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Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.
Em situação de crise, a comunicação empresarial deve pautarse pelos princípios da verdade, da transparência, da agilidade e da responsabilidade.
Em tempos de globalização, as organizações voltaram atenção especial ao meio ambiente social e assumiram novas estratégias de comunicação com as seguintes providências e ações, EXCETO:
Agilidade nas respostas e no atendimento às demandas.
Postura low profile.
Flexibilidade da definição das demandas de natureza política, preservando a identidade técnica.
Consolidação de uma imagem de envolvimento social.
Qualificação do sistema de porta-vozes, a fim de evitar surpresas.
É um dos instrumentos de estratégia da gestão da comunicação e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de uma série de instrumentos e ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido. Trata-se de:
Teaser.
Campanha.
Lobby.
Terceiro Setor.
Consulta Pública.
A comunicação digital oferta um novo espaço de exposição, diálogo e contato entre organizações e seus respectivos públicos através de diversas ferramentas e suas características, das quais podemos afirmar, EXCETO:
Os e-mails são muito utilizados para comunicação interna e externa, geralmente para reforçar ou sobrepor informações já disponibilizadas em outros meios.
O blog é essencialmente dialógico, autoral, temático, agregador, com utilização de linguagem coloquial voltada a grupos de interesse.
A Intranet possui caráter utilitário apenas integrado ao sistema de gestão, caracterizado como página default da rede interna com interatividade bidirecional.
Wikis e SMS são instrumentos de expressão e opinião com conteúdo gerado pelo usuário, com características fortes de multimedialidade, hipermedialidade e interatividade.
Instrumento muito utilizado pelas assessorias de comunicação atualmente, o publieditorial é muito questionado eticamente pelo fato de que:
Consiste em informações baseadas em especulações financeiras, a fim de criar expectativas no mercado.
Se apresenta como uma matéria jornalística, mas, na verdade, é uma publicidade, portanto, paga.
Abusa nas técnicas de convencimento e persuasão, principalmente nos comerciais voltados à televisão.
Fere o Código de Ética do Profissional de Relações Públicas quando omite informações cruciais no que diz respeito aos interesses sociais de uma comunidade.
Se configura em abuso financeiro devido à utilização dos editoriais de veículos consagrados para expor informações de interesse exclusivo da organização.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
A eficácia da comunicação organizacional depende da sinergia que for estabelecida com o planejamento estratégico geral da organização. Nesse sentido, as diretrizes da comunicação da organização devem:
evitar a flexibilidade à mudança e as necessidades oriundas da competitividade e do perfil de consumidor.
ser coerentes com a missão, os valores, os negócios, objetivos e metas estabelecidas.
impedir as influências externas que se dão na interação entre os indivíduos e a cultura organizacional.
facilitar a cooperação entre responsáveis pela comunicação de diferentes organizações, incluindo aquelas que são competidoras no mercado.
resultar num planejamento assimétrico com relação aos princípios gerais da organização.
A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:
como a empresa é tratada na mídia, pois isso não reflete as atividades reais da instituição.
como a empresa realmente se comporta, já que a comunicação empresarial não atinge o público.
como o público vê a empresa, já que essa opinião não pode ser modificada através da comunicação.
o que a comunicação da empresa transmite, pois o alcance da mídia encobre as ações da empresa.
o que a empresa realmente faz, pois a opinião do público também faz parte dessa identidade.
Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)
criar uma imagem discreta da empresa, com base somente na informação publicitária.
descobrir novas formas de se relacionar com seus funcionários e fornecedores, com base na informação não publicitária.
desenvolver uma comunicação passiva com seus públicos, através da informação publicitária.
promover uma empresa, através da informação não publicitária.
investir e consolidar a imagem corporativa junto aos seus funcionários, através da informação não publicitária.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.
Com o objetivo de registrar as informações provindas das denominadas rádio peão ou rádio corredor, deve-se afixar um quadro de sugestões em lugares de passagem ou de concentração de pessoas, como uma cantina.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.
Em razão de os valores organizacionais serem subjetivos e as pessoas serem diferentes, a busca de consensos, em ambientes organizacionais, não é prioridade das instituições.
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