Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Em situação de crise, a comunicação empresarial deve pautarse pelos princípios da verdade, da transparência, da agilidade e da responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em tempos de globalização, as organizações voltaram atenção especial ao meio ambiente social e assumiram novas estratégias de comunicação com as seguintes providências e ações, EXCETO:

  • A.

    Agilidade nas respostas e no atendimento às demandas.

  • B.

    Postura low profile.

  • C.

    Flexibilidade da definição das demandas de natureza política, preservando a identidade técnica.

  • D.

    Consolidação de uma imagem de envolvimento social.

  • E.

    Qualificação do sistema de porta-vozes, a fim de evitar surpresas.

“É um dos instrumentos de estratégia da gestão da comunicação e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de uma série de instrumentos e ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido.” Trata-se de:

  • A.

    Teaser.

  • B.

    Campanha.

  • C.

    Lobby.

  • D.

    Terceiro Setor.

  • E.

    Consulta Pública.

A comunicação digital oferta um novo espaço de exposição, diálogo e contato entre organizações e seus respectivos públicos através de diversas ferramentas e suas características, das quais podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Os e-mails são muito utilizados para comunicação interna e externa, geralmente para reforçar ou sobrepor informações já disponibilizadas em outros meios.

  • B. O website é tradicionalmente utilizado para o relacionamento com o meio externo com canais diferenciados de informação e interatividade limitada ao “fale conosco” e enquetes.
  • C.

    O blog é essencialmente dialógico, autoral, temático, agregador, com utilização de linguagem coloquial voltada a grupos de interesse.

  • D.

    A Intranet possui caráter utilitário apenas integrado ao sistema de gestão, caracterizado como página default da rede interna com interatividade bidirecional.

  • E.

    Wikis e SMS são instrumentos de expressão e opinião com conteúdo gerado pelo usuário, com características fortes de multimedialidade, hipermedialidade e interatividade.

Instrumento muito utilizado pelas assessorias de comunicação atualmente, o publieditorial é muito questionado eticamente pelo fato de que:

  • A.

    Consiste em informações baseadas em especulações financeiras, a fim de criar expectativas no mercado.

  • B.

    Se apresenta como uma matéria jornalística, mas, na verdade, é uma publicidade, portanto, paga.

  • C.

    Abusa nas técnicas de convencimento e persuasão, principalmente nos comerciais voltados à televisão.

  • D.

    Fere o Código de Ética do Profissional de Relações Públicas quando omite informações cruciais no que diz respeito aos interesses sociais de uma comunidade.

  • E.

    Se configura em abuso financeiro devido à utilização dos editoriais de veículos consagrados para expor informações de interesse exclusivo da organização.

A eficácia da comunicação organizacional depende da sinergia que for estabelecida com o planejamento estratégico geral da organização. Nesse sentido, as diretrizes da comunicação da organização devem:

  • A.

    evitar a flexibilidade à mudança e as necessidades oriundas da competitividade e do perfil de consumidor.

  • B.

    ser coerentes com a missão, os valores, os negócios, objetivos e metas estabelecidas.

  • C.

    impedir as influências externas que se dão na interação entre os indivíduos e a cultura organizacional.

  • D.

    facilitar a cooperação entre responsáveis pela comunicação de diferentes organizações, incluindo aquelas que são competidoras no mercado.

  • E.

    resultar num planejamento assimétrico com relação aos princípios gerais da organização.

A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:

  • A.

    como a empresa é tratada na mídia, pois isso não reflete as atividades reais da instituição.

  • B.

    como a empresa realmente se comporta, já que a comunicação empresarial não atinge o público.

  • C.

    como o público vê a empresa, já que essa opinião não pode ser modificada através da comunicação.

  • D.

    o que a comunicação da empresa transmite, pois o alcance da mídia encobre as ações da empresa.

  • E.

    o que a empresa realmente faz, pois a opinião do público também faz parte dessa identidade.

Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)

  • A.

    criar uma imagem discreta da empresa, com base somente na informação publicitária.

  • B.

    descobrir novas formas de se relacionar com seus funcionários e fornecedores, com base na informação não publicitária.

  • C.

    desenvolver uma comunicação passiva com seus públicos, através da informação publicitária.

  • D.

    promover uma empresa, através da informação não publicitária.

  • E.

    investir e consolidar a imagem corporativa junto aos seus funcionários, através da informação não publicitária.

Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.

Com o objetivo de registrar as informações provindas das denominadas rádio peão ou rádio corredor, deve-se afixar um quadro de sugestões em lugares de passagem ou de concentração de pessoas, como uma cantina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.

Em razão de os valores organizacionais serem subjetivos e as pessoas serem diferentes, a busca de consensos, em ambientes organizacionais, não é prioridade das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...