  • B. Diagnóstico.
  • C. Identificação dos públicos.
  • D. Definição de objetos e metas.
  • E. Planos, projetos e programas.

Em relação à comunicação das organizações, analise as questões e indique a opção correta.

( ) Identidade corporativa e imagem corporativa são a mesma coisa. Ambas representam como uma empresa é percebida pelos públicos de interesse.

( ) Os indivíduos e grupos de interesse que exercem pressão sobre os procedimentos estratégicos das corporações e estão sujeitos a serem afetados de diferentes maneiras pelas decisões do comando da organização são chamados stakeholders.

( ) Nome da marca é o nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação entre eles, que pode ser descrito por palavras.

( ) Uma marca necessariamente traz um único nível de significado.

  • A. F, F, F, F
  • B. V, V, F, F
  • C. F, F, V, V
  • D. F, V, F, V
  • E. V, F, V, F

O BB utiliza o customer relationship management (CRM) em sua gestão de relacionamento. Uma ação típica de CRM para o BB é

  • A.

    o acompanhamento de debates e votações no Congresso Nacional de projetos relacionados ao sistema financeiro que podem afetar o BB.

  • B.

    o envio de press-releases pela assessoria de imprensa e clipping de notícias que fazem referência ao BB.

  • C.

    a criação e o gerenciamento de uma base de dados única com informações sobre os clientes do BB.

  • D.

    o levantamento de todas as seleções esportivas nacionais que têm chance de medalha para propor patrocínio do BB.

  • E.

    a criação de bancos de dados independentes em cada setor do banco, para que o BB tenha visões parciais do cliente, e este, múltiplas visões do BB.

A respeito da Ouvidoria BB, assinale a opção correta.

  • A.

    Como instituição de ombudsman, é a primeira instância a que o cliente pode recorrer para obter respostas ou soluções por parte do BB.

  • B.

    Visa, entre outras atribuições, deter a evasão de clientes, criando barreiras que dificultem o cancelamento da contacorrente e sua saída do banco.

  • C.

    Sua principal função é dar tratamento formal às demandas já solucionadas pelo atendimento habitual, como as registradas na central de atendimento BB.

  • D.

    É responsável por implementar todas as sugestões dos clientes e usuários de produtos e serviços do banco.

  • E.

    Presta esclarecimentos e dá ciência aos clientes acerca do andamento e do prazo previsto para resposta final às suas demandas.

Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A pesquisa do Research International fez uma análise dos ambientes externo, negocial e interno do BB.

  • B.

    O patrocínio às seleções de vôlei é uma atividade de promoção de vendas.

  • C.

    Para rejuvenescer a marca BB, o referido grupo de trabalho recomendou uma diferenciação de produto.

  • D.

    Associar a marca BB ao vôlei brasileiro foi o posicionamento escolhido para elaborar a estratégia de diferenciação.

  • E.

    O público-alvo definido no plano do grupo de trabalho mencionado é a clientela com faixa etária entre 50 e 65 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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