Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Ações inesperadas e inusitadas como essa são chamadas de Marketing

  • A.

    um a um.

  • B.

    de Incentivo.

  • C.

    natural.

  • D.

    de Guerrilha.

  • E.

    digital.

Notícia veiculada em várias mídias dava conta de que o Brasil, com 88%, é o segundo maior market share da Google mundialmente, perdendo apenas para a Turquia. Isso significa que, no Brasil, a Google

  • A.

    obteve a melhor média de respostas positivas em relação aos serviços que oferece.

  • B.

    é a empresa mais rentável na área de sites de busca.

  • C.

    detém a maior participação no mercado de navegadores.

  • D.

    tem menos usuários do que na Turquia, em números absolutos.

  • E.

    foi citada espontaneamente por 88% dos usuários de internet em pesquisa recente.

Sobre o endomarketing, analise as afirmativas correlatas:

I. “É uma das novas áreas da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens no mercado, para uso no ambiente interno das empresas.”

II. “Consiste no trabalho realizado pela empresa para treinar e motivar seus funcionários no bom atendimento aos consumidores.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    Ambas as afirmativas estão incorretas.

  • C.

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • D.

    Ambas as afirmativas estão corretas.

  • E.

    A afirmativa II está correta.

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A.

    A multidão reúne um número ilimitado de indivíduos por contiguidade física, diante de um acontecimento que chame a atenção, com ações irracionais e violentas.

  • B.

    A massa é composta por indivíduos de uma ampla variedade de grupos, de locais e culturas diferentes, que não estabelecem comunicação entre si.

  • C.

    O público é composto por pessoas ou grupos organizados de pessoas, sempre em contato físico, que se reúnem para um evento.

  • D.

    O público é um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados com atitudes racionais, mas que se forem reunidos em grande número podem tornar-se agressivos e violentos diante de um espetáculo.

  • E.

    Os membros da massa podem vir de diferentes culturas, mas são caracterizados por fazerem parte das classes sociais menos favorecidas.

Para o renomado autor norte-americano Philip Kotler, Marketing Social significa uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo.

Está em DESACORDO com a definição de Kotler sobre Marketing Social o que se afirma em:

  • A.

    Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.

  • B.

    O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas com o objetivo principal de transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promove mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.

  • C.

    O Marketing Social visa conformar opiniões positivas de uma comunidade em relação a uma empresa que atua no espaço geográfico dessa comunidade, fazendo uso planejado e exaustivo de técnicas e instrumentos de persuasão, publicidade e propaganda.

  • D.

    As pessoas possuem diferentes leituras com relação às informações que recebem em uma campanha pública, dependendo de suas crenças e valores.

  • E.

    A probabilidade de um indivíduo ser mais receptivo a informações novas aumenta na medida em que mais pessoas da audiência se interessem pelo fato, pois as pessoas tendem a evitar informações discordantes.

Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira

  • A.

    refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.

  • B.

    leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.

  • C.

    está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.

  • D.

    é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes.

  • E.

    refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo.

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

  • A.

    compra dos espaços corretos na mídia.

  • B.

    definição cuidadosa do público-alvo.

  • C.

    determinação eficaz das emoções a trabalhar.

  • D.

    pesquisa de ações similares que deram certo.

  • E.

    utilização eficiente das redes sociais.

Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve

  • A.

    criar um house organ para ser distribuído aos funcionários do projeto.

  • B.

    distribuir brindes para os envolvidos diretamente no projeto.

  • C.

    enviar press releases detalhados para veículos da mídia.

  • D.

    escolher um único veículo e enviar um material resumido sobre o projeto.

  • E.

    promover um evento voltado somente para a comunidade beneficiada.

Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)

  • A.

    avaliação é um mecanismo que visa a medir a efetividade das ações realizadas, verificando se os objetivos foram satisfatoriamente alcançados.

  • B.

    avaliação é a última etapa do processo de planejamento, devendo ser uma tarefa realizada depois da execução das ações planejadas.

  • C.

    etapa de controle utiliza um conjunto de indicadores que permite verificar se as ações estão-se desenvolvendo da maneira prevista.

  • D.

    ações de controle podem corrigir os desvios detectados ou agir de maneira pró-ativa, evitando que tais desvios ocorram.

  • E.

    ações de comunicação podem ser controladas por meio de procedimentos adequados e instrumentos, tais como: fluxogramas, formulários e cronogramas.

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

  • A.

    taxa anual de crescimento do mercado.

  • B.

    definição da equipe interna que produzirá o jornal mural da fábrica.

  • C.

    participação de cada canal no volume total de vendas.

  • D.

    preço praticado pelos concorrentes diretos.

  • E.

    dados psicográficos e demográficos do consumidor.

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