Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na comunicação integrada pode-se apontar como integrantes da Comunicação Institucional:

  • A.

    Acionistas, Governos e Sindicatos.

  • B.

    Funcionários, Consultores e Cooperados.

  • C.

    Franqueados, Concorrência e Parceiros.

  • D.

    Clientes/Consumidores e Usuários.

  • E.

    Familiares dos empregados, Profissionais de Mercado e Comunidades.

Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a

  • A.

    criação de uma cartilha de educação ambiental.

  • B.

    elaboração do planejamento anual de propaganda.

  • C.

    execução da rotina de follow up para confirmar o recebimento de um release.

  • D.

    realização de pesquisa de clima organizacional.

  • E.

    reestruturação do setor de atendimento ao cliente.

Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:

  • A.

    marketing direto, relações públicas e imagem corporativa.

  • B.

    marketing social, jornalismo empresarial e benchmarketing.

  • C.

    marketing, promoção de vendas e merchandising.

  • D.

    propaganda institucional, relações públicas e assessoria de imprensa.

  • E.

    venda pessoal, ponto de venda e assessoria de imprensa.

Quando falamos em Comunicação Integrada, aquilo que norteia os objetivos de marketing e comunicação e constitui a imagem que a marca ou produto possui na mente do consumidor é chamado de:

  • A.

    Slogan

  • B.

    Share of market

  • C.

    Posicionamento

  • D.

    Estratégia

  • E.

    Turnover

Julgue os próximos itens, que tratam da comunicação empresarial.

O que define a identidade corporativa é a forma como a administração busca apresentar ao público interno suas ideias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à Comunicação Interna, é correto afirmar que

  • A.

    a circulação periódica de um jornal para funcionários consegue atingir todas as finalidades de relacionamento com todos os públicos internos de uma organização.

  • B.

    ela não se restringe à comunicação descendente, mas inclui a comunicação horizontal e a comunicação ascendente.

  • C.

    a comunicação descendente, sem a previsão de feed back, é a característica principal do fluxo de informações de uma empresa democrática.

  • D.

    a manutenção da hierarquia empresarial tem sido a principal característica dos veículos criados para promover a circulação das informações em uma organização.

  • E.

    ela influi no aumento da produtividade e da qualidade, mas não consegue ser instrumento para promover a democratização da estrutura formal das organizações.

São elementos básicos que compõem a identidade visual Corporativa:

  • A.

    marca, papelaria, dimensões e corpo padrão.

  • B.

    logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão.

  • C.

    papelaria, símbolo, dimensões e logomarca.

  • D.

    dimensões, logomarca, cores e tipologia-padrão.

  • E.

    logomarca, logotipo, símbolo e marca.

Sobre “comunicação pública”, julgue os itens abaixo como V (VERDADEIROS) ou F (FALSOS).

I) A expressão “comunicação pública”, nas últimas décadas, passou a substituir outras denominações como comunicação governamental e propaganda política.

II) Entre os três poderes, o Legislativo sempre teve maior presença junto à população no que diz respeito à comunicação governamental.

III) A proposta atual de “comunicação pública” no Brasil recebeu influência da concepção de comunicação da Igreja Católica latino-americana.

Está(ão) CORRETO(S).

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas II

  • C.

    Apenas III

  • D.

    Apenas I e II

  • E.

    Apenas I e III

Segundo o mesmo autor, no âmbito da Comunicação Pública, a informação poderia ser agrupada nas seguintes categorias:

  • A.

    de interesse público e de interesse privado;

  • B.

    institucionais e de interesse privado;

  • C.

    institucionais, mercadológicas e de interesse público;

  • D.

    institucionais, corporativas, mercadológicas, de interesse público e de interesse privado;

  • E.

    institucionais, de gestão, de utilidade pública, de interesse privado, mercadológicas, de prestação de contas e dados públicos.

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Identidade e imagem são patrimônios simbólicos, cuja construção e manutenção passaram a depender intensamente das mídias em poder dos próprios consumidores-usuários. Nesse contexto, elas devem ser incluídas na estratégia de compreensão, aceitação e difusão de reputação institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...