Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ações inesperadas e inusitadas como essa são chamadas de Marketing
um a um.
de Incentivo.
natural.
de Guerrilha.
digital.
Notícia veiculada em várias mídias dava conta de que o Brasil, com 88%, é o segundo maior market share da Google mundialmente, perdendo apenas para a Turquia. Isso significa que, no Brasil, a Google
obteve a melhor média de respostas positivas em relação aos serviços que oferece.
é a empresa mais rentável na área de sites de busca.
detém a maior participação no mercado de navegadores.
tem menos usuários do que na Turquia, em números absolutos.
foi citada espontaneamente por 88% dos usuários de internet em pesquisa recente.
Sobre o endomarketing, analise as afirmativas correlatas:
I. É uma das novas áreas da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens no mercado, para uso no ambiente interno das empresas.
II. Consiste no trabalho realizado pela empresa para treinar e motivar seus funcionários no bom atendimento aos consumidores.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a afirmativa I está correta.
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Ambas as afirmativas estão corretas.
A afirmativa II está correta.
Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:
A multidão reúne um número ilimitado de indivíduos por contiguidade física, diante de um acontecimento que chame a atenção, com ações irracionais e violentas.
A massa é composta por indivíduos de uma ampla variedade de grupos, de locais e culturas diferentes, que não estabelecem comunicação entre si.
O público é composto por pessoas ou grupos organizados de pessoas, sempre em contato físico, que se reúnem para um evento.
O público é um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados com atitudes racionais, mas que se forem reunidos em grande número podem tornar-se agressivos e violentos diante de um espetáculo.
Os membros da massa podem vir de diferentes culturas, mas são caracterizados por fazerem parte das classes sociais menos favorecidas.
Para o renomado autor norte-americano Philip Kotler, Marketing Social significa uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo.
Está em DESACORDO com a definição de Kotler sobre Marketing Social o que se afirma em:
Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.
O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas com o objetivo principal de transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promove mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.
O Marketing Social visa conformar opiniões positivas de uma comunidade em relação a uma empresa que atua no espaço geográfico dessa comunidade, fazendo uso planejado e exaustivo de técnicas e instrumentos de persuasão, publicidade e propaganda.
As pessoas possuem diferentes leituras com relação às informações que recebem em uma campanha pública, dependendo de suas crenças e valores.
A probabilidade de um indivíduo ser mais receptivo a informações novas aumenta na medida em que mais pessoas da audiência se interessem pelo fato, pois as pessoas tendem a evitar informações discordantes.
Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira
refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.
leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.
está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.
é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes.
refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo.
Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de
compra dos espaços corretos na mídia.
definição cuidadosa do público-alvo.
determinação eficaz das emoções a trabalhar.
pesquisa de ações similares que deram certo.
utilização eficiente das redes sociais.
Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve
criar um house organ para ser distribuído aos funcionários do projeto.
distribuir brindes para os envolvidos diretamente no projeto.
enviar press releases detalhados para veículos da mídia.
escolher um único veículo e enviar um material resumido sobre o projeto.
promover um evento voltado somente para a comunidade beneficiada.
Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)
avaliação é um mecanismo que visa a medir a efetividade das ações realizadas, verificando se os objetivos foram satisfatoriamente alcançados.
avaliação é a última etapa do processo de planejamento, devendo ser uma tarefa realizada depois da execução das ações planejadas.
etapa de controle utiliza um conjunto de indicadores que permite verificar se as ações estão-se desenvolvendo da maneira prevista.
ações de controle podem corrigir os desvios detectados ou agir de maneira pró-ativa, evitando que tais desvios ocorram.
ações de comunicação podem ser controladas por meio de procedimentos adequados e instrumentos, tais como: fluxogramas, formulários e cronogramas.
O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre
taxa anual de crescimento do mercado.
definição da equipe interna que produzirá o jornal mural da fábrica.
participação de cada canal no volume total de vendas.
preço praticado pelos concorrentes diretos.
dados psicográficos e demográficos do consumidor.
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